Casa dos Açores de São Paulo realiza mais uma edição da Festa Divino Espírito Santo

Da Redação

A Casa dos Açores de São Paulo realiza, nos dias 8 e 9 de junho, a 45ª FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO, na Vila Carrão em São Paulo.

A festa foi introduzida em Portugal pela rainha Santa Isabel. Mais tarde foi levada pelos povoadores portugueses para as 9 ilhas do Arquipélago dos Açores, localizado no atlântico norte, e se tornou a principal devoção do povo ilhéu.

Ao emigrarem para outros países, os açorianos levaram consigo estes festejos para os países e regiões de acolhimento, a exemplo dos EUA, Canadá e Brasil.

O maior contingente de açorianos chegou ao Brasil há cerca de 271 anos, onde fundaram importantes cidades tais como Florianópolis em Santa Catarina e Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

A imigração açoriana se estendeu também para São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Maranhão, Minas e Espirito Santo.

A realização da festa na região de Vila Carrão é um legado dos açorianos que migraram para a região na primeira metade do século passado e faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo.

Todo o ano a Prefeitura monta palco em que se apresentam animados grupos musicais e folclóricos. Famílias inteiras da região comparecem para degustar as famosas malassadas, a massa sovada, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde, um bom vinho e outras iguarias da culinária luso-açoriana e brasileira.

Antecedem a festa de rua uma serie de ritos religiosos (terços diários) e pagãos (folia do Divino, chegada do vinho, distribuição de cestas básicas, etc) dos quais participam não apenas a comunidade açoriana, mas também número significativo de simpatizantes.

Faz parte dos festejos a realização de uma grande procissão, acompanhada por Banda Musical, com a participação das bandeiras e coroas do Divino e da imagem de Nossa Senhora de Fátima e do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

A procissão realizada no dia 09, percorre algumas ruas do bairro de Vila Carrão e se desloca da sede da CASP até a Igreja Santa Marina, onde será celebrada, às 10h30, missa solene em louvor ao Divino.

Ricardo A. Oliveira, brasileiro, e sua esposa Cristina Soares, açor-descendente são os mordomos da 45ª FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO e convidam a todos para participaram dos festejos de rua e da missa solene no domingo de Pentecostes.

SERVIÇO:
45ª FESTA DO DIVINO
DIAS 08 E 09/06/2019 – das 17:00 às 22:30 horas
REALIZAÇÃO: CASA DOS AÇORES DE SÃO PAULO
RUA DENTISTA BARRETO, 1282 – VILA CARRÃO.
TELEFONE: 11 2296-4890 / 2942-0487
EMAIL: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend