Destaques da Semana: Um gol encarnado entre os 10 mais bonitos de 2013

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Um gol encarnado entre os 10 mais bonitos de 2013

NEYMARSaiu a lista dos 10 gols mais bonitos de 2013 que concorrerão ao premio de mais belo da temporada. O vencedor será divulgado na entrega da Bola de Ouro em janeiro próximo; e dentre os concorrentes esta um gol do campeonato português marcado por Matic do Benfica, em partida realizada contra o Porto a 13 de janeiro deste ano no Estádio da Luz.

Eis a lista completa dos gols:

– Peter Ankersen (10 agosto de 2013) Esbjerg – Aarhus, campeonato da Dinamarca

– Lisa De Vanna (1 junho de 2013) Sky Blue FC – Boston Breakers, Liga feminina norte-americana

– Antonio Di Natale (7 abril de 2013) Udinese – Chievo, campeonato italiano

– Zlatan Ibrahimovic (13 novembro de 2012) Suécia – Inglaterra, particular

– Panagiotis Kone (16 dezembro de 2012) Nápoles – Bolonha, campeonato italiano

– Daniel Ludueña (27 julho de 2013) Pachuca – Tigres, campeonato mexicano

– Nemanja Matic (13 janeiro de 2013) Benfica – Porto, campeonato português

– Louisa Nécib (17 março de 2013) Lyon – St. Etienne, campeonato feminino francês

– Neymar (15 junho de 2013) Brasil – Japão, Taça das Confederações

– Juan Manuel Olivera (28 agosto de 2013) Náutico – Sport Recife, Taça Sul-americana

 

UEFA banca novo gramado para o Restelo

Por conta da final, no Estádio do Restelo, da Liga dos Campeões de Futebol Feminino, que acontecera 2 dias antes (22 de maio) da final da Liga dos Campeões de Futebol Masculino no Estádio da Luz, a UEFA (se for necessário) ira arcar com os custos da reforma ou troca do gramado do Estádio do Belenenses, algumas semanas antes do jogo. Uma delegação da entidade já visitou o local e determinou também outra serie de melhorias que ira bancar como um upgrade na iluminação do estádio para receber a transmissão televisiva e a construção, de forma provisória, de uma tribuna presidencial, junto ao camarote da Direção, para a entrega do troféu a equipa vencedora e as medalhas a todas as jogadoras.

 

PLAY-OFF MUNDIAL 2014

Vitória magra, mas sem levar gol

Portugal e Suécia fizeram na tarde e noite desta sexta-feira uma partida disputadíssima e cheia de emoções, para os mais de 60 mil torcedores que compareceram ao Estádio da Luz; com o time luso terminando o 1ª tempo com quase 65% de posse de bola, embora tenham sido dos suecos as maiores oportunidades de gol nessa etapa. Aos 5 minutos João Moutinho, após jogada entre Cristiano e Meireles, passou pelo goleiro adversário e chutou na rede pelo lado de fora. No minuto seguinte, num cruzamento para a área portuguesa não cortado pela defesa, Elmander quase marcou desviando a bola que passou rente a trave de Rui Patrício. Por volta dos 20 minutos, num chute desferido por Larsson à entrada da área, Rui Patrício desviou com a ponta dos dedos uma bola que tinha destino certo para a meta lusa. Um pouco depois, em cobrança de falta de Kallstrom, mais uma vez a bola passa raspando o ângulo superior da meta defendida pelo goleiro português.

Para o segundo tempo tudo mudou; com o ataque luso sendo mais objetivo e pressionado os suecos desde o meio de campo (ao meio desta etapa Paulo Bento trocou Postiga por Hugo Almeida e depois Meireles por Josué); que acuados pouco fizeram ou criaram ate o apito final; a não ser rebater as bolas alçadas na área. Porem numa delas, aos 38 minutos, vinda do lado esquerdo pelos pés de Miguel Veloso, não foi mais possível evitar, com Cristiano Ronaldo mergulhando de peixinho e fazendo um belo gol de cabeça, que decretou a vitória magra (mas sem levar gol) da seleção portuguesa. Na sequencia, Cristiano ainda mandou uma bola de cabeça no travessão russo; mas ficou por isso mesmo: Portugal 1×0 Suécia; com Cristiano sendo o homem do jogo e Ibrahimovic anulado por Pepe. Na próxima terça, no terreno inimigo, Portugal joga todas as suas fichas, para chegar ao Mundial do Brasil.

Nos demais jogos do play-off a Grécia, do técnico português Fernando Santos, fez 3×1 na Romênia; a Ucrânia fez 2×0 na França; e a Islândia empatou sem gols com a Croácia.

 

TAÇA DA LIGA

Após a realização esta semana dos dois últimos jogos que faltavam da Taça da Liga (Acadêmica 0x0 Penafiel; e V.Guimarães 1×2 Leixões) já são conhecidos os oitos classificados para a fase seguinte da Taça da Liga:

Beira-Mar; Covilha; Marítimo; Belenenses; Gil Vicente; Penafiel; Leixões e V.Setubal.

 

TAÇA DE PORTUGAL

No próximo dia 22 acontecera o sorteio da 5ª eliminatória da Taça de Portugal para a qual já estão classificados Penafiel (L2), Gil Vicente (L), Arouca (L), Benfica (L), Atlético (L2), Académica (L), Marítimo (L), Rio Ave (L),
V. Setúbal (L), Estoril (L), Braga (L) e Porto (L); restando ainda por se definir mais 4 classificados que sairão dos seguintes confrontos:

Domingo (17 novembro)

Fafe (CNS) – Desp. Aves (L2) 14 horas

Tondela (L2) – Paços de Ferreira (L) 15 horas (Sport TV1)

Quarta-feira (4 dezembro)

Covilhã (L2) – Leixões (L2) 14 horas

Beira-Mar (L2) – Feirense (L2) 15 horas

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 10ª jornada da Superliga só volta semana que vem, devido aos jogos da Taça de Portugal e do play-off final para o Mundial de 2014.

No dia 23, sábado, o Benfica recebe o Braga as 18:15h.

No mesmo dia, as 20:15h, é a vez do Porto receber o Nacional.

No domingo, dia 24, as 15:45h o V.Guimarães recebe o Sporting.

Já às 16h o Marítimo recebe o Gil Vicente; mesmo horário no qual o V.Setúbal recebe o Arouca.

As 17:45h o Rio Ave recebe o Estoril.

E as 19:45h o Paços de Ferreira recebe o Belenenses.

A jornada só termina na segunda, dia 25, quando as 20:15h o Olhanense recebe a Acadêmica.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Rubem Amorim sofreu ruptura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito, no clássico frente ao Sporting, e com isso devera ficar afastado dos gramados por no mínimo 2 meses.

O Benfica conquistou nesse sábado a Taça Intercontinental de Hóquei sobre Patins (disputa entre o Campeão Europeu e o Campeão Sul-americano), ao bater em Torres Novas o Sport do Recife por 10×3. Em 14 edições da Taça essa foi apenas a 2ª conquista portuguesa (a primeira foi em 1992 quando o Óquei de Barcelos venceu o Sertãozinho de S.Paulo).

O presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, de família também portuguesa, vai tentar uma redução no preço do passe de Alan Kardec, emprestado pelo Benfica com passe estipulado em 4 milhões de euros. As negociações já estão rolando, com Nobre inclusive falando que em Portugal é benfiquista, assim como o são seus parentes portugueses.

Sporting

Com a desculpa de querer fazer caixa para contratar Elias junto ao Sporting, o Flamengo inflacionou o preço dos ingressos para a partida de volta da decisão da Taça do Brasil contra o Atlético Paranaense, com valores variando de 80 a 800 reais.

Porto

Depois de desmaiar num restaurante ao meio dessa semana, e entrar de cadeira de rodas num hospital do Porto, Pinto da Costa, que sofre de insuficiência cardíaca, poderá ser submetido a nossa cirurgia cardíaca; sendo o seu estado de saúde mais grave do que tenta amenizar a direção portista.

Naval

Depois de ter 12 pontos retirados por determinação da FIFA em abril ultimo (quando ainda não havia sido rebaixada da 2a Liga para a serie B do Campeonato Nacional de Seniores, no qual ocupa no momento a 7a posição com 8 pontos), por dividas com antigos jogadores, novamente a Naval volta a ser punida pela entidade máxima do futebol que determinou agora, pelo não pagamento ao Corinthians Alagoano do passe do passe do jogador George (contratado em 2000), a perda de 6 pontos, que se subtraídos levara a equipe de Figueira da Foz a ultima posição do campeonato que disputa, ficando com apenas 2 pontos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: