O mundo diz adeus ao Rei Pelé

De Portugal, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte de Pelé, o “extraordinário jogador de futebol brasileiro que encantou ao longo de décadas”.

Mundo Lusíada

O Rei Pelé, maior jogador brasileiro de todos os tempos, morreu nesta quinta-feira (29) em São Paulo, aos 82 anos. Vítima de câncer que começou a ser tratado no ano passado, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”, informou o hospital.

Em comunicado, o Santos FC lamentou “profundamente o falecimento do melhor jogador de futebol de todos os tempos, o homem que levou o nome do Alvinegro Praiano para o mundo, nosso maior ídolo, que eternizou a camisa 10 e a transformou em obra de arte. Qualquer homenagem é pequena perto da grandeza de Edson Arantes do Nascimento, o nosso eterno Rei Pelé”.

Natural de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé encantou o mundo na Vila Belmiro em Santos e se transformou no maior da história, com 1.116 jogos, 1.091 gols, 45 títulos com a camisa santista.

A Prefeitura de Santos decretou luto oficial de sete dias e prestará homenagem com show de drones no réveillon na orla. O velório acontece a partir das 10h na segunda-feira na Vila Belmiro, e depois o corpo sairá em cortejo pela cidade do litoral paulista.

O prefeito Rogério Santos manifestou pesar em nome da Cidade. “Pelé é imortal. Seus feitos estão gravados na primeira página da história da humanidade. O Rei do Futebol, o maior atleta de todos os tempos, sempre estará em nossos corações e em nossa memória como um mago da bola. Alguém que escreveu o bê-á-bá do futebol-arte com determinação e muito talento. Que impressionará eternamente as gerações com suas jogadas extraordinárias e sua história tão peculiar: do menino craque, humilde, que junto com o maior time do mundo, o Santos Futebol Clube, encantou o Planeta. Perdemos o Edson que, como dizia o próprio Rei, era um homem comum. O Edson descansou, mas o Pelé, com todo o seu encanto, nunca morrerá. Viva Pelé. Obrigado por toda a emoção e alegria que trouxe para nós. Pelé é eterno em nossa memória e coração”.

O estado de São Paulo decretou luto oficial de 7 dias em razão da morte do atleta. “Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares e amigos e ao Santos Futebol Clube, seu clube de paixão”, disse o governador Rodrigo Garcia, em nota. O governo federal decretou três dias de luto nacional pela sua morte.

Presidentes e personalidades

De Portugal, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte de Pelé, o “extraordinário jogador de futebol brasileiro que encantou ao longo de décadas”.

“Pelé foi um rei do Futebol, um símbolo do Brasil, marcou gerações e será para sempre recordado como um dos maiores do mais popular desporto do mundo. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as mais sentidas condolências ao povo brasileiro, aos familiares e amigos de Pelé e a todos quantos choram a partida de uma lenda”.

Chefes de Estado da França, Argentina, Itália, Bolívia foram alguns presidentes que publicaram mensagens em homenagem ao Rei Pelé. Também jogadores e esportistas pelo mundo divulgaram condolências pela morte do brasileiro.

O português Cristiano Ronaldo, em mensagem em suas redes sociais, demonstrou o seu carinho pelo povo brasileiro neste momento: “Meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular à família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero adeus ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência de ontem, hoje e sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhamos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”.

Também Neymar fez uma longa homenagem ao rei. “Diria que, antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento”, destacou o atacante Neymar, em seu perfil em uma rede social.

Outra estrela do futebol atual, o francês Kylian Mbappé, também desejou que o Rei do Futebol descanse em paz. “O Rei do Futebol nos deixou, mas o seu legado jamais será esquecido”.

Lionel Messi, eleito o craque da Copa do Mundo Catar, foi curto em uma mensagem no Instagram: “Descanse em paz Pelé”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: