Destaques da Semana: Portugal em 5º no Ranking da FIFA

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

SelecaoPortuguesa_CR7MundialPortugal em 5º no Ranking da FIFA

As duas vitórias de Portugal no play-off contra a Suécia, e a consequente classificação da seleção lusa para o Mundial do Brasil, fizeram o esquadrão português subir 9 posições no ranking da FIFA, saltando da 14ª posição para a 5ª, atrás apenas da líder Espanha, Alemanha, Argentina e Colômbia. Atrás de Portugal seguem Uruguai, Itália, Suíça, Holanda e Brasil, em 10ª colocação.

 

TAÇAS EUROPÉIAS

Liga dos Campeões

Paulo Fonseca contestado por novo insucesso portista no Dragão

Pelo Grupo G; que continua tendo o Atlético de Madrid na liderança, só que agora com 13 pontos após o empate por 1 gol, na Rússia, com o Zenit (que subiu para os 6 pontos); o Porto, após sair atrás no marcador no Dragão, chegou apenas ao empate e desperdiçou a oportunidade de assumir a vice-liderança do grupo, ficando ainda um ponto aquém do Zenit. Com o resultado os austríacos somaram o segundo ponto na Liga dos Campeões, enquanto os lusos continuaram a não obter vitória em casa (ate agora foram 2 derrotas e 1 empate). Num jogo apático, uma falha de passe de Danilo permitiu ao Áustria a abertura do placar aos 11 minutos. O time do Porto bem que tentou atacar, mas a opção de Paulo Fonseca por Lica e Maicon, relegando Varela e Otamendi ao banco, não surtiu efeito em termos ofensivos; mesmo com a entrada de Varela na etapa final no lugar de Defour. A mudança serviu, quando muito, para evitar outra derrota portista (Jackson Martinez empatou a partida aos 3 minutos do 2º tempo), pois os erros de ataque foram demasiados, e ainda aliados a grande atuação do goleiro do Áustria. Para sonhar com a próxima fase (e não ter que ser relegado a Liga Europa como 3o do grupo) o Porto precisa nessa última jornada, vencer o Atlético de Madrid na Espanha e torcer para que o Áustria Viena não perca em casa para o Zenit. A torcida não perdoou a equipe e muito menos o técnico Paulo Fonseca, que saiu do gramado debaixo de muitos apupos, vaias e lenços brancos acenando por sua demissão (nos últimos cinco jogos do Porto, apenas uma vez os dragões venceram).

Num jogo fraco Benfica vence e é ajudado pelo PSG

Pelo Grupo C; que continua com o PSG liderando, agora com 13 pontos, após vitória em casa nessa quinta e no ultimo minuto, por 2×1 frente, ao Olympiakos (o que ajudou o Benfica), seguido ainda pelo Olympiacos com 7; o Benfica venceu o Anderlecht fora por 3×2, também no ultimo minuto, e empatou na segunda posição com os gregos (embora ainda atrás por confronto direto e saldo de gols; visto que o time encarnado tem menos um e o grego tem zero). O Anderlecht continua em ultimo com apenas 1 ponto e agora precisa, na última jornada dia 10 de dezembro, segurar o Olympiakos na Grécia; enquanto na Luz o Benfica precisa vencer o PSG ou fazer um resultado melhor que os gregos.

Nessa partida em Bruxelas, fraca tecnicamente, o Benfica, embora superior em campo, permitiu que os donos da casa abrissem o marcador aos 18 minutos quando após cobrança de escanteio o zagueiro Mbemba ganhou de Luisão e concluiu para as redes. Mesmo assim o gol sofrido não desanimou os comandados de Jorge Jesus, que aos 34, após cobrança de falta de Enzo Perez, conseguiu empatar com Matic, de cabeça. Para a segunda etapa o Benfica voltou com forte pressão ofensiva e logo aos 7 minutos virou o placar, quando novamente Enzo Perez foi o garçom, desta vez servindo Gaitan, que num belo arremate, quase caído, fez com que a bola desviasse em Mbemba e entrasse na meta do Anderlecht. Dai para frente o Benfica levou o jogo em banho Maria, achando que o resultado estava garantido; quando então, por descuido e relaxo de sua defesa, que deu espaço para o ataque adversário, Massimo Bruno invadiu tranquilamente a área empatou o jogo. Numa última tentativa, Jesus trocou aos 43 minutos Enzo Perez por Rodrigo, que aos 45, após receber belo lançamento de Sulejmani, fez o gol que deu a vitória ao time lencarnado por 3×2 e reascendeu as esperanças de classificação para a próxima fase.

 

LIGA EUROPA

Paços de Ferreira despede-se tirando os primeiros pontos da Fiorentina

No Grupo E; mesmo com o empate sem gols com o Paços de Ferreira em Portugal (primeiros 2 pontos que os italianos perdem nesta fase) a Fiorentina continua liderando, agora com 13 pontos, mas seguida de perto pelo Dnipro com 12, devido a vitória em seus domínios, também nessa quinta, frente ao Pandurii por 4×1. O Paços de Ferreira (já eliminado) somou seu 2o ponto, e o Pandurii continua com apenas 1. A última jornada a 12 de dezembro marca os confrontos entre Fiorentina e Dnipro; e Pandurii x Paços.

Estoril empata e diz adeus a Liga Europa

Pelo Grupo H; com o empate frente ao Estoril na Espanha, por 1 gol, o Sevilha continua liderando, agora com 9 pontos, seguido pelo Friburgo, que nessa mesma quinta venceu fora o Liberec por 2×1 e assumiu a 2a colocação com 6 pontos, mesma do Liberec, mas que deixa os alemães em vantagem pela vitória no confronto direto. Com o empate (os espanhóis fizeram 1×0 no inicio do jogo, mas o time praiano conseguiu o empate no final do confronto) o Estoril subiu para 3 pontos, mas já sem chance alguma de classificação. A última jornada acontece a 12 de dezembro com o Friburgo recebendo o Sevilha e o Estoril recebendo o Liberec.

V.Guimarães também fora da Liga Europa

O Grupo I agora tem o Lyon liderando com 9 pontos depois da vitória em casa, nessa quinta, por 1×0 frente ao Betis, que caiu para a 2a colocação com 8 pontos, mas que assim como os franceses já se qualificou para a próxima fase após o empate sem gols na Croácia do V.Guimarães com o Rijeka, também nessa quinta; pois mesmo que os vimaranenses vençam o Lyon na última partida dia 12 de dezembro, em Guimarães, perderão no desempate pelo confronto direto. No outro jogo da última rodada, o Betis recebera o Rijeka na mesma data.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 10ª jornada só terminou nesse dia 25, com o Olhanense recebendo a Acadêmica as 20:15h, e perdendo por 1×0.

Já a 11ª jornada começou nessa sexta, com o Braga recebendo o Olhanense as 20:15h e finalmente vencendo, depois de 5 derrotas consecutivas; e desta feita por goleada: 4×1

No sábado, no mesmo horário, a Acadêmica recebeu o Porto, e com um gol de Fernando Alexandre derrotou o time portista, que ainda teve um pênalti inexistente marcado a seu favor, aos 37 da etapa final e desperdiçado por Danilo, que chutou para a defesa do goleiro dos estudantes. À chegada ao Estádio do Dragão, a delegação portista foi hostilizada por cerca de 200 torcedores que cercaram o ônibus e ate dispararam contra ele fogos de artifício.

No domingo mais cinco jogos aconteceram, sendo três às 16h: Arouca 1×2 Marítimo; Nacional 2×2 V.Setubal e Belenenses 0x0 Gil Vicente.

As 17:45h o Rio Ave recebeu o Benfica, e perdeu por 3×1.

E as 19:45h foi a vez do Sporting receber o Paços de Ferreira, golear por 4×0, assumir a liderança do campeonato (empatado com o Benfica com 26 pontos, mas na frente pelo saldo de gols; onde o time de Alvalade, que marcou 28 vezes e levou 9 gols tem 19 de saldo contra 12 do Benfica, que marcou 20, mas tomou 12 gols), e da tabua de artilheiros com Montero chegando aos 11 gols após os dois marcados nesse domingo.

A jornada só termina amanha, dia 2 de dezembro, com Estoril recebendo o V.Guimarães às 20h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Por conta de uma verba de 3,28 milhões de euros que o Flamengo devera receber do Grêmio, que foi condenado em última instancia a indenizar o clube carioca pelo não repasse de parte do passe do jogador Rodrigo Mendes, que em 2003 foi negociado com o futebol japonês pelos gaúchos; Elias poderá finalmente ser contratado pelo time da Gávea pelos 5 milhões de euros que o Sporting pede. Porém, para baratear o custo, os cariocas querem incluir o jogador Luis Antonio na jogada como moeda de troca.

Portugueses no Exterior

O seguro do astro Cristiano Ronaldo foi essa semana atualizado pelo Real Madrid e agora esta orçado em 103 milhões de euros. Cristiano, machucado, assistiu ao meio dessa semana, das arquibancadas, a vitória do Real frente ao Galatasaray, partida onde foram distribuídas 45 mil mascaras de Cristiano, e ainda onde a torcida merengue ergueu uma gigantesca bandeira com o rosto do craque luso e as inscrições “Bola de Ouro” para CR7.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: