Mundo Lusíada
Com Lusa
Cinco restaurantes de Braga, Évora, Porto, Sesimbra e Vizela venceram o sétimo Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia, que visa promover e distinguir as “harmonizações mais originais” entre néctares e comidas.
Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o concurso deste ano juntou na final 20 restaurantes e contou com um total de “60 harmonizações”.
Em nota enviada à agência Lusa, a Comissão salienta que um júri composto por críticos especializados, provadores próprios, chefes conceituados e enólogos premiou “as melhores combinações entre a personalidade dos vinhos Verdes e a conjugação de ingredientes e sabores selecionados por cada chefe em cada restaurante”.
“Escolhas como os sabores do caril a cruzar com um Alvarinho mais antigo ou um vinho verde tinto a acompanhar a sobremesa” são alguns dos destaques que, de acordo com a nota, o júri aponta como consagração da personalidade versátil dos vinhos verdes na gastronomia.
A CVRVV informa que a edição 2014 do concurso foi ganha pelos restaurantes Delicatum (Braga), Dom Joaquim (Évora), Padaria (Sesimbra), Palco, do Hotel Teatro (Porto) e Quinta del Rei (Vizela).
Os vencedores receberam a medalha de ouro na Casa da Música, no Porto, numa cerimônia que serviu também para a CVRVV assinalar os 106 anos da criação da região demarcada respetiva.
“A comemoração é o momento alto para celebrar os vinhos verdes num registro em que destacamos a qualidade, apresentamos o carácter dos vinhos da Região e envolvemos os restaurantes e a criatividade dos chefes num exercício de avaliação das potencialidades de cada produto”, referiu o presidente da Comissão, Manuel Pinheiro.
“Estamos em época de vindimas e estamos a registrar um forte crescimento nas exportações, mas não podemos deixar de reforçar localmente e a nível nacional a promoção do que de melhor se faz na Região”, afirmou ainda Manuel Pinheiro.
Neste concurso foram premiados mais dez restaurantes, cinco com a medalha de prata e cinco com a de bronze.