Destaques da Semana: Benfica dá adeus à final na Luz

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

TAÇAS EUROPÉIAS

Liga dos Campeões

Benfica dá adeus à final na Luz

Benfica_logoPelo Grupo C; o Benfica recebeu o PSG e venceu por 2×1, mas caiu para a Liga Europa devido à vitória do Olympiakos em casa, por 3×1, frente ao Anderlecht, o que igualou em pontos as duas equipes no segundo lugar (ambas com 10 pontos; e o PSG em 1o com 13 pontos), mas com vantagem para os gregos tanto no saldo de gols quanto no confronto direto. Embora dominando a partida frente ao PSG (que jogou sem Ibrahimovic e outros titulares), foram os franceses a abrir o marcador após bobeira de Arthur numa cobrança de falta. O time luso empatou ainda no 1o tempo, através de pênalti convertido por Lima; e não encontrou muita resistência para virar o jogo na etapa final através de Gaitan; mas o resultado foi insuficiente devido à vitória do Olympiakos, que assim evolui para a próxima fase da Liga dos Campeões, alijando o Benfica para a Liga Europa, onde porém será cabeça de grupo no sorteio da semana que vem, por ter sido um dos quatro melhores terceiros colocados.

Áustria Viena ajuda, mas Porto peca e desce para Liga Europa

O Porto jogou nessa quarta, precisando vencer na Espanha o Atlético de Madrid e torcer por um resultado negativo do Zenit na Áustria, frente ao Áustria Viena. E para surpresa de todos, o Áustria, que ate então tinha conquistado apenas dois pontos, mesmo saindo atrás no marcador, virou o jogo e goleou por 4×1 o Zenit, fazendo a sua parte. Mas o time pessimamente comandado por Paulo Fonseca sucumbiu de novo, mais pela própria incompetência do que pela superioridade do adversário, que abriu cedo o marcador na 1ª etapa, num lance isolado em que Raul Garcia fez o que quis na frente de Maicon, e mesmo sem ângulo concluiu para as redes de Helton, que também falhou. Ainda assim o Porto mandou, nessa etapa, três bolas nas traves espanholas e desperdiçou um pênalti aos 28 minutos, através de Josué, que chutou para a defesa do goleiro Aranzubia; mas como o que vale é gol, Diego Costa tratou de selar o resultado da partida fazendo o 2×0 (que seria o resultado final do jogo) antes do final dos primeiros 45 minutos. Na etapa final o jogo decorreu mais em ritmo de treino, sem maiores mudanças. Com o resultado, o time dos dragões desce para a Liga Europa, mas sem ser cabeça de grupo; visto que, diferentemente do Benfica, não ficou entre os 4 melhores terceiros colocados da Liga dos Campeões. O Grupo G terminou com o Atlético de Madrid na liderança com 16 pontos, o Zenit com 6, o Porto com 5 e o Áustria com 5.

Liga Europa

Paços de Ferreira

Pelo Grupo E, já eliminado, o Paços de Ferreira jogou fora nessa quinta, dia 12, contra o Pandurii, e empatou sem gols, terminando o grupo na 3a posição. Fiorentina em 1o e Dnipro em 2o foram os classificados.

Estoril

Pelo Grupo H; já eliminado, o Estoril recebeu nessa quinta, dia 12, o Liberec e perdeu por 2×1; terminando na última posição. Sevilha em 1o e Liberec em 2o foram os classificados. 

V.Guimarães

Pelo Grupo I; já eliminado, o V.Guimarães recebeu também nessa quinta, dia 12, o Lyon e perdeu por 2×1, ficando em 3o lugar. Lyon em 1o e Betis em 2º foram os classificados.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 10ª jornada terminou as 20:15h desta segunda-feira quando o V.Setubal recebeu a Acadêmica, e venceu por 1×0.

Já a 11ª jornada começou nesta sexta, dia 13, com a Acadêmica recebendo o Marítimo, e empatando por 1 gol.

No sábado mais dois jogos.

As 18h o Braga recebeu o V.Setubal e venceu por 2×0.

E as 20:15h foi a vez do Sporting receber o Belenenses e golear por 3×0, apesar do pênalti duvidoso marcado a favor dos leões e que suscitou muita reclamação.

No domingo, três jogos.

As 16:15h o Arouca recebeu o V.Guimarães e perdeu por 2×0.

As 18:15h foi a vez do Olhanense receber o Benfica e perder por 3×2.

E as 20:15h foi a vez do Rio Ave receber o Porto e perder por 3×1.

 

A jornada só termina amanha (segunda, dia 16) com mais dois jogos: às 19h o Nacional recebe o Paços de Ferreira; e as 20:15h o Estoril recebe o Gil Vicente.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Porto

Quaresma assinou mesmo com o Porto, mas o salário de 100 mil euros inicialmente especulado pela imprensa só será auferido em caso de conquista de todas as metas estipuladas no contrato. De imediato Quaresma recebera 50 mil euros por mês (600 mil euros por temporada).

Benfica

O gol de Matic pelo Benfica, em partida realizada a 13 de janeiro deste ano, no Estádio da Luz, contra o Porto, esta entre os 3 gols finalistas para a escolha em janeiro do melhor da temporada. Os outros dois gols foram o de Ibrahimovic pela Suécia contra a Inglaterra, e o de Neymar pelo Brasil contra o Japão.

No 1º ano de TV Benfica independente de intermediários, os dirigentes encarnados preveem um faturamento superior a 22 milhões de euros.

Beira-Mar

A briga da direção do clube com a direção da SAD do Beira-Mar, de propriedade do iraniano Majid Pishyar, por supostos incumprimentos de investimentos prometidos quando da venda da maioria das ações, e que levou inclusive ao pedido judicial de insolvência contra a SAD, fez com que a maioria das ações mudasse de dono; visto que investidores italianos da família Pozzo (proprietários do Granada e da Udinese, e de jogadores em formação no Brasil), donos do Grupo Píeralisi (fabricantes de maquinas e equipamentos industriais) compraram os 85% das ações do Beira-Mar que pertenciam ao iraniano.

Braga

Num pleito que reuniu 3079 sócios votantes, Antonio Salvador foi reeleito presidente do Braga nesse final de semana com mais de 86% dos votos, contra o adversário Nuno Carvalho, que ficou com pouco mais de 13%.

Naval

Por 6 milhões de euros a Naval teve 90% das ações de sua SAD negociadas com um grupo de empresários brasileiros da empresa Liberty-Brasil, liderados por Paulo Bolou e Cleiston Rezende. O intuito e trazer a equipe de Figueira da Foz de volta a liga maior de Portugal num prazo máximo de 2 anos.

Portugueses no Exterior

Nesta temporada Jose Mourinho não conseguiu chegar entre os 3 finalistas na disputa do melhor técnico da FIFA. Os indicados foram Alex Ferguson (ex-Manchester United), Jurgen Klopp (Borussia Dortmund) e Jupp Heynckes (ex-Bayern de Munique).

Já Cristiano Ronaldo mais uma vez esta entre os 3 finalistas para a escolha, que acontecera em janeiro, do melhor jogador da temporada. Os outros dois são Messi e Ribery.

Por falar em Cristiano, o craque madeirense bateu mais um recorde; desta feita ao marcar mais um gol na fase de grupos da Liga dos Campeões (o 2o do Real nessa terça frente ao Copenhague, na vitória fora por 2×0); chegando aos 9 gols, e sendo assim o primeiro jogador a conseguir tal feito nessa fase da disputa.

A conceituada revista inglesa World Soccer elegeu Cristiano Ronaldo o melhor jogador de 2013; Jupp Heynckes (ex-tecnico do Bayern) o melhor treinador; e o Bayern a equipe do ano.

Jose Mourinho será nome de carro em 2014. As empresa Raff House (relojoaria requintada) e Manspory (especialista em tuning de carros) criará no próximo ano um superesportivo denominado Mourinho Super Car. Serão 11 veículos, com 750 cavalos cada um e ao preço unitário de dois milhões de euros. Logicamente que Mourinho será agraciado com o primeiro exemplar.

No ranking de clubes, que definira quantas equipes cada país colocara nas Taças Europeias dentro de duas temporadas, Portugal continua em 5o, visto que a França (adversário mais próximo de Portugal no 6o lugar), tal como Portugal, teve suas equipes pouco produtivas nessa rodada das Taças. O 4º posto esta ainda mais consolidado pela Itália, com 4 equipes nas disputas. Portugal e França agora contam com apenas duas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: