Vinhos do Douro e do Porto promovidos no Brasil, EUA e Canadá

Da Redação

Evento Degustação de vinho deve se repetir na casa. Foto: Mundo Lusíada
Evento Degustação de vinho. Foto: Mundo Lusíada

Em novembro, os vinhos do Douro e do Porto vão estar à prova neste lado do Atlântico, num conjunto de eventos promovidos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP).

Nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, especialistas, jornalistas, distribuidores e apreciadores vão poder provar e conhecer vinhos de 32 empresas da Região Demarcada do Douro. O objetivo é reforçar a notoriedade destes vinhos e aumentar as exportações nestes mercados tradicionais e estratégicos para a contínua valorização das denominações de origem Porto e Douro. Vão decorrer também master classes dirigidas exclusivamente a profissionais, orientadas pelo jornalista e crítico de vinhos Rui Falcão.

No Brasil, a ação acontece dias 24, no Rio de Janeiro, e dia 25 em São Paulo. A iniciativa começa por Estados Unidos, dia 10 em Nova Iorque e dia 12, Washington, e segue para Canadá, dia 17, Toronto, e 19 em Montreal.

Nos primeiros nove meses de 2014, no que respeita ao vinho do Porto, os EUA ocupam o quinto lugar no ranking em termos de volume de negócio, o Canadá está na sétima posição e o Brasil em 11º. Quanto aos DOP Douro, estes países ocupam o top 5. O Canadá é o segundo mercado, logo a seguir a Portugal, o Brasil está na quarta posição e os EUA, também neste tipo de vinho, estão em quinto lugar, registrando uma subida do preço médio. No mesmo período, estes três mercados tiveram um comportamento positivo nas importações dos DOP Douro. No caso do vinho do Porto, é de destacar o crescimento da quantidade exportada para os EUA. O Canadá caracteriza-se por apresentar nos vinhos da RDD um preço médio muito superior ao global, bem como os EUA. Quanto ao Brasil, é de realçar o crescente desempenho dos DOP Douro.

Para o presidente do IVDP, a identidade, qualidade e autenticidade dos vinhos da Região Demarcada do Douro são reconhecidas internacionalmente. Mas segundo ele “é fundamental levar os nossos vinhos e a nossa região para bem perto dos opinion leaders de países como estes que estão entre os principais mercados dos nossos vinhos. Não podemos ficar parados sob o chapéu da fama à espera que tudo aconteça, é preciso estar permanentemente em ação para estimular mercados estratégicos”, conclui Manuel de Novaes Cabral.

Em 2013, as exportações de vinhos da RDD para os EUA representaram cerca de 60% do valor dos vinhos portugueses exportados para o mercado norte-americano. As exportações de vinhos da RDD para o Canadá representaram mais de 54% do valor total das exportações de vinhos portugueses para esse mercado. No caso do Brasil constituem 28% do valor exportado para esse país.

Embaixador dos Vinhos do Porto e Douro em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional. A missão fundamental do IVDP é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controle da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense à escala global.

AGENDA BRASIL

Rio de Janeiro – 24 de Novembro
Caesar Park Rio de Janeiro Ipanema

São Paulo – 25 de Novembro
Pullman Vila Olímpia – Caesar Business Faria Lima

Deixe uma resposta