Arquivo Nacional lança banco de dados com registro de estrangeiros que chegaram ao Brasil de navio

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Muitos descendentes de portugueses procuram por informações de seus antepassados no Brasil. Para facilitar essa busca, o Arquivo Nacional acaba de lançar, no Rio de Janeiro, um banco de dados criado a partir dos registros de estrangeiros que chegaram de navio ao país pelo porto do Rio de Janeiro.

A ferramenta contém dados de 1,3 milhões de imigrantes, e compreende o período de 1875 a 1910. Segundo a Coordenação de Consultas ao Acervo do Arquivo Nacional, para pesquisas no acervo de Processos de Naturalização e Prontuários de Estrangeiros, é necessário informar, além do nome do estrangeiro, o nome de um dos pais ou a data de nascimento.

Ismênia de Lima Martins, professora da Universidade Federal fluminense, especialista em História do Brasil e idealizadora e coordenadora do projeto, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse projeto tem uma grande importância acadêmica para a pesquisa histórica, para todos os estudiosos, da democracia histórica, para a história social, política e econômica, que poderão, não apenas sentir o movimento dessas populações, mas todas as especificidades desse processo. Ele é de grande importância do ponto de vista social, o que foi fundamental para obter apoio do BNDES. O AN não é apenas uma instituição que guarda documentos, mas que está a serviço da sociedade”.

Durante o lançamento, o professor Fernando de Souza, do CEPESE , de Portugal, especialista em mobilidades geográficas, também comentou. “A nossa Base de Dados, Remessas, estará agora extraordinariamente enriquecida com esta Base de Dados com todos os estrangeiros que entraram no Brasil na chamada Grande Vaga Migratória”.

Especificamente dos portugueses, o Arquivo Nacional, com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio – FAPERJ, disponibiliza para consulta ainda a base de dados “Movimentação de Portugueses no Brasil (1808 – 1842)” , com 64.194 registros e permite a busca das mais variadas informações, tais como: idade, estado civil, profissão, acompanhantes, locais de residência e moradia, destinos e características físicas.

Em São Paulo, o Arquivo Público do Estado já disponibiliza pela internet informações sobre indivíduos que desembarcaram no Porto de Santos entre 1888 a 1978, os que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978, ou pessoas que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984.

Guia de Procura
O Arquivo Nacional possui milhares de documentos sobre estrangeiros no Brasil. Para obter um documento que comprove a nacionalidade de algum antepassado a fim de solicitar dupla cidadania a um governo estrangeiro, o cidadão tem algumas opções de pesquisa.

Em primeiro lugar, o órgão sugere consulta na base de dados SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional, as listas de entradas de estrangeiros nos portos brasileiros. No SIAN, o usuário deve procurar pela documentação dos órgãos federais responsáveis pelo controle da entrada de estrangeiros no Brasil, o Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras – código BS (para o Porto de Santos) e a Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras – código OL (para os demais portos). Nesse último, deve-se localizar o porto de chegada e verificar uma lista com os nomes dos navios, locais de partida e ano de chegada das embarcações. Para o Porto do Rio de Janeiro e para o Porto de Santos até 1934, é possível visualizar na própria base de dados, as listas de desembarque digitalizadas e procurar nelas o nome do seu antepassado.

Uma segunda opção de pesquisa para localizar informações sobre estrangeiros é a base de dados Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro, que vem sendo alimentada com o apoio do BNDES. Nela, o consulente pode fazer buscas pelo nome do imigrante, nome do navio, data de entrada, nacionalidade, nível de instrução, religião, profissão, estado civil, local de procedência e local de destino do imigrante no Brasil. Contudo, tal base tem dados apenas do Porto do Rio de Janeiro e somente de 1885 a 1891.

Uma terceira opção de busca para localizar algum documento é consultando o Registro Nacional de Estrangeiros – RNE, também conhecido como “Modelo 19”, que foi instituído de forma obrigatória em 1938, durante o Governo Getúlio Vargas, para todos os estrangeiros com menos de 60 anos que residiam no país. No Arquivo Nacional é possível encontrar, desse modo, prontuários de estrangeiros do período de 1939 a 1987, que podem ser solicitados pelo consulente, desde que informe nome completo do estrangeiro, sua filiação e a cidade onde teria sido feito o registro.

Tal acervo de prontuários de estrangeiros está distribuído nas duas sedes da instituição, no Rio de Janeiro e em Brasília e podem ser solicitados tanto aos setores de Atendimento Presencial quanto ou aos setores de Atendimento a Distância. Os prontuários feitos nas regiões Sul e Sudeste se encontram no Rio de Janeiro, já os prontuários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, se encontram em Brasília. Para registros realizados na cidade de São Paulo é necessário informar também o número do RNE, que pode ser obtido no Arquivo Público de São Paulo.

O Arquivo Nacional tem outras bases de informações sobre estrangeiros que podem ajudar nesta busca através de um atendimento feito diretamente com o órgão, um dos contatos é o e-mail [email protected].

48 Comments

  1. Boa noite, …gostaria de saber sobre meu avô, ele veio da Italia e entrou no Brasil em 1892, gostaria de saber mais detalhes pois só tenho o nome dele, Frederico Vandalete

    Obrigado

    1. Ainda procurando informação sobre o seu avô? Pesquisei no site do Arquivo Nacional e consta o nome de Antonio da Silva Neves, que veio no navio “ACONCAGUA” e chegou ao Brasil dia 06/07/1882, e nesta data ele tinha 54 anos de idade. Daí o ano de nascimento deste Antonio é 1828.
      [email protected]

  2. Boa Noite. Gostaria de saber se no arquivo nacional tem alguns dados de meu tataravô. Ele chamava “Joao Jose de Oliveira”, Veio de “Vale da Porca” freguesia de bragança, Portugal. O ano nao sei, mas deve ser entre 1840 a 1875.
    Obrigado.

  3. Gostaria de saber a origem da familia de meu avô que veio com a esposa e dois filhos de portugal para o Brasil entre os anos de 1890 a1902.Os nomes Joaquim luiz patricio e Angelina marques pereira.

    1. Boa tarde. Meu nome é Artur e sou neto de Antonio Luiz Patrício. Os pais dele eram Joaquim Luiz Patrício e Angelina Marques. Devem ser os mesmos. Meu avô caso-se com Verônica Bertini na cidade de americana e vieram para São Paulo com os filhos ainda jovens.

    2. Gostaria de saber informações do meu bisavó Português Tibério Mendes Guimarães veio em torno de 1920
      Casou no norte de Minas com Dioclidia.
      Não temos nem uma informação de onde em Portugal,bem filiação.

  4. Faltou dizer na matéria que para ter acesso às informações do RNE o Museu Nacional exige que o interessado forneça seus dados pessoais a uma entidade religiosa norte-americana.

  5. gostaria de saber algo sobre meu bisavô Manuel Marques dos Santos, minha bisavo Isaura de Almeida Santos portugueses e na epoca a viverem no rio de janeiro e minha tia nascida no rio de janeiro na freguesia de Inhauma ( parece ser ) no dia 1 Novembro de 1923 Sára Brito dos Santos
    agradecido

  6. Boa tarde gostaria de obter informações de meu avó pois o único documento que tenho é atestado de óbito dele que consta nome MANOEL ANTÔNIO filho de LUÍS MARIA e .. nascido em TRANCOSO PORTUGAL em 06 de março de 1906 veio para Brasil em São Paulo com 6 anos

  7. Olá! Procuro informações sobre Francisco Esteves, filho de Manuel Esteves e Maria da Luz Esteves. Veio de Portugal ainda criança e guerreou pelo Brasil na Itália em 44/45. Sou filho dele e gostaria de saber se consigo alguma informação sobre ele…Obrigado!

  8. Boa noite, procuro o navio que chegaram meus bisavós de Portugal : EM 1910 /1911
    JOSE ANTONIO RIBEIRO
    ESPOSA: MARIA DE SOUZA LEDO OU MARIA FELICIANA
    FILHOS MARIA E AMADEU.
    Agradecida
    Debora Rossi

  9. Boa noite, procuro o navio que chegaram meus bisavós de Portugal : EM 1910 /1911
    CHEFE: JOSE ANTONIO RIBEIRO
    ESPOSA: MARIA DE SOUZA LEDO OU MARIA FELICIANA
    FILHOS; MARIA E AMADEU.
    Agradecida
    Debora Rossi

  10. Boa noite!
    Gostaria de saber qual o vapor que meu avô chegou no Brasil no porto do Rio de Janeiro, não sei precisar a data correta, porém em 1.906 ele tinha 18 anos, não sei se nessa época podia viajar menor de idade. Tenho necessidade de descobrir o Distrito em Portugal.
    Nome:Valentim Esteves
    Nasceu. : 30/03/1.988
    Mãe :Maria Engrácia Fernandes Pereira
    Pai: Joaqim Esteves Fernandes Pereira

    1. No Arquivo Nacional consta a entrada de uma pessoa de nome Valentim Esteves. Veio no navio Petrópolis e chegou ao Brasil no dia 11/11/1905 e ele tinha nesta data 26 anos.
      Código de referencia = BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.9339

  11. Boa tarde! Gostaria de saber informações sobre meu avô José Gomes e seus pais Luiz Gomes e Francisca Maria Gomes que vieram de Portugal para o Rio de Janeiro entre 1890 e 1894. Segundo informações familiares, meus avós vieram de Trás-os- Montes e eu avô tinha aproximadamente 8 anos de idade.
    Agradeço desde já.

    1. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICAARQUIVO NACIONALCOORDENAÇÃO-GERAL DE PROCESSAMENTO E PRESERVAÇÃO DO ACERVOCOORDENAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOSDECLARAÇÃODe acordo com a base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro”, mantida pelaCoordenação de Documentos Escritos, contendo registros de desembarque de Geronimo da Silva registradossob a notacão BRRJANRIO.OL.0.RPV.PRJ.0541, integrante do fundo documental DIVISÃO DE POLÍCIAMARÍTIMA, AÉREA E DE FRONTEIRAS, DECLARO que dela consta o seguinte: “(Entrada) – (Data):14/10/1877; (Navio em que veio): John Elder ; (Procedência): Portugal ;(N° de ordem): 0016 ;(Parentesco): Nada consta ; (Nome): Geronimo da Silva; (Idade): 31; (Idade mes): 0; (Idade intervalo): ;(Sexo): Nada consta; (Religião): Católica ; (Instrução): Nada consta ; (Classe): ; (Profissão): Nada consta; (Nacionalidade): Portuguesa ; (Porto de embarque): Liverpool ; (Destino): Rio de Janeiro ;(Observação): ;”. Rio de Janeiro, 16/06/2020.Declaração emitida às 23:42:36

  12. senhores,acham mesmo que alguma coisa pública no brasil funciona???? isso aqui é uma vergonha,só funciona a roubalheira e a marginalidade.

  13. Boa Noite!
    Gostaria de saber se no arquivo nacional tem alguns dados de meu tataravô. Ele chamava “Antonio Moreira Martins” esposa Atonia Joaquina Martins e filhos : Joaquim Moreira martins, Escolastica Moreira Martins, Constança Moreira Martins, Roza Martins e José Moreira Martins.Veio de Portugal. O ano não sei, mas deve ser entre 1840 a 1875.
    Obrigada,

  14. Boa tarde (aqui no Brasil), tenho a cidadania portuguesa e estou tentando fazer a Arvore Genealógica da minha familia mas gostaria de descobrir quando meus avós chegaram pela primeira vez no Brasil, Eles se conheceram em Manaus e acabaram se casando em Portugal. Teria como vcs me ajudarem a descobrir esta chegada em Manaus ? Meu avo JUSTINIANO DA FONSECA FRAGA filho de Jose da Fonseca Fraga e Ermelinda de Jesus (Hermelinda) nascido 20 jan 1892. Minha avó LUDOVINA ROSA FERNANDES filha de Manuel Fernandes e Candida Rosa nascida em 10 de jan 1892. Se puderem me ensinar o caminho para outras consultas pois depois eles vieram para o Brasil duas vezes e voltaram a Portugal mais duas vezes. Agradeço muito e ficarei na aguardo

  15. Minha avó LUDOVINA quando veio para Manaus veio acompanhada do pai Manuel Fernandes que faleceu quando voltavam para Portugal e foi sepultado no mar.
    Não sei se isto ajuda…..

  16. Caros Senhores

    Estou tentando localizar o assentamento de meu avô que foi para o Brasil e não tenho o ano, para fazer o meu processo de nacionalidade portuguesa.
    Ficaria muito grato de contar com a vossa ajuda nesta tarefa muito difícil e árdua
    Segue abaixo os dados que possuo do meu avô.

    Nome: Americo Pinto de Lemos.
    Data de nascimento: 07/02/19886
    Nome do Pai: Pinto de Lemos
    Nome da Mãe: Maria Natividade Sineiro

    Certos de vossa atenção para com o meu caso, agradeço e fico no aguardo de uma resposta o mais breve possível.

    ATT.
    Jaqueson Luiz

  17. Meu bisavó, Joaquim Francisco de Oliveira,casado com Antónia Teixeira do Carmo e meu avo João Alves de Oliveira ,chegaram no Rio de Janeiro,vindo de Lisboa em 1890,no navio Potosi. Como conseguir a cidade que eles nasceram em Portugal?Todos faleceram no Brasil .São Mateus-Ceara Brasil

  18. Boa tarde! Solicito informações acerca da entrada de dois imigrantes portugueses, a saber: José Moreira da Silva Junior (meu avô) e Izilda Cardoso Nunes (minha avó). Provavelmente após 1920. Antecipadamente agradeço a atenção dispensada. Luiz Felipe de Carvalho

  19. Boa tarde. Meu nome é Artur e sou neto de Antonio Luiz Patrício. Os pais dele eram Joaquim Luiz Patrício e Angelina Marques. Devem ser os mesmos. Meu avô caso-se com Verônica Bertini na cidade de americana e vieram para São Paulo com os filhos ainda jovens.

  20. Boa noite. Procuro informações sobre o local de nascimento do meu avô José Gomes de Oliveira em Portugal, nascido em 09/05/1910, filho de Manoel Gomes de Oliveira e Balbina Rosa Moreira. Era industrial, morava em Recife, casado com Umbelina Honorio de Oliveira, faleceu em 13/10/1957. Desde já agradeço.

  21. Oi Walter, agradeço a boa vontade em ajudar. Mas, ainda estou procurando informações sim. Localizei que ele veio no navio “BRÉSIL” e chegou ao Rio de Janeiro em 25/10/1892. Mas, não consigo localizar o local exato de nascimento em Portugal (provavelmente Porto) e nem a data exata (provavelmente entre 1874 e 1875).

  22. Oi procuro informações de um casal de imigrantes português, já falecidos preciso saber local exato que nasceram, hora do nascimento e data de nascimento dos dois (,Augustin Pinto e Anna Rodrigues).
    fico aguardando uma devolutiva, desde já agradeço.
    Mª Isabel Pinto

  23. Boa Tarde,

      Venho por este meio solicitar a  sua ajuda na procura do meu Bisavô, Francisco Ventura Dias, natural de Souselas, Coimbra, Portugal,nascido a 15 de Abril de 1875.

      As informações que tenho são: Cartão de Vacinas, Passaporte, e o pedido de passagem para emigrar para o Brasil. Saindo de Lisboa, indo para Santos, São Paulo, sei que ele emigrou com os seus 53 anos de idade.

     A única coisa que sei é que, Francisco Ventura Dias, meu Bisavô, solicitou passaporte em Dezembro de 1928 para emigrar.
      Não sei de seu paradeiro, tentei ver no Museu do Emigrante e não encontrei qualquer informação. Será que poderia ver se consegue encontrar alguma informação?
     O passaporte tem uma foto, sendo que tenha emigrado em 1928/1929 para o Brasil.
     Nao sei o dia, nem o mês ou ano que saiu de Portugal, Espero que as informações que disponibilizei possam ser úteis
     

     Obrigado.
           Nuno Miguel Ferreira Moniz

       

       

  24. Boa noite. Peço ajuda para localizar dados da minha avo que veio de Portugal com chegada no Brasil em 1928.
    Nome Preciosa da Conceição – nascimento 09/04/1908 –
    filiação: Anna Joaquina e Antonio Martinho
    Ela tinha o RNE W687500-6, ja com o nome de casada Preciosa da Conceição Ribeiro emitida em 09/04/1991.

  25. Boa noite!
    Peço ajuda para localizar no arquivo nacional, informações referentes ao avô do meu marido, “Rufino Alves dos Santos”, os pais do Sr. Rufino são Manoel Alves e a Mãe Margarida R.Jesus. Sua profissão era alfaiate no Rio de Janeiro.
    Rufino Alves dos Santos faleceu em 1972 no RJ com 70 anos, provavelmente nasceu em 1902; natural de Portugal.
    Preciso encontrar, cidade onde nasceu em Portugal, quando chegou ao Brasil, data de nascimento, se possível certidão de nascimento.

    Obrigada.

    Arlete.

  26. Estou buscando a origem de meus avós e bisavós todos portugueses (possivelmente Ilha da Madeira). Já busquei em tudo e não acho. Impossível que não haja nenhum registro. são eles:
    FRANCISCO CORRÊA E ANNA MARIA DA CONCEIÇÃO
    bisavós:
    ESTANISLAU CORRÊA E MARIA DOS SANTOS
    JOAQUIM CAETANO E CONCEIÇÃO DE JEZUS

    Se alguém puder oferecer uma luz eu agradeço.

  27. Bom dia Jorge. Creio que parentes seus de Portugal estão procurando informações dos irmãos do Francisco que nasceram no Brasil e talvez tenham ficado no Brasil. Podemos trocar informações. Faça contato. Meu e-mail é [email protected]

  28. DE ACORDO COM a informacao por parte de minha mae ( maria luisa ferreira ventura dias), meu bisavo (FRANCISCO VENTURA DIAS NOVO)tinha os seus 30/35 anos, morava em marmeleira, perto de pampilhosa-coimbra…
    por volta de 1920/1930, decidiu ir para o Brazil, deixando meu avo francisco ventura dias com a idade de entre 2 a 6 anos (NO SABENDO AO CERTO A IDADE) nao dando uma razao por abandonar a familia…

    o filho de meu bisavo se chama, francisco ventura dias nascido entre 1925-1935, nao sei ao certo qual a data de nascimento de meu avo, porem irei procurar saber…. e a filha de meu avo que eh minha mae se chama maria luisa ferreira ventura dias…

    procuro informacoes que sejam relacionadas a meu bisavo, FRANCISCO VENTURA DIAS NOVO, que possivelmente tenha nascido em marmeleira, uma pequena aldeia que que localiza em pampilhosa, Coimbra…e que foi para o brazil,nao dando razao para sua partida….

    Por favor me contacte se souber de alguma informacao,
    melhores cumprimentos,

    Nuno miguel Ferreira moniz

  29. Bom dia!. Peço ajuda para localizar dados do meu avô que veio de Portugal para o Brasil.
    Nom: António Luiz Alves – chegou ainda rapaz aproximadamente 16 anos (1911).
    Somos de Manaus – Amazonas

  30. Boa tarde, Peço ajuda para saber a data do embarque e navio do meu Avô Manoel Joaquim da Silva Fonseca, originário de Trás os Montes, Portugal. Seus pais são Joaquim José da Silva Fonseca e Porfiria Maria de Araujo. Ele casou aqui no Brasil, na cidade de Porto Alegre/RS, em 1885 com Anna Ignácia Fonseca.

  31. Ola Bom dia!
    Gostaria de solicitar a gentil ajuda na localizacao dos dados do meu tataravo BENITO PIANTA. Ele veio de Villa di Tirano, Sondrio, regiao da Lombardia, na Italia. O ano de nascimento dele e 1841 ou 1842. Ele veio ao Brasil com os pais, MADDALENA CALIGARI e CARLO PIANTA. Todos se estabeleceram em Itaqui, RS e possuo registro de nascimento do filho de Benito em Itaqui no ano de 1878. Acredito que a provavel entrada dos italianos no Brasil tenha se dado entre os anos 1850 e 1870.
    Agradeco a cordial atencao e ajuda!
    Abracos,
    Renata Veiga Regianini

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: