Pastores brasileiros são detidos em Portugal suspeitos de tráfico de pessoas

Da Redação
Com RTP

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Lisboa deteve três pastores brasileiros por suspeita de tráfico humano. Os três elementos de uma igreja evangélica teriam convencido dezenas de brasileiros a embarcar para Portugal com a promessa de legalização.

Contactado pela Lusa, o SEF não informou qual a organização religiosa, indicando apenas que são pastores de uma igreja evangélica.

Segundo reportagem da RTP, além dos três mandados de detenção, o SEF ainda cumpriu cinco mandados de busca domiciliária, na zona da Grande Lisboa.

Nos locais das buscas, foram identificadas cerca de 30 brasileiros, “alojados nos diferentes locais de culto, em condições muito precárias”.

O esquema teria sido descoberto após denúncia anônima de um cidadão estrangeiro.

Os cidadãos estrangeiros, angariados pela organização religiosa no país de origem, encontravam-se na sua maioria em situação irregular em Portugal, exercendo atividade laboral subordinada sem documentação.

Além das condições de trabalho, alojamento e salubridade em que foram encontrados, os cidadãos estrangeiros, entre crianças, eram sujeitos ao pagamento de quantias de dinheiro para a organização religiosa.

Os detidos vão estar nesta sexta-feira presentes a Tribunal para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação. No total, participaram na operação 55 elementos do SEF, e a investigação ainda deve prosseguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend