Encontro de especialistas debate “Marca Portugal” e sua cultura como patrimônio no mundo

Da Redação

No próximo dia 30 de Maio, às 17h, acontece no Salão Nobre do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o encontro “Marca Portugal – A Cultura de Matriz Portuguesa é Patrimônio da Humanidade”, com o apoio institucional da Direção-Geral do Patrimônio Cultural e do Museu Nacional de Arqueologia.

A Matriz Portuguesa – MPADC – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento apresenta essa nova iniciativa cultural, através de um encontro de especialistas para debate e reflexão sobre esta temática: a percepção interna e externa de Portugal; a Marca Portugal na perspectiva da Esfera Lusófona existente no Mundo; os novos desafios de Portugal e da “Marca Portugal”.

“Portugal, país de surpreendentes contrastes e diversidade cultural, possui uma fonte inesgotável de riqueza, fruto da aventura ultramarina e da comunhão com outras terras, outras gentes e outros saberes. Estes são os genuínos Recursos Culturais para a construção de um Novo Futuro – o contributo lusófono no Mundo” divulga a organização.

Entre os temas do encontro, estão a Cultura Portuguesa como Patrimônio da Humanidade; a Língua Portuguesa como Internacional e Pluricontinental; a Comunidade Mundial Lusófona; e a definição do papel de Portugal no Mundo.

Estarão presentes no evento Fernando Baptista Pereira, adjunto do Ministro da Cultura, Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Diretor do Museu de Setúbal/ Convento de Jesus e especialista em museologia e historiador de arte. Helena Águeda Marujo, professora auxiliar convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, investigadora em Psicologia Positiva. E Rosário Louro, diretora-geral da Jervis Pereira, empresa de comunicação de Portugal sou Eu e Compro o que é nosso.

Participam ainda João Micael e Clementina Paiva, da Matriz Portuguesa; Besma Kraiem, especialista em desenvolvimento de negócios internacionais; Carlos Nunes, antigo administrador da REFER e do Metropolitano de Lisboa; Delmar Maia Gonçalves, membro da direção do MIL: Movimento Internacional Lusófono; Duarte Guedes, administrador do Grupo Hipogest.

A Matriz Portuguesa é uma instituição sem fins lucrativos, criada para o desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, que tem objetivo de trazer um conceito inédito que irá despertar consciências, iniciando um novo ciclo da Matriz Portuguesa no mundo.

Após o debate, será produzida uma ata com as conclusões que serão oferecidas às entidades oficiais, públicas e privadas, acadêmicas, culturais e meios de comunicação social.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: