Centenas de quedas de árvores e cinco voos já cancelados a partir de Lisboa

Mundo Lusíada
Com Lusa

Seis voos com partida e chegada a Lisboa entre as 00:00 e a manhã desta segunda-feira foram cancelados, a maior parte com destino para a Europa, segundo a ANA – Aeroportos de Portugal.

Cerca das 05:00 surgiam cancelados três voos com partida de Lisboa e destino a Paris (França), Munique e (Alemanha), Madrid (Espanha), e outros dois voos para os aeroportos de Gatwick e Heathrow, em Londres (Inglaterra). Outro voo com partida de Milão e chegada prevista a Lisboa nesta manhã também aparece cancelado.

Portugal estava esta noite a ser afetado pela tempestade Ana, com chuva e vento forte. O mau tempo também levou já ao cancelamento de voos em vários países europeus, nomeadamente Reino Unido, Alemanha, França e Espanha. Em Inglaterra, o aeroporto de Birmingham encerrou devido a um nevão.

Na Suíça, o aeroporto de Zurique também cancelou 40 partidas e outras tantas chegadas devido à neve. Um porta-voz do aeroporto disse que devido à queda de neve nos aeroportos de Amesterdão, Holanda, Londres, Reino Unido, e Dusseldorf e Frankfurt, na Alemanha, tiveram de se anular voos dessas cidades.

Além disso, centenas de quedas de árvores e estruturas foram registradas nos distritos do Porto e de Lisboa entre as 00:00 e as 06:30, sem causar vítimas, segundo os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS).

Foram mais de 300 ocorrências, sendo a maioria quedas de árvores e estruturas, mas também foram reportadas pequenas inundações, sem vítimas. “Registramos depois das 00:00 mais de 300 ocorrências que contaram com 1.200 operacionais, com o auxílio de 338 veículos. Entre estes operacionais estiveram envolvidos, bombeiros, PSP, GNR, veículos de reboque e assistência e Infraestruturas de Portugal”, adiantou a mesma fonte.

No que diz respeito ao distrito do Porto, uma fonte do CDOS disse à Lusa que desde as 00:00 foram registradas mais de 200 ocorrências sobretudo de quedas de árvores e estruturas e pequenas inundações.

“Entretanto, ao longo da noite com a melhoria do estado do tempo diminui também o número de ocorrências”, disse a mesma fonte, salientando “não ter havido registro de vítimas, nem casas desalojadas, nem situações de desalojados”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha previsto que a partir das 03:00 a tempestade Ana começasse a perder intensidade e a dissipar-se. De acordo com o Instituto, está prevista uma descida das temperaturas, aguaceiros, diminuindo de frequência e intensidade, possibilidade de trovoada e granizo e queda de neve acima de 800 metros.

Mais de 9.300 operacionais da Proteção Civil, incluindo bombeiros, elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e Guarda Nacional Republicana (GNR), estão destacados desde o início de domingo por causa da passagem pelo continente da tempestade Ana.

A queda de uma árvore provocou uma vítima mortal, uma mulher de 45 anos, em Marco de Canavezes, no domingo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: