Papa Francisco envia mensagem às vítimas dos fogos em Portugal

Mundo Lusíada
Com Lusa

O papa Francisco enviou na quarta-feira uma mensagem de solidariedade às vítimas dos incêndios que atingiram Portugal, encorajando “instituições e pessoas de boa vontade a prestarem, nestes momentos difíceis, uma ajuda eficaz com espírito generoso e fraterno”.

A mensagem foi transmitida numa carta enviada ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, através do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

“Profundamente entristecido pelas dramáticas consequências dos incêndios destes dias no Centro-Norte de Portugal, o Santo Padre assegura sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos e eleva preces ao Senhor, pedindo que console os atingidos pela tragédia nos seus afetos e nos seus bens”, refere o texto.

O papa Francisco refere também esperar que a fé inspire esperança e solidariedade para superar as adversidades. Na missiva, o papa pede aos bispos das várias dioceses envolvidas na tragédia que transmitam os “seus sentidos pêsames” aos familiares das vítimas e que expressem aos feridos e desalojados “a sua solicitude e unidade espiritual”.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 42 mortos e 71 feridos, 55 dos quais ligeiros e 16 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Mais de 2 mil atendidas

As equipes do Instituto da Segurança Social (ISS) destacadas para dar apoio social às vítimas dos incêndios já apoiaram 2.432 pessoas em 33 postos de evacuação criados. Em comunicado, o ISS refere que, na sequência da ativação dos Planos Municipais de Emergência e da Declaração de Calamidade, foi assegurada a permanência, entre os dias 15 e 18 de outubro, de equipes de técnicos para prestarem apoio nos concelhos sinalizados com maiores necessidades.

As equipes da segurança social estiveram em 33 postos de evacuação, nos quais foi prestado apoio social a 2.431 pessoas. Neste apoio estiveram envolvidos 111 técnicos do Instituto da Segurança Social em articulação com as autarquias e outros parceiros. A Linha Nacional de Emergência Social (LNES) atendeu mais de 500 chamadas, através do número 144, para informação acerca destes locais de evacuação das populações.

Do total de postos de atendimento criados, adianta o ISS, apenas dois ainda estavam em funcionamento no final do dia de quarta-feira: Vouzela (Centro Social de Cambra) e Oliveira do Hospital (Pavilhão Gimnodesportivo).

Apesar de os incêndios terem sido declarados extintos, o ISS pretende continuar no terreno com equipes de apoio social de proximidade, com maior incidência nos concelhos mais afetados, tendo sido deslocadas equipes técnicas para o levantamento de necessidades. Na quarta-feira, estas equipes estiveram em 25 concelhos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: