Com salão lotado, Festa da Vindima agita o Centro Cultural Português de Santos

Por Ronaldo Andrade

A tradicional Festa da Vindima do Centro Cultural Português de Santos agitou a comunidade luso-brasileira da Baixada Santista no dia 29 de abril, reunindo 400 convidados que assistiram à apresentação do Rancho Folclórico Verde Gaio, que realizou a representação da colheita e pisa de uvas, como feita em Portugal, além das danças e músicas do folclore português.

O presidente da entidade, José Duarte de Almeida Alves – que chegou ao evento pouco depois do desembarque em solo brasileiro, proveniente de Portugal, onde foi acertar detalhes da logística da digressão do Rancho Folclórico Verde Gaio ao país lusitano, marcada para os meses de julho e agosto – estava radiante com o êxito da festa:

“Um sucesso total, com a casa cheia, graças ao trabalho incessante dos integrantes do Rancho, Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e das andorinhas do GAP (Grupo de Apoio ao Presidente), que proporcionaram aos convidados um belíssimo evento”, declarou.

O dirigente também trouxe de Portugal uma medalha que foi entregue à sua esposa e presidente do GAP, Maria de Fátima Pereira Alves, devido aos relevantes serviços prestados à entidade e à comunidade luso-brasileira: “Fico feliz de ser reconhecida e homenageada pelo Governo Português”, afirmou.

O evento contou também com a presença do gestor público Isac Rosas e de sua esposa, Carolina Rosas, que estavam representando a deputada federal Maria Rosas (Republicanos / SP), que disponibilizou ao Rancho Folclórico Verde Gaio uma emenda parlamentar, no valor de 400 mil reais, para auxiliar na digressão a Portugal.

O português Rogério Afonso Vaz, membro da entidade por muitos anos, falou da Festa da Vindima do Centro Cultural Português de Santos. “A Festa da Vindima é uma festa tradicional e popular marcada pela alegria da colheita da uva e acontece em todos os países produtores de vinho.

Antigamente era uma atividade coletiva onde as pessoas participavam trabalhando voluntariamente na colheita das uvas dos vinhedos de seus vizinhos culminando o dia com uma animada festa.

A parte mais marcante é a PISA DA UVA na qual os participantes, de pés descalços pisavam as uvas que se transformavam em suco (mosto) e após alguns meses de fermentação num delicioso vinho caseiro.

O Centro Cultural Português mantém viva essa milenar tradição que está enraizada na cultura popular portuguesa. Parabéns aos seus organizadores e ao Rancho Folclórico Verde Gaio do Centro Cultural Português de Santos outro baluarte na conservação e divulgação desta bela festa”.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: