Fado no Brasil: O livro

Por Thais Matarazzo

ThaisMatarazzo_ObraFadoBrasilO livro “Fado no Brasil: Artistas & Memórias” homenageia fadistas e artistas da canção portuguesa em terras brasileiras. A obra vem suprir uma lacuna sobre o tema. Em geral, os artistas luso-brasileiros, que dedicaram suas carreiras à música portuguesa em nosso país, nem sempre merecem destaque na mídia e nas páginas da história.

A jornalista Eulália Moreno, que também participa do livro, escreveu: “Essas vozes pioneiras aqui fizeram escola e constituíram sucessoras não esquecidas neste trabalho de recolha de biografias e memórias. São as vozes das muitas Marias do Fado no exercício dos seus ofícios e cumprindo o seu fado no país que as acolheu, cantando “até que a voz lhes doa” e no qual desenvolveram e aprimoraram as suas qualidades artísticas tornando-se uma referência obrigatória da cultura luso-brasileira, estrelas maiores nesta obra de Thaís Matarazzo que faz justiça a alguns nomes do panorama artístico luso-brasileiro, perpetuando a sua memória para as gerações vindouras já que a vertente do Fado Imigrante em terras brasileiras era uma lacuna somente agora preenchida pela autora com o rigor ao qual já nos habituamos pela leitura dos seus trabalhos anteriormente publicados”.

Neste primeiro volume, são registrados 23 perfis biográficos de artistas veteranos e contemporâneos. Do primeiro time, pertencentes a geração da “Era de Ouro do Rádio”, são apresentados, Arminda Falcão, Cidália Meireles, Dina Teresa, Ester de Abreu, Francisco José, Gilda Valença, Irmãs Meireles, Joaquim Pimentel, Lucas Junot, Manoel Monteiro, Olivinha Carvalho, Quincas Gonçalves, Rosária Meireles e Salúquia Rentini. Da geração intermediária, décadas de 1960/70, temos, Adélia Pedrosa, Conceição de Freitas, Glória de Lourdes, Maria Alcina, Maria de Lourdes e Terezinha Alves. Das fadistas contemporâneas, encontramos as biografias de Ciça Marinho e Marly Gonçalves.

O livro conta com o apoio cultural da Ordem dos Músicos do Brasil / CRESP, e com a colaboração do radialista Gerdal dos Santos, da jornalista Eulália Moreno, do historiador português Rui Lopes e do pesquisador musical Luiz Amorim.

O lançamento na capital paulista acontecerá no dia 14 de outubro próximo (2a. feira), a partir das 15 horas, no auditório da Ordem dos Músicos do Brasil-SP, à Avenida Ipiranga, 318, 6º andar, bloco A, próximo à estação República do metrô. Estão confirmadas as presenças das fadistas Ciça Marinho, Conceição de Freitas e Marly Gonçalves. Entrada gratuita.

 

 

Por Thais Matarazzo
Jornalista, escritora e pesquisadora musical. Autora do livro “Irene Coelho, uma brasileira de coração português”. Membro da UBE – União Brasileiro de Escritores. E colunista do Mundo Lusíada Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend