Mundial 2014: Paulo Bento convoca guerreiros para a batalha final

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Mundial 2014: Paulo Bento convoca guerreiros para a batalha final

O selecionador nacional de futebol Paulo Bento, fala aos jornalistas durante uma conferência de imprensa onde apresentou a lista dos jogadores convocados para defrontar a seleção do Chipre para o jogo de qualificação do Europeu 2012, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em Lisboa, 26 agosto 2011, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA
O selecionador nacional de futebol Paulo Bento. Foto/Arquivo. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Por causa de Coentrão e João Pereira estarem voltando de contusão, Paulo Bento convocou 24 jogadores e não os esperados 23; tendo como novidade a estreia do jovem meio campista leonino Willian Carvalho, e as ausências (em relação às ultimas convocações) de Anthony Lopes (lesionado), Cédric, Rolando, Custódio, Danny e Nélson Oliveira.

Eis a lista completa dos guerreiros que irão disputar o play-off contra a Suécia dia 15 em Portugal e dia 19 fora:

Goleiros: Beto (Sevilha), Eduardo (Braga) e Rui Patrício (Sporting);

Defesas – João Pereira e Ricardo Costa (Valência), André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga), Fábio Coentrão e Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahçe) e Luís Neto (Zenit);

Médios – Miguel Veloso (D. Kiev), William Carvalho (Sporting), Raul Meireles (Fenerbahçe), João Moutinho (Mônaco), Rúben Micael (Braga) e Josué (Porto);

Atacantes – Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United), Varela (Porto), Bruma (Galatasaray), Hélder Postiga (Valência), Hugo Almeida (Besiktas) e Éder (Braga).

 

TAÇA DA LIGA

Restando apenas dois jogos (partidas de volta) para a conclusão da 2a fase (Acadêmica x Penafiel dia 16; e V.Guimarães x Leixões dia 17; lembrando que nas partidas de ida desses dois confrontos os mandantes venceram por 2×1), já são conhecidos seis dos oitos classificados para a fase seguinte da Taça da Liga:

Beira-Mar; Covilha; Marítimo; Belenenses; Gil Vicente e V.Setubal.

 

TAÇA DE PORTUGAL

A 4ª eliminatória começou neste sábado com o Derby fantástico da Luz, quando o Benfica chegou a fazer 3×1 no 1º tempo (Cardozo aos 12; Capel para o Sporting aos 37; Cardozo novamente aos 43 e 45); mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos (Mauricio aos 17 do 2º tempo; e Slimani no 2º minuto de acréscimo), o que levou a partida para a prorrogação. Aos 8 minutos do primeiro tempo dela, num lance bisonho com Luisão deitado, Rui Patrício sofreu mais um frangaço que determinou a eliminação leonina; apesar das 2 penalidades duvidosas reclamadas pelo time de Alvalade, e não assinaladas pela arbitragem.

Restando ainda quatro jogos para terminar a 4ª eliminatória, eis os resultados já conhecidos:
Sábado (9 novembro)
Ribeirão (CNS) – Penafiel (L2), 0-2
Cova Piedade (CNS) – Gil Vicente (L), 0-0 (3-4 gp)
Arouca (L) – Desp. Chaves (L2), 2-0
Benfica (L) – Sporting (L), 3-3 (4-3 ap)
Domingo (10 novembro)
Camacha (CNS) – Atlético (L2), 1-1 (1-2 ap)
Académica (L) – Ac. Viseu (L2), 0-0 (1-1 ap, 4-3 gp)
Marítimo (L) – AD Oliveirense (CNS), 3-0
Rio Ave (L) – Sertanense (CNS), 4-2
V. Setúbal (L) – Santa Maria (CNS), 2-1
Famalicão (CNS) – Estoril (L) ,0-0 (0-1 ap)
Olhanense (L) – SC Braga (L), 1-3
V. Guimarães (L) – FC Porto (L), 0-2
Domingo (17 novembro)
Fafe (CNS) – Desp. Aves (L2) 14 horas
Tondela (L2) – Paços de Ferreira (L) 15 horas (Sport TV1)
Quarta-feira (4 dezembro)
SC Covilhã (L2) – Leixões (L2) 14 horas
Beira-Mar (L2) – Feirense (L2) 15 horas

Obs. =

Ap=>decisão na prorrogação

Gp=> decisão por pênaltis

CNC=>campeonato nacional de seniores

L2=>segunda liga

L=>primeira liga

 

TAÇAS EUROPEIAS

Liga dos Campeões

De vilão a herói, Roberto dá o troco no Benfica

Pelo Grupo C, nesta terça-feira, o PSG recebeu o Anderletch e surpreendentemente ficou no empate por 1 gol. No outro jogo o Benfica foi ate a Grécia e ate tentou jogar mais ofensivamente, entrando de cara com Ruben Amorin e Silvio. Mas de nada valeu essa mudança tática de Jorge Jesus; primeiro porque viu sua equipe sofrer um gol de Manolas, logo aos 13 minutos, após cobrança de escanteio; e depois porque a noite foi toda do goleiro Roberto, que de vilão na Luz se transformou em herói na Grécia, fazendo pelo menos 7 defesas fundamentais para a manutenção do resultado da partida ate o apito final, e que lhe valeram a indicação para melhor homem em campo. Na sua centésima partida como visitante na Liga dos Campeões (ate então o time da Luz tinha vencido 23, empatado 29 e perdido 47 vezes), o Benfica sofre a sua 48a derrota fora de casa e vê complicada sua pretensão de evoluir para a próxima fase da Liga dos Campeões, caindo agora para a 3a posição no grupo com apenas 4 pontos, ficando apenas a frente do Anderletch que só tem 1 ponto; e atrás de PSG com 10 pontos e Olympiakos com 7 pontos. As duas últimas jornadas marcam os seguintes confrontos: Anderletch x Benfica e PSG x Olympiakos (a 27 deste mês); e Benfica x PSG e Olympiakos x Anderletch (a 10 de dezembro).

Hulk “salva” Porto de nova derrota

Pelo grupo G, nessa quarta-feira, o Atlético de Madrid recebeu, e goleou por 4×0, o Áustria Viena. No outro jogo foi a vez do Zenit receber o Porto e ficar no empate por 1 gol; graças ao pênalti desperdiçado por Hulk, que chutou para a defesa de Helton quando a partida já estava empatada por 1 gol. O time dos dragões abriu o marcador através de Lucho Gonzalez, que aproveitou um cruzamento da direita para fazer de cabeça aos 23 minutos. Cinco minutos após, Helton e Alex Sandro bateram cabeça dentro da área permitindo que a bola sobrasse para Hulk fazer o gol de empate. No mais a partida foi monótona, com o time luso se defendendo e o russo tentando atacar, mas sem criatividade.

O Atlético de Madrid é o líder isolado com 12 pontos (venceu os 4 jogos disputados); o Zenit segue na 2a posição com 5 pontos, seguido pelo Porto na 3a posição com apenas 4 pontos (1 vitória fora, 1 empate fora e 2 derrotas em casa); e o Áustria o ultimo colocado com 1 ponto.

A próxima jornada, a 26 de novembro, terá o Porto recebendo o Áustria, e o Zenit recebendo o Atlético.

E a última jornada, a 11 de dezembro, terá o Áustria recebendo o Zenit, e o Atlético recebendo o Porto.

Liga Europa

Paços de Ferreira derrotado novamente

Nessa quinta-feira, pelo grupo E, o Pandurii recebeu a Fiorentina, sendo derrotado por 2×1. No outro jogo o Dnipro recebeu o Paços de Ferreira e venceu por 2×0. Na estreia do técnico Henrique Calixto, e mesmo com um pênalti a seu favor não assinalado, o Paços sucumbiu perante a diferença técnica entre as equipes; sofrendo um gol em cada uma das etapas; que alijaram matematicamente o time da cidade do móvel da Liga Europa.

A Fiorentina continua mais líder do que nunca com 12 pontos em 4 jogos, seguida pelo Dnipro com 9 pontos, e Pandurii e Paços de Ferreira com apenas 1 ponto.

A próxima jornada, a 28 deste mês, marca os confrontos Dnipro x Pandurii, e Paços de Ferreira x Fiorentina. Já a ultima jornada, que acontecera a 12 de dezembro, colocara frente a frente Fiorentina x Dnipro e Pandurii x Paços de Ferreira.

Estoril peca nas conclusões e não sai do empate

O Estoril recebeu nessa quinta-feira a equipe do Friburgo, dominando do começo ao inicio da partida, criando pelo menos 10 chances claras e reais de jogo, mas pecando nas finalizações, que ou iam para fora ou paravam nas mãos do goleiro adversário, herói do jogo. O empate sem gols praticamente eliminou o time praiano da disputa, que agora conta com apenas 2 pontos ganhos. No outro jogo o Sevilha recebeu o Liberec e empatou por 1 gol.

O líder do grupo H é o Sevilha, com 8 pontos; seguido pelo Liberec com 6; e pelo Friburgo com 3 e Estoril com apenas 2 pontos.

A próxima jornada, a 28 de novembro, marca os confrontos entre Liberec x Friburgo, e Sevilha x Estoril; e a ultima jornada, a 12 de dezembro, colocara frente a frente Friburgo x Sevilha; e Estoril x Liberec.

V.Guimarães perde além dos descontos

Nessa quinta-feira, pelo grupo I, o Rijeka recebeu o Lyon ficando no empate por 1 gol. No outro jogo o V.Guimarães recebeu o Betis e fez junto com os espanhóis uma partida equilibrada lado a lado, com ligeiro predomínio de criação de jogadas ofensivas por parte do Betis. Tudo caminhava para o empate, quando o arbitro assinalou 3 minutos de acréscimos. Na entrada do minuto 93 da partida o time visitante foi para o ataque criando pelo menos 3 oportunidades ofensivas que hora foram cortadas para lateral, hora foram para a linha de fundo. Na ultima delas, já entrando no 4o minuto de acréscimo (1 minuto além dos 3 dados pelo arbitro), o jogador Chuli do Betis ganhou do zagueiro e goleiro lusos, mandando a bola lentamente para o fundo das redes vimaranenses, decretando a injusta derrota portuguesa no jogo. Ao final da partida, torcedores das 2 equipes entraram em confronto, com uma Van espanhola sendo incendiada.

O líder do grupo I é o Betis com 8 pontos, seguido Lyon com 6, o V.Guimarães com 4 e o Rijeka com 2 pontos.

A próxima jornada marca para o próximo dia 28, Lyon x Betis, e Rijeka x V.Guimarães.

E a ultima jornada, a 12 de dezembro, colocara frente a frente Betis x Rijeka e V.Guimarães x Lyon.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 10ª jornada da Superliga só acontece dentro de 3 semanas, devido aos jogos da Taça de Portugal e do play-off final para o Mundial de 2014.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Belenenses

O técnico do Belenenses, Van der Gaag, afastado do comando da equipe por problemas cardíacos, esta a se recuperar bem e pode em breve retornar ao comando da mesma dentro de campo, visto que no momento ate já coordena e dirige seus jogadores nos treinos.

Na ultima quinta-feira Jose Mourinho completou 31 anos de um hat-trick feito com a camisa do Belenenses, em partida disputada contra uma equipe dos Açores pela 4ª eliminatória da Taça de Portugal daquela temporada. O técnico da equipe do Restelo era o pai de Mourinho, que só o fez entrar na 2ª etapa, para fazer 3 dos 17×0 da goleada histórica. A época, como jogador, Mourinho era chamado de Jose Mario.

Benfica

Ate o ultimo mês de junho o Benfica, dos 3 grandes de Portugal, era o time que mais jogadores profissionais tinha em sua folha de pagamento: 88 no total. Somando os jogadores das folhas de Benfica, Sporting e Porto o numero de profissionais chegava a astronômica marca de 227 atletas.

Segundo jornais portugueses o Benfica pagou 7,5 milhões de euros a empresários, na temporada passada, por conta de comissões nas negociações de jogadores.

Portugueses no Exterior

Jornais cariocas dão como certa a contratação do treinador Joel Santana para dirigir a seleção da Angola, inclusive citando que o mesmo já se encontra em Luanda.

Cristiano Ronaldo marcou mais um gol na Liga dos Campeões (o oitavo em 4 jogos; e o de numero 222 com a camisa do Real); desta feita no empate fora por 2 gols com a Juventus da Itália. Nesse sábado, agora pelo campeonato espanhol contra o Real Sociedad, nova goleada merengue, quando o time de Ronaldo fez 5×1, com mais 3 gols do madeirense. Ate o momento Cristiano já fez 24 gols em 17 jogos do campeonato espanhol na presente temporada.

Depois da polemica sobre as declarações e comparações feitas entre Messi e Cristiano Ronaldo, Blatter surpreendeu novamente esta semana ao anunciar que neste ano os finalistas à Bola de Ouro serão 5 e não 3 como têm acontecido desde a criação do troféu.

A finalíssima da Liga dos Campeões de Futebol Feminino na temporada de 2013/2014 será disputada no Estádio do Restelo (com capacidade para 19300 expectadores). Normalmente esta final acontece dois dias antes da finalíssima da Liga dos Campeões (masculino) a na mesma cidade (como será nessa temporada com a final sendo disputada no Estádio da Luz, a 24 de maio de 2014).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: