Doceiros de vários pontos de Portugal em Évora com o melhor da doçaria conventual e palaciana

Da redação
Com Lusa

Doceiros de vários pontos do país vão apresentar a partir de sexta-feira e até domingo em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo em Évora, “o melhor da doçaria conventual e palaciana” de Portugal.

É a 20ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas, que vai decorrer no Largo da Gamita, na vila alentejana, com entrada livre, promovida pelo município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Neste fim de semana, recheado de várias iguarias, doces locais de “fazer crescer água na boca”, como o “Bolo Conde de Alcáçovas”, o “Bolo Real”, as “Sardinhas Albardadas” e os “Amores de Viana” voltam a ser os “reis” de um certame que já se afirmou como “um dos eventos de inverno da região que atrai cada vez mais visitantes”, realçou a câmara municipal.

O programa, segundo os promotores, inclui o 8.º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, com prêmios para os melhores doces e que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa.

Nesta edição do certame, o programa conta também com várias sessões de “showcooking”, com a presença do chefe Vítor Costa, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, e de doceiros do concelho, nomeadamente Casa Maria Vitória e a Padaria do Ernesto.

Além dos doces, as “estrelas” do certame, a iniciativa oferece aos visitantes um programa cultural que abrange dança, homenagem ao cante alentejano, fado com Cláudia Picado e Lúcio Bamond, no sábado à noite, e o espetáculo musical da banda Par ou Ímpar, no domingo à tarde.

O município de Viana do Alentejo vai homenagear o cante alentejano, quando se assinalam os cinco anos da classificação como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com a atuação dos grupos corais do concelho, no sábado à tarde, na mostra de doçaria.

Um passeio a cavalo, uma caminhada e o XXI Critério de Corta Mato Paulo Guerra são algumas das iniciativas desportivas, promovidas por associações locais e regionais que constam do programa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: