7 de 10 portugueses descontentes com medidas contra aumento do custo de vida

Da Redação com Lusa

Sete em cada dez portugueses estão insatisfeitos com as políticas adotadas pelo Governo para fazer face ao aumento do custo de vida e do preço da energia, acima da porcentagem de todos os Estados-membros da União Europeia (UE).

De acordo com um Eurobarómetro do Parlamento Europeu (PE) apresentado hoje e que inquiriu 1.002 portugueses entre 26.376 cidadãos da UE, 70% dos inquiridos nacionais estão descontentes com as políticas que o Governo português adotou para enfrentar o aumento do custo de vida e do preço da energia, mais do que a média de todos os países da UE (65%).

Apenas 28% dos portugueses acreditam que o executivo fez o que era necessário, abaixo da média europeia (33%).

Em linha com estas opiniões, 61% dos inquiridos estão também insatisfeitos com as políticas da UE para encarar os mesmos problemas, mais do que a percentagem europeia (57%).

O Eurobarómetro foi feito durante o mês de março e as entrevistas, presenciais e por videoconferência.

Corrupção

Mais de dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção feita ao nível da UE, em linha com as opiniões dos cidadãos dos outros 26 Estados-membros.

De acordo com Eurobarómetro, a menos de um ano das próximas eleições europeias, 67% dos portugueses inquiridos estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção e apenas 29% estão satisfeitos.

A percentagem de cidadãos descontentes com a luta contra a corrupção em Portugal é superior à média dos 27, com 60% insatisfeitos. Em oposição, 35% consideram que a UE está a fazer o suficiente para contrariar o flagelo da corrupção.

Um total de 26.376 cidadãos de todos os Estados-membros da União Europeia participaram neste Eurobarómetro, entre 02 e 26 de março deste ano.

Desta fatia, 1.002 portugueses responderam, presencialmente e por videoconferência, às mesmas questões que os concidadãos europeus, entre 04 e 21 de março.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: