Fado português pode tornar-se patrimônio cultural imaterial da Humanidade

Estilo está entre os candidatos à Lista da Unesco; só podem inscrever-se países que tenham assinado a Convenção de Salvaguarda do Património Imaterial Cultural, desta agência da ONU.

 

Por Susete Sampaio
Rádio ONU em Lyon

Detalhe em restaurante no bairro da Alfama em Lisboa. Foto: Mundo Lusíada

O Fado português é um dos candidatos a patrimônio cultural imaterial da Humanidade. O estilo musical típico da nação lusitana está entre as mais de 80 candidaturas enviadas para a Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco para a inscrição nas listas do Património Imaterial.

Este ano, a sexta edição do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial vai decorrer de 22 a 29 de novembro em Bali, na Indonésia.

Candidatos

Na mesma linha musical, há concorrentes como dança Saman da Indonésia ou a música mexicana dos Mariachi.

Os países africanos Mali, Burkina Faso e Côte d’Ivoire apresentam uma candidatura conjunta com o critério das práticas e expressões culturais associadas ao xilofone das comunidades Sénoufo. Essa candidatura faz parte de um total de 17 recomendadas para a Lista representativa do património cultural imaterial, de acordo com o comunicado publicado pela Unesco nesta quinta-feira.

Lista e Registro

Ao todo serão examinadas pelo Comité, constituído por 24 Estados membros da Unesco, 23 candidaturas propostas para inscrição da Lista que necessitem de uma salvaguarda urgente e outras 12 propostas de programas para o Registo das melhores práticas de salvaguarda.

Uma ajuda financeira será atribuída a atividades de salvaguarda, assim como vão ser examinados os primeiros relatórios periódicos dos Estados que vão pôr em prática a Convenção.

O patrimônio cultural imaterial engloba as praticas e expressões transmitidas de geração em geração, como é o caso das tradições orais, as artes do espetáculo, as praticas sociais, os rituais e eventos festivos, os conhecimentos e as práticas relacionadas com a natureza e o universo e o know-how na área do artesanato tradicional.

Para poder propor apresentar elementos nacionais para as Listas do patrimônio cultural, o país deve pertencer ao grupo dos 137 países que ratificaram a Convenção para Salvaguarda do Património Imaterial, adotada pela Unesco em 2003.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: