Concurso vai premiar melhor ideia para combater despovoamento no Alentejo

Da Redação
Com Lusa

Alentejo_TurismoPortugalUma associação do Alentejo vai lançar, esta semana, um concurso de ideias para combater o despovoamento na região, concedendo um prêmio de 2.500 euros e apoio técnico para a proposta vencedora.

Denominado “Start & Go”, o concurso de ideias é promovido pela Associação Alentejo de Excelência e vai ser apresentado, na quinta-feira, em Évora, durante a conferência “Será o despovoamento do interior uma inevitabilidade?”.

“O despovoamento é dramático na região e é necessário que os poderes públicos e a sociedade civil se envolvam, pensem sobre o tema e proponham iniciativas concretas”, afirmou à agência Lusa o presidente da Associação Alentejo de Excelência, Henrique Sim-Sim.

O responsável adiantou que a associação vai premiar a melhor proposta a concurso com 2.500 euros, valor que resulta de um apoio do Grupo Águas de Portugal, além de ajuda técnica para o desenvolvimento de um projeto-piloto no terreno.

“Os nossos associados, que têm competências nas áreas da gestão, comunicação e empreendedorismo social e empresarial, vão poder dar mentoria ao projeto vencedor para o ajudar a implementar”, referiu.

Segundo o presidente da Associação Alentejo de Excelência, que citou dados dos censos, entre 2001 e 2011, a região perdeu 26 mil pessoas.

“Sabemos que, de 2011 para cá, houve uma maior taxa de emigração e o envelhecimento populacional é uma coisa assustadora” no Alentejo, em que existem “179 idosos por cada 100 jovens”, disse Henrique Sim-Sim.

Citando uma estimativa que aponta para a perda oito pessoas por dia no Alentejo, o responsável concluiu que, “só este ano, a região já terá perdido cerca de 500 pessoas”.

A conferência sobre o despovoamento realiza-se no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora, tendo como oradores Frederico Lucas, do projeto Novos Povoadores, o deputado do PSD Luis Leite Ramos e o pesquisador Luis Moreno.

1 Comment

  1. Se quiserem dar um impulso a essa região é só chamar os gaúchos do sul e do centro oeste do Brasil. Eles vão plantar cada metro quadrado e criar uma riqueza impressionado na região.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: