Policiais do Piauí fazem especialização em Segurança em parceria com universidade do Porto

Universidades de Brasil e Portugal discutem especialização em Segurança Pública.

Da Redação

No estado do Piauí, a Polícia Civil e duas universidades, do Estado brasileiro e de Portugal, discutiram uma parceria para especialização na área de segurança pública.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, participou de reunião conjunta com o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, na manhã de 30 de maio, a fim de discutir a elaboração de uma especialização na área de segurança pública em parceria com a Universidade Fernando Pessoa, Portugal.

Segundo o delegado, a parceria entre a UESPI e a Universidade Fernando Pessoa, que é referência na cidade do Porto, visa uma especialização destinada a Policiais Civis. “O curso, prioritariamente, é muito importante para nossos policiais civis em que teremos várias disciplinas e temas atuais que a polícia trabalha como cibercriminalidade, proteção civil e defesa do meio ambiente, ordem pública, segurança e sistemas de informações, metodologia de investigação criminal e outras disciplinas”, disse o Delegado Geral.

A capacitação também será destinada a policiais militares e bombeiros, já que fazem parte do sistema de segurança pública do estado. Ao fim do curso, os alunos poderão fazer um intercâmbio em Portugal com o propósito de serem realizadas visitas técnicas nas instalações de segurança e criminal da especialização dos órgãos do país europeu, além de receberem aulas de disciplinas optativas.

“A nossa ideia é fazer um convênio com a universidade portuguesa que tem know-how para contribuir com esse projeto para o atendimento e a formação nessa área. Trabalharemos com gestão em segurança, análise do sistema de segurança pública estadual, nacional e internacional”, salienta o Prof. Dr. em Ciência Sociais da UESPI e Coordenador operacional do curso, Francisco Miranda.

O Coordenador de Relações Internacionais (CRI/UESPI), Orlando Berti, assegura que o convênio deverá ser implementado nos próximos dias, e com isso há possibilidade direta de intercâmbios entre docentes e alunos. “Como primeiro passo celebraremos o convênio que trará perspectivas para segurança pública e saberes para as instituições. Esse é o sétimo acordo operacional que a UESPI vem ampliando com outras universidade no mundo”, ressalta.

O cronograma de execução prevê a assinatura do acordo para os próximos dias. O recurso para a execução do curso está garantido e o lançamento do edital deve ocorrer ainda neste primeiro semestre e o início do curso já no segundo de 2018.

A reunião contou também com a presença do Vice reitor, Prof. Evandro Alberto, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação(PROP), Profa. Bárbara Melo, do Pró-Reitor de Administração (PRAD), Prof. Geraldo Eduardo, do Delegado Adolpho Henrique e o Agente de Polícia, Marcelo Castelo Branco.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: