Semana Arte Mulher da Nazaré vai debater condições de “(i)migração”

Da redação com Lusa

A Semana Arte Mulher vai decorrer na Nazaré, entre os dias 07 e 09 de março, numa edição dedicada ao tema “Mulheres (i)migrantes”, que irá galardoar mulheres em dez áreas de intervenção na sociedade civil.

Organizada pela Câmara da Nazaré, no distrito de Leiria, e pela Editorial Novembro, a Semana Arte Mulher (SAM) terá lugar no Cine Teatro da vila, integrando este ano duas exposições, uma de artes plásticas e outra de fotografia, e uma conversa com mulheres imigrantes, moderada pelo jornalista Pedro Mesquita.

A conversa, agendada para as 21:15 do dia 07 de março, contará com as participações da presidente da Associação Huella Latina de apoio à imigração da América Latina, Angélica Bolívar (Colômbia), da perita em imigração Manuela Niza Ribeiro (Portugal), de Mariana Mendes, licenciada em Relações Internacionais), da representante da comunidade ucraniana no Conselho para as Migrações, Natalyia Khmil, e da diretora do Centro de Iranologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sépideh Radfer.

No mesmo dia serão inauguradas as exposição “Entrelinhas”, da artista plástica Sandra Escudeiro, e a exposição de fotografia “Das Mulheres Que Eu Dei à Luz”, do fotógrafo Pedro Mesquita.

O dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, será celebrado com a exibição (às 21:30) da peça de teatro “Sozinha”, com encenação de João Guisande e participação especial da atriz Elsa Pinho.

O evento encerrará com a Gala dos Prêmios da Semana Arte Mulher – 2024, em que serão galardoadas mulheres em dez áreas de intervenção na sociedade civil.

As premiadas são a escritora Alice Vieira, na Literatura, e a artista plástica Graça Morais, na Pintura; a professora e artista Olga Sotto, com o Prêmio Educação Arte e Patrimônio, Rosário Farmhouse, com o Prémio Diálogo Intercultural, a docente e ex-secretária de Estado da Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro, com o Prémio Igualdade e Cidadania, e a Fundação Portugal com ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, com o prêmio Ajuda Solidária e Humanitária.

São também distinguidas a empresária Nelma Fernandes com o Prêmio Empreendedorismo em Língua Portuguesa, a atleta Ana Mafalda Ferreira, no Desporto, a jornalista Tânia Alexandre, na Comunicação, e a professora Isabel Soares na Educação.

O Prêmio Mérito Nazaré será dividido em duas áreas e entregue a personalidades locais: Lurdes Barqueiro, do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, será distinguida com o Prêmio História e Identidade, e a escritora Isabel Ricardo receberá o prêmio das Artes e das Letras.

O último de três dias de evento terminará com a atuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré e, segundo a organização, “é totalmente focado na figura da mulher, através de questões atuais de cidadania [de gênero e sociais], promovendo ações, protagonizadas por mulheres, baseadas na sustentabilidade e em prol de um desenvolvimento social equilibrado, abrindo novos caminhos para se alcançar uma melhor prática dos direitos humanos”.

O projeto Semana Arte Mulher (SAM) arrancou em 2019 e pretende continuar a “trazer estas discussões para a praça pública, de temas sempre atuais e que, em constante atualização”, visando a “construção de uma sociedade mais consciente das suas responsabilidades”, refere Avelina Ferraz, da produção do evento, em comunicado.

Deixe uma resposta