Câmara de Santo André promove homenagens no “Dia da Comunidade Luso Brasileira”

Por Odair Sene

Mantendo a tradição, a Câmara Municipal de Santo André promoveu na noite de 18 de abril uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Luso Brasileira.

O Presidente Carlos Ferreira (Republicanos) presidiu o evento. Também compuseram a mesa o Secretário de Ações Governamentais Pedrinho Botaro (vereador licenciado), o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo – Embaixador António Pedro Rodrigues da Silva e outras personalidades como o Cônsul Adjunto Jorge Longa Marques, o Presidente do Conselho da Comunidade Manuel Magno Alves, e a Presidente do Conselho Deliberativo da Casa de Portugal Márcia Maria Rodrigues – que também é presidente do Elos Clube do Grande ABC.

Além da presença de vários Vereadores e figuras públicas da cidade, o evento contou com a apresentação de um vídeo sobre Braga, cidade-irmã de Santo Andréa e com a apresentação da Corporação Musical Lira de Santo André.
O Vereador Marcos Pinchiari (PSDB) fez o pronunciamento como orador oficial da Câmara na solenidade, e o Cônsul António Rodrigues foi o orador representando a comunidade portuguesa. A noite foi finalizada com homenagens para figuras de destaque na Comunidade Luso-Brasileira.

Destaque para a presença do Cônsul Geral de Portugal em S.Paulo António Pedro Rodrigues Silva que esteve em companhia do Cônsul Adjunto Jorge Longa Marques – ambos foram recebidos pelo Secretário de Ações Governamentais de Santo André, o também luso descendente Pedrinho Botaro, que nesta noite esteve representando o Prefeito Paulo Serra.

Representando a Casa de Portugal do Grande ABC estava o presidente Paulo Augusto de Freitas, o vice presidente Carlos José Rodrigues, a presidente do Conselho Márcia Maria Rodrigues e vários dirigentes da principal entidade representativa na região do Grande ABC.

O presidente Paulo Freitas defendeu maior estreitamento das relações entre as cidades de Santo André e a portuguesa Braga, que são “cidades irmãs”.

Por sua vez o Secretário Pedrinho Botaro ressaltou a importância de observar os resultados positivos que a co-irmã Braga tem alcançado, como exemplo para o desenvolvimento econômico de Santo André.

No evento Pedrinho Botaro disse que “o diálogo e a valorização da comunidade sempre foram pontos fortes no Governo Municipal”, lembrando da estreita amizade junto à Casa de Portugal e de várias agendas públicas durante o ano, que mantém vivas essas relações, citando por exemplo a solenidade em homenagem ao português João Ramalho (realizada sempre no aniversário da cidade).

Homenageados:
Belmira Beato (a Bia); Isilda Saraiva Rachas; Fernando Rosa Santos; José Severiano da Silva; Cristiane C. Bezerra; Hospital Beneficência Portuguesa de São Caetano do Sul.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: