Cônsul português recebeu “Título de Cidadão Paulistano” em São Paulo

Por Odair Sene
O evento de entrega do “Titulo de Cidadão Paulistano” ao Cônsul Paulo Jorge Pereira Nascimento, aconteceu no dia 4 de fevereiro na Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta), por propositura do vereador Jonas Camisa Nova (DEM), que é filho de portugueses madeirenses e, segundo disse, sua assessoria fez um levantamento na comunidade, onde se destacou o nome do cônsul.
“Todos falaram se tratar de uma pessoa prestativa, trabalhador, além do que, o Cônsul ter sempre recebido todos com muita atenção nos assuntos encaminhados por nós ao Consulado”, disse enaltecendo a grande ligação “de irmandade” entre Portugal e Brasil e ainda rasgando elogios ao Funchal.
Recém chegado a São Paulo (pouco mais de um ano), o cônsul disse ao Mundo Lusíada que inicialmente entendeu “não ser merecedor” de tal homenagem, principalmente pelo tempo de trabalho ainda ser muito curto. Ao ponderar a homenagem, conforme o cônsul, entendeu se tratar de uma homenagem à Comunidade Portuguesa de São Paulo.
Apesar disso, percebeu que seria importante receber com grande gosto, além de grande orgulho “pessoal e profissional” porque ao longo desses 15 meses em São Paulo, completou: “me esforcei bastante, como é minha obrigação e meu dever, para estar próximo das autoridades de São Paulo, próximo da Comunidade Portuguesa, para que o Consulado possa prestar o melhor serviço possível. Sei que estamos sempre a quem daquilo que pretendemos, nunca estamos no ponto que pretendemos, mas nos esforçamos para isso. E portanto, esta é mais uma homenagem que me deixa cheio de orgulho pessoal mas muito honestamente, eu entendo como uma homenagem à Comunidade Portuguesa”, disse ele ao Mundo Lusíada.
O Cônsul Paulo Nascimento, que tem status de “Embaixador”, trabalhou em Portugal, onde foi condecorado pelo Presidente da República com a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito (é uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir atos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade), ele recebeu a honraria exatamente quando foi empossado como Embaixador. Depois no Senegal, o presidente daquele país atribuiu a ele a mais alta condecoração nacional a “Ordem do Leão”. Por isso Paulo Jorge Nascimento disse que receber o “Título de Cidadão Paulistano” foi mesmo muito significativo (e único em sua carreira diplomática).
Ao Mundo Lusíada o cônsul disse estar orgulhoso não só por ele, mas por estar representando o Estado português perante uma grande comunidade, muito presente na Cidade de São Paulo, e também na Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e tantos outras regiões.
“A impressão que eu tenho é de uma comunidade fortemente enraizada, com raízes profundas em todo o estado, mas que nunca esqueceu Portugal. O fato de estar fortemente enraizada nunca a fez perder as ligações com seu país de origem, e isso é particularmente salutar, mas outra característica que eu reconheço da comunidade aqui, é de ser uma comunidade extremamente solidária, com preocupações genuínas para com pessoas que não estejam tão bem, há uma preocupação de solidariedade quando acontece algo que afeta a vida familiar de alguém, falecimento por exemplo. E é uma comunidade reconhecida pela sua integridade humana, sua capacidade de trabalho, e sua seriedade, e isso são coisas que só podem nos encher de orgulho, quando a comunidade portuguesa é reconhecida desta forma, me deixa profundamente orgulhoso, e ainda posso acrescentar outra coisa, porque eu convivo com pessoas com cargos relevantes e nem por isso deixam de falar com orgulho também da sua ligação à comunidade portuguesa, pessoas com cargos relevantes no Brasil, e falam com orgulho, e isso é muito importante e um enorme orgulho”, disse ele.
Outra representação da Comunidade, especialmente das casas regionais, estava ali presente o presidente do Conselho da Comunidade Dr. Manuel Magno Alves, que falou ao Mundo Lusíada no sentido de parabenizar a Câmara Municipal pela iniciativa e o Cônsul pela representatividade ao Estado português.
“Estamos hoje na Câmara para prestigiar a concessão do Título de Cidadão Paulistano ao Cônsul Geral Dr. Paulo Jorge Nascimento. Embora esteja entre nós há pouco tempo, suas atitudes pessoais e atividades promovidas pelo Consulado, o credenciam a merecer uma das mais importantes, senão a mais importante honraria outorgada pela Câmara, o Título de Cidadão Paulistano. A partir desta data, aumentam suas responsabilidades para com a Comunidade Luso Brasileira, pois passa a pertencer, de fato e de direito, ao mais pujante Estado brasileiro, que tem, talvez, a maior comunidade portuguesa do país. Parabéns ao nosso Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Dr. Paulo Jorge Nascimento”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend