Alunos brasileiros participam de formação em Viana do Castelo

Da Redação

Uma parceria entre duas instituições, brasileira e portuguesa, firmou convênio para ministrar uma disciplina no Instituto Politécnico Viana do Castelo (IPVC) em Valença, Portugal, para alunos brasileiros de pós-graduação em Administração da Unesp.

A disciplina Tópicos Especiais em Gestão e Internacionalização teve objetivo de fomentar uma visão crítica acerca do processo estratégico de internacionalização das organizações agroindustriais, a partir da experiência Brasil x Portugal.

Estruturada na forma de um módulo internacional realizado in loco, a disciplina é composta por uma carga horária de 75 horas, sendo ministrada em tempo integral por professores da Pós-graduação em Administração da FCAV/Unesp Jaboticabal, e da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do IPVC em Portugal.

Além dos conteúdos ministrados em sala de aula, os alunos participaram de vistas técnicas. A primeira foi na Quinta de Soalheiro, uma vinícola de origem familiar produtora e exportadora de vinhos da casta Alvarinho, criada em 1974, que teve como objetivo fazer com que os alunos conhecessem o processo de produção de vinhos e o portfólio diferenciados da empresa, além de poder ver de perto a profissionalização de empresas familiares.

A segunda visita foi realizada em uma unidade produtiva do grupo ZF/TRW, inserida na divisão Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva do grupo ZF Friedrischafen AG. A unidade é responsável pela fabricação de volantes de direção e é fornecedora dos principais fabricantes de automóveis europeus, tais como o grupo PSA (Peugeot e Citröen), Renault-Nissan, FIAT, Volvo e grupo Volkswagen, General Motors e Ford.

A visita realizada teve objetivo de conhecer o processo de produção de uma multinacional e reconhecer a relevância da logística em organizações com operações globalizadas.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da FCAV/Unesp, Prof. David Ferreira Lopes Santos, “possibilitar aos alunos esse intercâmbio sociocultural, científico e técnico é de extrema importância a formação profissional. Essas características vêm ao encontro das aspirações do Programa de Mestrado Profissional em Administração da FCAV: estabelecer parceiras com instituições de ensino, pesquisa e extensão de elevado reconhecimento internacional que possam promover o aprimoramento dos participantes”.

A disciplina “Tópicos Especiais em Gestão e Internacionalização” foi oferecida pela primeira vez, no período de 15 a 19 de janeiro de 2018, contando com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração da FCAV/Unesp.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: