Panificadores da Baixada Santista promovem mega festa de fim de ano no Mendes Convention

Por Odair Sene
Em 30 de novembro, o Mendes Convention Center em Santos recebeu cerca de mil pessoas para a festa do Sindicato dos Panificadores da Baixada Santista, reunindo todo o setor numa grande confraternização com expositores e várias atrações.
Ao Mundo Lusíada, o presidente Antonio Pires confirmou que o evento, para quase mil pessoas, é organizado pelo Sindicato dos Panificadores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. “Nós temos padarias de Registro, da ‘Empório dos Pães’, lá de Registro, a Mari está aqui, e tem de toda baixada santista. É um evento feito para o panificador”.
Segundo ele, a recente mudança entre as entidades fortaleceu o setor e aumentou inclusive os apoios. “Nesses cinco meses, a resposta tem sido bem positiva, não só por parte dos panificadores que esperavam por essa mudança, pela unificação do setor de panificação da nossa região, e obviamente, tendo mais panificador, os fornecedores estão juntos”, comentou citando a força do setor.
“Conseguimos atrair bastante fornecedores [expositores apoiadores do evento], que é um reconhecimento da força da panificação na nossa região e na distribuição dos produtos. De algumas marcas e empresas, a panificação representa até 25% do volume vendido na baixada santista”, diz o presidente completando que fornecedores estão apoiando o seguimento por essa importância na distribuição dos produtos.
O setor representa mais de 12 mil empregos diretos, na baixa temporada. “Nessa época em que estamos de fim de ano e temporada, a nossa região é muito sazonal, são abertas mais 3 mil vagas. A padaria é muito operacional, então precisa de gente para poder atender a demanda dos turistas que vem para nossa região. Começam as contratações em novembro e se estende até fevereiro com o Carnaval”.
A associação foi responsável pela parte social do evento, junto ao Sindicato. “A associação da baixada santista é a primeira do Brasil” disse. “É um ganho quando a gente tem uma única entidade, todos estão juntos com o mesmo objetivo e o mesmo ideal”.
O evento, teve um espaço dedicado a Portugal: a Banda Nype Show, samba brasileiro e folclore português, uma mistura de atrações. Além de trazer o Rancho Folclórico Verde Gaio do Centro Cultural Português, o evento teve também Escola de Samba União Imperial (atual campeã do Carnaval santista) que encerrou o evento.
“A princípio a nossa ideia era trazer Roberto Leal, mas em virtude dos acontecimentos, contatamos outros artistas, tivemos uma preocupação de trazer atrações que possam atender não só aquele panificador mais tradicional, que já tem uma faixa etária maior, mas também o novo panificador que está assumindo o negócio, que é filho dos portugueses e panificadores mais antigos. Por isso mesclamos, e essa mescla faz parte da unificação e da força do segmento de panificação”.
Próximo ano – Para 2020, entre as principais metas do Sindicato é recomeçar com o curso de manipulação de alimentos. “A Carol, nutricionista, já deu entrada na documentação na Vigilância Sanitária, dos municípios da região, e em breve vamos ministrar esse curso com uma novidade. Ele não vai ser ministrado somente em Santos, mas nos diversos municípios da região”.
Para o ano que vem, também está em estudo reativação da “Escolinha de Panificação”, que fica na sede do Sindicato. “Esses dois são os grandes acontecimentos para 2020. E nosso calendário de eventos de 2020 segue em julho com o Jantar dos Panificadores e Dia do Panificador, em setembro vai ter um encontro de tendências de negócios de panificação aqui na região, e a nossa festa de encerramento em novembro, como essa”.
A super festa deste ano aconteceu em um dos melhores espaços da cidade, o Mendes Convention Center, e reuniu além do grande público, os apoiadores, expositores, familiares dos panificadores, autoridades e convidados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: