Crônica de Natal 2017

Dezembro lembra o fim de mais uma caminhada em busca de realizações. É o tempo de preparação para a chegada do Menino Jesus que há 2000 anos nasceu simples e humilde para mostrar que também devemos ser simples e humildes especialmente no trato com os mais necessitados e carentes, não somente no plano material, pois uma palavra amiga, de conforto, de força e encorajamento para viver, muitas vezes tem um alcance muito maior do que a mera ajuda pecuniária.

Por outro lado, é o tempo de construir expectativas, esperanças, objetivos e sonhos para o novo ano que está batendo à porta. Não somente os jovens, mas também os adultos devem ter estes desejos de realizações e persegui-los. Tê-los sempre em mente significa ter vontade de viver, de conquistar e de obter aquilo que um dia achamos que seria impossível conseguir. Dificuldades, problemas todos temos, porém o estímulo para enfrentar e vencer os desafios é inspirada em Jesus Cristo: “No mundo tereis aflições, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.

É o Natal que está chegando anunciado pelas luzes por toda cidade, casas enfeitadas e iluminadas preparando as festas natalinas. Mas a verdadeira luz, que às vezes podemos esquecer é aquela do Menino Deus que no dia de Natal chega para iluminar o mundo. Os cristãos comemoram o Natal e os judeus comemoram, na mesma data, o Janucá (Hanukkah), Festa de Luz.

Este período de espera é também um clamor à nova vinda de Jesus Cristo que prometeu voltar ao mundo não mais com simplicidade e humildade, mas sim como Soberano Senhor dos céus e da terra. Este tempo simboliza a grandiosa chegada do menino Deus para iluminar todos os cantos da terra. Preparemos nossa casa para chegada do amor que vem do Menino Jesus que aniversaria. E que as bênçãos e o amor de Deus possam ser acolhidos por todos nós. Deixemos nos fecundar por este amor, promovendo o perdão, a reconciliação, a união, a fraternidade e a paz.

 

Por João Aparecido da Luz

Advogado, escritor, cronista de viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend