Últimas do Rio: Nova cônsul-adjunta portuguesa

Últimas do Rio
Por Igor Lopes

 

Susana no consulado português do Rio

Cidade carioca. Foto: Pedro Kirilos/Riotur
Cidade carioca. Foto: Pedro Kirilos/Riotur

Susana Filipa Madeira Sabrosa Audi é o nome da nova cônsul-adjunta portuguesa no Rio de Janeiro. Uma das suas mais recentes aparições públicas no Rio foi durante a visita do Secretário de Estado de Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier, ao Real Gabinete Português de Leitura e no jantar de abertura da exposição ART Rio, no Palácio São Clemente.

Reunião para discutir colóquio

O Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB) do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio, está em fase de preparativos para mais uma edição do seu tradicional colóquio, que está previsto para setembro do próximo ano. O tema será os “Percursos interculturais luso-brasileiros: modos de pensar e fazer”.

Festa no Ginástico

No dia 31 de outubro, o Clube Ginástico Português do Rio de Janeiro vai celebrar 145 anos de idade. E para marcar a data, haverá show, às 19 horas, de Carla Odorrizi, que vai fazer um tributo à Clara Nunes.

“Casaca” de volta

Está circulando o novo jornal do “Casaca”, que foi lançado no último dia 10 de setembro, na Casa das Beiras, na Zona Norte do Rio. Durante o evento, foram apresentadas imagens dos jornais antigos e o público pôde ver um novo modelo nascendo, “mais enxuto e objetivo”, segundo o grupo editorial. A publicação, voltada para os torcedores vascaínos, será mensal.

Centro da Comunidade recebe grupo português

O Centro da Comunidade Luso-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro, com sede em Niterói, celebrou 45 anos de fundação. Recentemente, houve coquetel e apresentação da tocata do Rancho Folclórico de Gulpilhares, que veio de Vila Nova de Gaia, em Portugal, para atuações no Rio e em Niterói.

Palmas para Duerê

Inserido na semana de teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP), a apresentação do cantor angolano Abel Duerê contou com crítica positiva por parte do público carioca. Radicado na cidade maravilhosa, Abel cantou no imponente Casarão Ameno Resedá, no Catete, Zona Sul da cidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: