Projeto da praça de toiros é vencedor no Salão imobiliário de Portugal

Mundo Lusíada Com Agencias

Lusa

Em Santarém, o projeto de reestruturação da praça de toiros Celestino Graça de Santarém foi o vencedor do IV Concurso de Ideias lançado na 12ª edição do Salão Imobiliário de Portugal.

De autoria dos arquitetos Nuno Miguel Brás e Marco Simões, o projeto prevê a reforma de toda a praça, transformando-a num espaço multiuso com "uma dupla valência: a Praça enquanto edifício e a Praça enquanto elemento urbano", segundo o descritivo do projeto, podendo receber múltiplos acontecimentos e espetáculos.

Os autores defendem que a praça de Santarém deve ser um "elemento âncora" de Santarém enquanto capital do distrito. Prevê uma galeria comercial no interior do edifício da praça de toiros e ainda um espaço "multidisciplinar" com atividades de lazer, prática desportiva, cultura, restauração, comércio e serviços, além de um espaço destinado aos esportes radicais. A área de intervenção ainda traz outros edifícios, onde os arquitetos propuseram a implantação de um centro escolar com capacidade para cerca de 300 crianças.

Segundo o presidente da Câmara de Santarém, Moita Flores, o concurso não tinha como objetivo criar um projeto para se concretizar, mas apenas "valorizar Santarém e o seu patrimônio".

Porém, segundo ele, a autarquia tem o objetivo de apresentar um projeto global de recuperação do espaço do Campo Emílio Infante da Câmara, e se este for "ajustável" aos objetivos globais de intervenção "poderá ser aproveitado".

Mesmo porque, acrescenta Moita Flores, o futuro projeto para esta zona vai incluir a construção de um espaço multiuso para acolher vários tipos de espetáculos.

Deixe uma resposta