Portugal tem 251 lares de idosos infectados por Covid-19

Da Redação
Com Lusa

O número de lares em Portugal com casos de covid-19 é de 251, o que representa cerca de 14% das mais de duas mil residências sociais para idosos, segundo dados divulgados pelo secretário de Estado da Saúde.

“Do universo de 2.526 residências sociais para idosos existentes em Portugal, cerca de 14% têm casos de infecção pelo novo coronavírus, ou seja, 251 lares”, anunciou António Lacerda Sales na conferência de imprensa diária de atualização de informação relativa à infecção pelo novo coronavírus.

Segundo o governante, nos últimos dois meses foi possível transferir “quase 3.200 doentes dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde para as unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”.

Desde 09 de março, os serviços encontraram “mais de 290 respostas sociais permitindo libertar camas hospitalares”, acrescentou António Sales.

Portugal registra nesta quinta-feira 1.105 mortes relacionadas com a covid-19, mais 16 do que na quarta-feira, e 26.715 infetados (mais 533), segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde.

Em comparação com os dados de quarta-feira, em que se registravam 1.089 mortos, teve um aumento de óbitos de 1,5%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (26.715), os dados da Direção Geral da Saúde (DGS) revelam que há mais 533 casos do que na quarta-feira (26.182), representando uma subida de 2%.

A região Norte é a que registra o maior número de mortos (634), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (230), do Centro (213) Algarve (13), dos Açores (14) e do Alentejo que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de quarta-feira, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registro de óbitos.

Testes

Mais de 490 mil testes diagnóstico à covid-19 foram realizados em Portugal nos últimos dois meses, havendo um ‘stock’ de mais de um milhão de testes, anunciou o secretário da Saúde.

“Desde o dia 1 de março foram realizados mais de 490 mil testes diagnósticos covid-19”, disse António Lacerda Sales.

Os primeiros casos de covid-19 foram detectados em Portugal ​​​​​​​em 2 de março, existindo atualmente mais de 26 mil infetados confirmados no país.

Segundo o responsável, há neste momento 73 laboratórios a processar amostras no país: “34 laboratórios no Serviço Nacional de Saúde (SNS), 19 de grupos privados e ainda 22 de outros laboratórios, que incluem a Academia, o Exército, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária”.

O secretário de Estado anunciou ainda que “o ‘stock’ disponível de testes é de mais de um milhão”, tendo já sido distribuídos “pelos laboratórios do SNS e pelas regiões autônomas mais de 340 mil testes”.

A região norte recebeu quase metade desses testes (45% do total), seguindo-se Lisboa a Vale do Tejo (33%), a região Centro (8%), 4,4% no Algarve e 1,5% no Alentejo, tendo os restantes testes sido enviados para os Açores e Madeira, especificou António Sales.

Apesar de mais de um milhão de testes, a reserva de ‘kits’ de extração, necessários para a realização dos testes “é de 915 mil kits”, segundo os números avançados por Sales.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: