São Paulo determina uso obrigatório de máscaras em todo o Estado

Da Redação

O Governador de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (4), a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Estado por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir da próxima quinta-feira.

A regulamentação caberá às prefeituras, que definirão a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer a medida.

“A partir de hoje já passa a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado e agora estendemos isso a toda a população, com o objetivo de proteger os brasileiros de São Paulo, para que tenham menos possibilidade de serem infectados ou irem a óbito”, afirmou Doria.

A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira e faz parte das ações do Governo para frear o ritmo de contaminação da COVID-19.

O Ministério da Saúde registrou 101.147 casos de coronavírus e 7.025 mortes da doença no Brasil até as 14h deste domingo (3), segundo informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 31.772 casos e 2.627 mortes.

Doações

João Doria também anunciou que a campanha do Estado com a iniciativa privada já arrecadou R$ 577,7 milhões em doações para combater o novo coronavírus. O montante foi obtido junto a 362 empresas que integram o Grupo Empresarial Solidário de São Paulo, que atua em conjunto com as autoridades estaduais no enfrentamento à pandemia.

“Muito obrigado a todas as empresas, empresárias e empresários que estão sendo solidários neste Comitê ao longo destas últimas sete semanas. Vocês estão dando um bom exemplo de solidariedade e apoio a quem mais precisa”, afirmou Doria especialmente às 134 empresas doadoras.

As doações das últimas duas reuniões por teleconferência, realizadas em 27 de abril e 4 de maio, somam R$ 77,7 milhões e são ações de 28 empresas ou entidades por meio de recursos financeiros, produtos e serviços. Ao todo, as doações também arrecadaram alimentos, produtos de higiene, equipamentos hospitalares e de proteção individual para profissionais da saúde e das forças de segurança, entre outros materiais.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, integrante do Comitê Executivo do Governo Covid-19, destaca a importância desses recursos como alternativa à fonte própria Tesouro do Estado. “Com a perda econômica de receitas, como do ICMS, precisamos desses recursos. E o compromisso é priorizar ações voltadas ao combate do coronavírus, com uma parte significativa das doações arrecadadas em dinheiro destinadas às ações de promoção social, como doações de cestas básicas e higiene”, ressaltou.

Como doar

O Governo de São Paulo tem uma comissão responsável por organizar doações de privados e sociedade civil durante a crise do coronavírus. São aceitas doações em dinheiro, serviços e materiais, de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

O Estado elaborou uma cartilha para orientar doadores a contribuir sem a incidência de impostos. As doações em dinheiro são concentradas no Fundo Social de São Paulo. Todas as informações estão disponíveis no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/doacoes/. Os contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (11) 98882-1341 ou pelo e-mail [email protected].

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: