Fé, caridade e solidariedade são os pilares do trabalho da Vila São Cottolengo, em Trindade

Por Igor Lopes

Imagine pessoas portadoras de doenças degenerativas, com dificuldade de locomoção, problemas motores e intelectuais, que dependem, e muito, da ajuda de terceiros. Agora, imagine uma instituição empenhada em atender, de forma gratuita e integral, crianças e adultos com diversos tipos de deficiências, sob um viés religioso, prestando atendimento médico, ocupacional e psicológico por meio de uma equipe multidisciplinar.

É assim o cotidiano da Vila São Cottolengo, em Trindade, no estado brasileiro de Goiás. Durante as festas deste ano em louvor ao Divino Pai Eterno, a nossa reportagem visitou o local, conversou com os profissionais envolvidos e pode testemunhar, nos olhos de cada interno, as suas dificuldades e o resultado do esforço da equipe da Vila, que, além de famosa e respeitada na região, é detentora de prêmios e distinções.

Durante a nossa visita à Vila, caminhamos pelas instalações bem equipadas, encontramos profissionais motivados e também um enorme espaço externo, recheado de jardins e belas paisagens. O caminho entre as unidades dentro da Vila é tão longo que muitos visitantes optam por fazer o trajeto num pequeno trem.

A festa em torno do Pai Eterno torna a experiência ainda mais intensa e interessante. A maioria dos internos fica animada com as celebrações e com a movimentação na cidade. O número de visitantes aumenta na instituição. Os romeiros que passam por Trindade fazem visitas à Vila São Cottolengo, entregam as suas doações, assistem às apresentações de música e dança dos internos e aproveitam para conversar com os pacientes, numa espécie de troca de experiências.

Administrada pelos Padres Redentoristas e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Instituição tem a missão de “promover vida com qualidade para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, como expressão da ação evangelizadora da Igreja Católica”. O trabalho da entidade é baseado em valores como ética cristã, humanização, respeito às diferenças, sensibilidade para com o necessitado, transparência e responsabilidade e compromisso.

Serviços e atendimentos

Em período integral, a Vila presta assistência a 365 pacientes com deficiências múltiplas e realiza cerca de 2.400 atendimentos ambulatoriais e educacionais diariamente. O trabalho acontece em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com doações da população.

A Vila São Cottolengo funciona hoje como referência no tratamento de pessoas com deficiência. São realizados atendimentos personalizados, terapias específicas e há um cuidado todo especial com os pacientes internos de longa permanência. A entidade conta com mais de 800 colaboradores.

Na parte ambulatorial, oferece mais de 20 especialidades médicas, terapêuticas e odontológicas, com atendimentos pelo SUS, convênios e particular com preços especiais. Além disso, realiza exames de diagnóstico, laboratoriais e por imagem. Cirurgias eletivas e de média complexidade também são realizadas no Centro Médico São Cottolengo.

Atualmente, atende pacientes de Trindade e de mais 130 cidades conveniadas na dispensação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e aparelhos auditivos. Oferece tratamento em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Dentre as diversas atividades realizadas pela equipe da Vila com os internos está a Banda Inclusiva, criada há mais de 15 anos e que conta hoje com 17 integrantes. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma nova forma de terapia para os pacientes que apresentavam aptidões musicais. Mas os resultados foram surpreendentes e, em pouco tempo, o grupo de internos começou a realizar as primeiras apresentações.

“Com repertório eclético e vibrante, o grupo contagia a todos com alegria e muito alto astral. Os participantes da Banda tocam instrumentos variados, adaptados às suas limitações nos movimentos”, comentam responsáveis pela entidade.

Doações

Por meio de campanhas, projetos, realização de bazares e parcerias com empresários e entidades locais, a Vila obtém insumos básicos para continuar o trabalho, mas doações são sempre bem-vindas e necessárias. A instituição necessita de todo o tipo de produto ou serviço, como roupas, calçados, alimentos, produtos de limpeza, dinheiro, além de serviços para manutenções rotineiras.

Hoje, está em funcionamento a campanha “Nossa Providência é Você”, ação que pretende adquirir, por meio de doações, a alimentação especial que é usada nas sondas dos pacientes.

Para saber como ajudar acesse o site http://www.cottolengo.org.br

Um pouco de história

A Vila São José Bento Cottolengo destaca-se por ser um hospital filantrópico, fundado em 11 de fevereiro de 1951, pelo Padre Gabriel Vilela. Atualmente está habilitado como Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual, sendo classificado como CER III. O crescimento da Vila aconteceu, em grande parte, por causa do empenho dos missionários redentoristas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: