Centro Cultural Português com casa cheia para a Festa da Vindima em Santos

“Espaço ficou pequeno para a demanda”, diz presidente José Duarte

 

Por Odair Sene

O Centro Cultural Português de Santos, localizado à Rua Amador Bueno 188, recebeu um ótimo público (cerca de 400 pessoas) no dia 06 de abril quando realizou sua tradicional “Festa da Vindima”, um evento anual que oferece gastronomia, atração folclórica e principalmente, a tradição da pisa das uvas após a colheita feita no palco, com parreira montada especialmente para o evento.

O convidado teve o direito de levar uma cesta com o principal produto da época, além de acompanhar a grande atração da casa que é a exibição do elogiado Rancho Folclórico Verde Gaio.

Entre outras autoridades esteve o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, vários líderes associativos da baixada presentes, e a presença importante do prefeito Rogério Santos, que é um luso descendente, assíduo e declarado apoiador, frequentador das festas portuguesas na cidade.

Ao jornalista Ronaldo Andrade, o prefeito elogiou a arquitetura, o salão, o cuidado da direção para com o patrimônio tão rico do Centro Cultural. Conhecedor da época das vindimas em Portugal, Rogério até comentou quando acontece a colheita e pisa das uvas e lembrou da sua infância com o avô em Viseu.

“Quando acaba o verão e começa o outono lá, em setembro, outubro é a vindima, e aqui normalmente a festa acontece em março, abril, e isso me lembra meu avô, quando pisei as uvas em Carregal do Sal (Viseu) pela primeira vez, com meu avô José Pereira, sendo uma experiência que eu nunca mais esqueci, aos seis anos de idade”, disse ele que falou também sobre assuntos locais da cidade, como obras e eventos e as projeções sempre positivas de Santos.

Presente também estava no evento, a Sra. Celeste Mendes (apoiadora e sempre muito presente na casa), também esteve o Cônsul Geral Adjunto Jorge Longa Marques, e o responsável pelo Escritório Consular em Santos, José Augusto do Rosário. Os ilustres convidados foram motivo de alegria para o presidente José Duarte, que falou ao Portal TV Portuguesa sobre a festa que comandou.

“Foi uma festa organizada pelo RF Verde Gaio e foi uma surpresa até para mim, uma festa muito bonita, muito bem feita, público maravilhoso, uma pena não comportar mais pessoas aqui, foram cerca de 400 convites e isso seguramente temos que começar a pensar porque a demanda é muito maior”, disse ele elogiando a qualidade do evento, em especial o “acolhimento” e o “calor humano” que é um diferencial nos eventos da instituição.

 

 

Deixe uma resposta