A maior festa portuguesa na cidade mais lusitana do Brasil reuniu 20 mil pessoas em dois dias

Por Odair Sene

Portugueses, luso descendentes e simpatizantes da cultura lusitana compareceram em grande número com estimativa de 20 mil pessoas nos dias 10 e 11 de junho de 2023 para a 14ª edição da “Festa de Portugal”, no Largo Marques de Monte Alegre e no Arcos do Valongo, em Santos (litoral de São Paulo).

O evento faz parte dos festejos tradicionais do Dia de Portugal, nesta que é maior festa portuguesa realizada na baixada santista e de cunho beneficente, já que tem objetivo de arrecadar fundos para manutenção da Escola Portuguesa de Santos.

A abertura contou com presença de autoridades (como o prefeito de Santos Rogério Santos) e representantes da Comunidade, sendo a abertura abrilhantada pelo Coral do Centro Cultural Português, com 40 membros e dirigido pelo maestro Mário Tirolli, apresentando o canto dos hinos de Brasil, Portugal e da cidade de Santos, além de outras músicas do cancioneiro português.

Além do Coral, o público assistiu uma apresentação muito especial das crianças da Escola Portuguesa que, devidamente trajadas e ensaiadas pela Gradis Rosário, apresentaram números folclóricos portugueses provocando efusivos aplausos e muitos elogios.

Durante todo o dia do sábado e do domingo, teve apresentações de grupos folclóricos, banda musical e grupos de fados, completando a mega e concorrida agenda que tomou todo o fim de semana. Sem esquecer dos muitos quitutes da culinária portuguesa disponíveis para o público se alimentar e aproveitar muito as atrações. Além das barracas com souvenires, artesanatos e lembranças diversas, numa programação pensada para a família e bastante elogiada por quem compareceu.

Ao Mundo Lusíada o prefeito de Santos, Rogério Santos, falou da importância pessoal em prestigiar a maior festa portuguesa da região. “É um orgulho pela história do meu avô, do meu pai [Sr. Américo Carvalho presente na festa], minha mãe sempre participou, então é um momento de encontrar amigos, a cultura portuguesa, ouvir boas músicas, e para a cidade é muito importante porque referencia nossa cultura que são muitas na cidade de Santos, mas a cultura de Portugal é uma das mais importantes”.

Rogério Santos ainda destacou que agora o evento foi expandido para dois dias e lembrou que a renda vai favorecer a Escola Portuguesa “que cumpre um papel muito importante na cidade”, disse.

Quem também falou foi a diretora da Escola Portuguesa, Maria Regina afirmando que “a festa mais importante do ano para a escola é esta do Dia de Portugal, e com apresentação das nossas crianças ensaiadas pela Gladis que aliás estão uma beleza”, elogiou.

Também ao Mundo Lusíada o presidente da Escola, José Augusto do Rosário falou de um evento que foi crescendo, ganhou espaço, ganhou mais apoios, passou para dois dias, e chegou em sua edição de número 14, e vem em um crescente muito bom.

“Sim, já passamos a fazer a festa em dois dias porque um dia não comportava, ampliamos a praça de alimentação – de uma para duas e como a Escola Portuguesa faz um trabalho social muito importante, estamos tendo apoio do poder público com uma boa estrutura, para que a festa seja realmente a festa da cidade de Santos”, referiu o presidente que agradeceu no palco o empenho do prefeito Rogério Santos, lembrando que a instituição atende crianças carentes de bairros periféricos e coloca 480 refeições diariamente na mesa das crianças. “E este evento ajuda muito no equilíbrio do orçamento, obrigado a todos que colaboram”.

Também no palco, o prefeito Rogério prometeu empenho e lembrou que o ambiente lusitano “mexe” com ele dizendo que sua mãe foi porta-bandeira de grupos folclóricos e agradeceu o carinho de todos. A Festa de Portugal é uma realização da Escola Portuguesa. Co-realização: Prefeitura de Santos. O Mundo Lusíada é um dos apoiadores – desde o início, há 14 anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: