Semana Nacional de Museus traz atividades presenciais e online no Museu do Café em Santos

Da Redação

A 20ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Nacional de Museus (Ibram) começou dia 16 e segue até 22 de maio, com o tema “O poder dos museus”. O Museu do Café no litoral paulista, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove uma programação especial para a ação, com atividades gratuitas presenciais e online.

Evento de abertura “Gênero e poder: museus, territórios do diálogo” | 17 de maio, às 15h – Na ocasião, serão apresentadas as motivações que levaram ao recorte temático adotado pela instituição e discussões acerca dos conceitos suscitados na curadoria das atividades. Transmissão pelo Youtube /museudocafe.

Mostra de vídeo-cartas Las mujeres cambian los museos | 18 a 22/05, das 10h às 17h – Exibição de vídeo-cartas produzidas para o projeto Las mujeres cabian los museos, promovido pela Universidade Complutense de Madrid, a Universidade de Buenos Aires e a Universidade de São Paulo, em parceria com Sistema Estadual de Museus.

Presencial (Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico de Santos)

Palestra “Museologia e feminismos: Territórios de poder” | 19/05, às 15h – A partir de relatos de experiências internacionais, nacionais e regionais, serão discutidos os diferentes papéis das mulheres na área da museologia. Transmissão pelo Youtube /museudocafe.

Palestra “Lugares de falas: Museus, oralidades e perspectivas de gênero | 20/05, às 15h – Em parceria com o Museu da Pessoa, a equipe do MC abordará os projetos de pesquisas que envolvem a temática de gênero e a atuação das mulheres no âmbito dos museus. Transmissão pelo Youtube /museudocafe.

Palestra “Companheiras nos ajudem! Museu em diálogo com coletivos locais | 21/05, às 15h – Coletivos feministas locais serão convidados a conhecer a exposição “O Feminino no Café: 1870-1930”, assistir a vídeo-carta “Queremos Voz!” e discutir sobre o poder dos museus no que se refere a perspectiva de gênero.

Presencial (Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico de Santos).

Programação desenvolvida com a curadoria conjunta entre a equipe do Museu do Café e a Prof.ª Dr.ª Lilian Amaral. Os interessados em participar devem realizar a inscrição previamente pelo link bit.ly/20SemanaDeMuseusMC.

Oficina de reciclagem, reutilização e renda | 22/05, às 13h – A oficina ensinará o reaproveitamento de cápsulas de café e outros materiais recicláveis, com o objetivo de amenizar os impactos ambientais e despertar nas pessoas a possibilidade de geração de renda.

Presencial (Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico de Santos).

Para garantir uma vaga, é preciso entrar em contato por meio do e-mail [email protected]

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria encerra às 17h)
R$ 10,00 e meia-entrada para pessoas com mais de 60 anos, aposentados, estudantes, crianças e jovens entre 8 e 16 anos, professores da rede particular de ensino e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br

 

São Paulo

A semana especial mobiliza as instituições museológicas de todo o Brasil, com diversas atividades e exposições. Segundo o Ibram –  Instituto Brasileiro de Museus, o poder dos museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo receberam cerca de 32 milhões de visitantes nos últimos dez anos (de 2011 a 2021). Em 2021, o número de visitas nas instituições do Governo de São Paulo foi de aproximadamente 1,4 milhão. Já em 2020, os museus receberam mais de 1 milhão de pessoas. Em 2019, antes da pandemia, foram cerca de 4 milhões de visitações.

Entre os anos de 2011 e 2021, os museus mais visitados foram, respectivamente: Museu Catavento (5,7 milhões), Pinacoteca (4 milhões), Museu do Café (3,4 milhões) e Museu do Futebol (3,2 milhões).

O Governo de SP possui um total de 21 museus em atividade – sendo 17 na capital e quatro no interior e no litoral. Neste ano, serão inaugurados o Museu das Favelas e o das Culturas Indígenas. O Museu do Ipiranga, fechado desde 2013, será devolvido à população em setembro, durante as comemorações do Bicentenário da Independência.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: