Reitor do Santuário de Fátima em Portugal aprova novo local de peregrinação no Rio

Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

Reitor do Santuário de Fátima. Foto: Divulgação

O Mundo Lusíada procurou saber o que o reitor do Santuário de Fátima em Portugal pensa sobre a construção de uma réplica da Capelinha das Aparições no Rio de Janeiro. Solícito, Carlos Cabecinhas respondeu às nossas perguntas por e-mail e se mostrou satisfeito e otimista com a inauguração desse lugar de adoração à santa na capital fluminense. Desde o projeto inicial à conclusão do santuário, o reitor afirmou estar atento a tudo o que se faz no Recreio. Para ele, essa nova capela pode ser encarada como sinônimo de esperança para os fies. O reitor confirma ainda que o santuário carioca é realmente uma réplica fiel da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima.
“Foi com grande alegria que o Santuário de Fátima pode acompanhar o desenrolar do projeto de construção de uma réplica da Capelinha das Aparições no Rio. Continua a ser com grande esperança que acompanho, embora à distância, a adesão dos brasileiros aquele santuário e em especial à devoção a Nossa Senhora de Fátima”, admite o reitor.
Carlos Cabecinhas afirma também que a capelinha no Rio “é um dos muitos lugares do Brasil e do mundo onde está viva e presente a devoção a Nossa Senhora de Fátima” e que “por se considerar este projeto de grande relevo e importância para a vivência e difusão da mensagem de Fátima no Brasil, uma comitiva do Santuário de Fátima em Portugal, presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António dos Santos Marto, esteve presente na inauguração da capelinha”.
Este padre confirma que a construção da capela no Rio tem perfil idêntico a que foi construída em Portugal.
“Por todo o mundo, em todos os continentes, são muitos os santuários, igrejas, capelas ou altares erguidos e dedicados a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Os estilos arquitetônicos e as localizações são os mais diversos que se possa imaginar. Enquanto construção, o Santuário no Rio tem realmente a especificidade de ser uma réplica fiel da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, com as mesmas dimensões”, confirma o sacerdote.
Para este religioso, a importância do Brasil no contexto católico voltado para a devoção em relação a nossa senhora de Fátima é fundamental.
“Julgo que toda a América Latina é um grande alento para o futuro da presença Igreja Católica no Mundo, é o continente da esperança. Nossa Senhora, a Mãe que nos indica o caminho para chegar a Deus, tem um papel importantíssimo no futuro da humanidade, se a humanidade a quiser e souber escutar. Neste contexto, no Brasil, aliás à semelhança do que acontece em Portugal, esta força da devoção Mariana e em concreto da mensagem de Fátima como mensagem que nos centra no essencial da fé cristã é uma grande riqueza”, sublinha Carlos Cabecinhas, que recorda que “a atualidade da mensagem de Fátima, em especial o forte apelo à conversão das pessoas e dos povos, trará grandes benesses ao mundo”.
O reitor acredita que o elo estabelecido entre o santuário no Recreio e em Portugal é “fraterno e de união espiritual”. Segundo ele, chegam constantemente notícias de celebrações bastante participadas no Rio, “o que nos confirma a pertinência deste projeto para a difusão da devoção a Nossa Senhora de Fátima e ao Seu Coração Imaculado no Brasil”.
Santuário prepara festa do centenário
Em 2017, o Santuário de Fátima celebra 100 anos das aparições de Nossa Senhora. Para esse centenário, um dos objetivos estabelecidos é a divulgação da mensagem de Fátima em nível nacional e internacional. Um dos meios para concretizar este propósito, de acordo com Carlos Cabecinhas, é através da intensificação da ligação do Santuário de Fátima em Portugal com os santuários e igrejas dedicados a Nossa Senhora de Fátima e o outro é através do incremento do contato com os movimentos ligados à mensagem de Fátima. As ações vão se repartir em diversos âmbitos de atuação, com privilégio para a vertente espiritual e de reflexão da fé.
“O itinerário de sete anos até à celebração do centenário das aparições em Fátima, que o santuário em Portugal iniciou em final de 2010 e que nos conduzirá até 2017, pretende fazer tomar consciência da grande riqueza e atualidade desta mensagem e estabelecer elos mais duráveis com todos os lugares que invocam Nossa Senhora de Fátima no Mundo”, sugere o padre.
Aproveitando a entrevista ao ML, Carlos Cabecinhas enviou uma mensagem aos devotos de Fátima que agora contam com esse espaço religioso na cidade maravilhosa.
“É certo e sabido que as atenções continuam a voltar-se para os acontecimentos e para a mensagem de Fátima muito por causa das comunidades de emigrantes portugueses, isto aliado ao impacto que tiveram e continuam a ter as viagens das imagens peregrinas da Virgem de Fátima e ao trabalho dos missionários que levam pelo mundo a mensagem de Fátima. Saúdo todos devotos de Nossa Senhora de Fátima que se mantêm unidos ao Santuário de Fátima em Portugal e que acompanham a sua vida com o seu interesse e oração. Alargo os cumprimentos a todas as instituições, congregações religiosas, paróquias e santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima no Brasil e, neste caso em concreto, à associação arquidiocesana Tarde com Maria, grande impulsionadora deste projeto no Rio de Janeiro, e ao reitor do Santuário de Fátima no Rio, o Cônego José Gomes”, expõe o padre, que continua dizendo que espera que “à semelhança daquilo que aspiramos aqui em Fátima, todos os devotos brasileiros ao contemplarem a imagem de Nossa Senhora de Fátima lhes saibam pedir que nos ajude a rezar mais e melhor, movidos pelo Espírito de Deus”, finaliza Carlos Cabecinhas.

LEIA MAIS >> Novo santuário de Fátima no Rio vira “point” religioso para milhares de fiéis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: