Fundação Amazônia Sustentável em exposição fotográfica na Universidade do Porto

Da Redação

No último dia 15, a Universidade do Porto recebeu o lançamento da exposição fotográfica “As Duas Faces da Amazônia”, realizada em parceria entre o Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), Universidade Nilton Lins e Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A mostra, que segue em cartaz na universidade até dezembro de 2023, reúne fotos do acervo da FAS e da fotógrafa amazonense Gisele Alfaia.

A exposição acontece na Galeria da Biodiversidade do Centro Ciência Viva da Universidade do Porto, e apresenta duas faces diferentes da região amazônica: uma é a Amazônia ameaçada, degradada e desmatada, e a outra é a Amazônia exuberante, imponente, com suas impressionantes belezas naturais.

A curadoria é de Aleixei Waichenberg e o projeto expográfico é da arquiteta Betina Lorenzetti. A mostra conta ainda com recursos sensoriais e apresentação de material audiovisual, e a cerimônia de lançamento teve a participação musical da compositora e cantora baiana Carla Visi, que se apresentou em uma breve palestra de ecologia e sustentabilidade musicada.

“É muito importante debater temas fundamentais nesse momento que nós vivemos, e esse laço entre os dois países historicamente alinhados com propósitos iguais culturalmente, é o primeiro passo pra uma agenda positiva no futuro”, comentou Gisele Lins, reitora da Universidade Nilton Lins. “Esperamos que, em um futuro próximo, possamos levar outros artistas e mostrar a Amazônia também de outras formas”.

A exposição também integrou a programação da Semana da Amazônia da Universidade do Porto, que contou ainda com exibição de longas-metragens sobre o tema Amazônia, chamado ‘Ciclo Amazônia’.

A exposição segue aberta para visitação na Galeria da Biodiversidade da Universidade do Porto de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, com entrada gratuita.

FAS – Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia.

A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: