Mundial feminino: Presidente saúda “passo inédito no desporto português”

Da Redação

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje “muito calorosamente” o “passo inédito no desporto português” dado pela seleção portuguesa feminina de futebol ao qualificar-se para o Mundial de 2023.

“O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicita muito calorosamente a seleção nacional feminina acabada de apurar-se para a fase final do Mundial de futebol, num passo inédito no desporto português”, declarou o chefe de Estado.

Numa nota enviada à agência Lusa, refere-se que “o Presidente, tal como o fez com as seleções masculinas, irá recebê-la em Belém”, não avançando ainda uma data para esta recepção na sua residência oficial, em Lisboa.

A seleção portuguesa feminina de futebol qualificou-se hoje para o Mundial de 2023, ao vencer os Camarões por 2-1, na final do Grupo A do Play-off Intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia.

Uma grande penalidade apontada por Carole Costa, aos 90+4 minutos, selou a inédita qualificação lusa, depois de, aos 89, a camaronesa Ajara Nchout ter ‘anulado’ o tento inicial de Portugal, apontado por Diana Gomes, aos 22.

As comandadas de Francisco Neto juntam-se no Grupo E aos vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), ao Vietname (27) e aos detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Oportunidades iguais

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) felicitou a seleção feminina, mostrando-se convicto de que “uma nação avançada, moderna e justa tem de dar oportunidades iguais a homens e mulheres”.

“Sei que o caminho que traçamos ao longo dos mais de 10 anos de mandato da atual direção foi no sentido de criar essas mesmas condições de igualdade”, referiu Fernando Gomas numa mensagem divulgada pela FPF, acrescentando: “É um trabalho que, pela sua própria natureza, nunca está terminado, mas que tem sido feito de forma coerente, resiliente e participada”.

Fernando Gomes considerou que o objetivo hoje conseguido “será o início de um caminho ainda mais ambicioso para o futebol português e para todas as meninas e mulheres que queiram jogar futebol de alta competição em Portugal”.

“Todas as gerações vindouras, afirmo-o sem qualquer dúvida, terão sempre como referência o grupo que hoje prestigiou não apenas toda a FPF, mas todo o futebol e o desporto nacionais, assim como o próprio país”, afirmou.

O primeiro-ministro, António Costa, saudou o “apuramento inédito” para o Mundial de futebol feminino alcançado pela seleção portuguesa, qualificando-o de um feito histórico.

“Histórico! Portugal bate Camarões e garante apuramento inédito para o Mundial de futebol feminino. Parabéns pela enorme conquista!”, saudou o chefe do Governo numa publicação na rede social Twitter.

E o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, felicitou também a seleção portuguesa de futebol feminino na sua qualificação, “pela primeira vez, para a fase final do mundial”.

“Um grande feito para o desporto português e para a igualdade no desporto!”, declarou Santos Silva na rede social Twitter.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: