Carta aberta a Trump reúne mais de 4 milhões de assinaturas em vários países

Da Redação

DonaldTrumpAo proibir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump foi alvo de críticas em diversos países do mundo.

No último dia 27, Trump determinou novos mecanismos de controle de imigrantes e refugiados nos Estados Unidos, para, segundo ele, impedir a entrada de terroristas no país. Uma das medidas barra a entrada de cidadãos do Iraque, Síria, Irã, Sudão, Líbia, Somália e Iêmen por 90 dias. O decreto suspende, a entrada de refugiados por 120 dias, até que os procedimentos de admissão sejam revistos.

No último dia 30, o presidente dos Estados Unidos demitiu a secretária de Justiça interina dos Estados Unidos, Sally Yater. Ela foi afastada poucas horas depois de ter se pronunciado e orientado o Departamento de Justiça a não atuar em defesa das ordens executivas sobre imigrantes e refugiados.

Já existem processos nas instâncias estaduais da Justiça que desafiam os decretos de Trump. Isso ocorre nos estados de Virginia, Nova York, Massachusetts, Califórnia e Washington. Há decisões já julgadas em primeira instância que bloqueiam a validade dos decretos.

Para mostrar a sua indignação, uma carta aberta global foi proposta e divulgada pela avaaz.org declarando rejeição ao modo de governar e pensar de Trump, e já foi assinada por gente de diversos países. “Não há grandeza no que o senhor está fazendo” começa a carta já assinada por mais de 4 milhões de pessoas.

“O mundo inteiro rejeita seu discurso de medo, ódio e intolerância. Rejeitamos seu apoio à tortura, seu clamor à morte de civis e a forma como o Sr. incita a violência em geral. Rejeitamos seu menosprezo às mulheres, muçulmanos, mexicanos e milhões de outras pessoas que não se parecem com você, não falam como você e não rezam para o mesmo deus que você”.

A carta ainda declara que vai “enfrentar seu medo com compaixão”. “Como cidadãos globais, nós resistimos à sua tentativa de separar-nos uns dos outros”. O documento está disponível no link www.avaaz.org/campaign/po/president_trump_letter_loc/?fpla.

Vistos para Brasil
O decreto de controle imigratório assinado pelo Trump também trouxe mudanças na concessão do visto para brasileiros que quiserem viajar ao país. Segundo a assessoria de imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília, grupos que eram isentos da entrevista pessoal, agora terão de passar pelo procedimento.

Com as novas regras, solicitantes que renovassem os vistos na mesma categoria, até 48 meses após o vencimento; brasileiros e argentinos, entre 14 e 15 anos, e entre 66 e 79 anos, que solicitavam vistos pela primeira vez, terão de fazer a entrevista. Antes, esses grupos eram isentos.

As exceções são para solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais, pessoas com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos e aqueles que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: