Castelo Rodrigo e Cumeada entre as melhores aldeias turísticas do mundo

Da Redação com Lusa

A Organização Mundial do Turismo anunciou que Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e Cumeada, no concelho de Reguengos de Monsaraz, foram distinguidas na categoria de “Melhor Aldeia Turística”.

O anúncio oficial das “Melhores Aldeias Turísticas 2021” ocorreu na 24.ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, que decorreu em Madrid, Espanha.

As duas aldeias portuguesas figuravam entre as 170 candidatas de 75 países, que participaram na primeira edição da “Best Tourism Villages by UNWTO”, uma iniciativa promovida pela Organização Mundial de Turismo.

A Organização Mundial de Turismo distinguiu a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e a Cumeada por estarem “comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico”, sendo “promotoras de turismo sustentável”.

Através do exemplo das “Melhores Aldeias Turísticas”, a Organização Mundial do Turismo procura demonstrar que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento rural e o bem-estar das comunidades.

O presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, congratulou-se com este galardão, que “é o reconhecimento do trabalho desenvolvido há décadas por vários agentes locais, políticos e pelo Turismo de Portugal e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal, que levaram a cabo esta candidatura”.

“Esta distinção confirma que a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e as restantes 11 aldeias da rede estão no caminho certo, para continuar a desenvolver um trabalho ao nível da sustentabilidade ambiental e da dinamização e divulgação, por forma a captar ainda mais fluxos turísticos para estes territórios de baixa densidade, que têm tanto potencial para explorar”, acrescentou.

Já a presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, destacou que a distinção da aldeia de Cumeada como uma das melhores aldeias turísticas do mundo é um prêmio que tem “uma importância gigantesca”.

“A aldeia da Cumeada poder passar a usar o selo Best Tourism Villages é um reconhecimento extraordinário, sobretudo, de quem tem trabalhado muito na promoção do turismo das estrelas, que é o Dark Sky”, sublinhou.

Para a autarca, esta distinção “é muito importante” para este território alentejano, pois “qualquer reconhecimento” que possa “contribuir para que o concelho esteja bem representado ao nível do turismo é sempre muito importante”.

“Há um trabalho de fundo muito importante ao nível do Dark Sky e daquilo que é o reconhecimento do nosso céu, do céu do Alentejo, como destino turístico e a expectativa e a perspetiva é sempre que haja um acréscimo de visitantes”, acrescentou.

No Brasil

A Rota do Enxaimel, em Pomerode no estado de Santa Catarina, também foi selecionada pela ONU como uma das melhores vilas turísticas do mundo, onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.

O roteiro catarinense é o único representante do Brasil. Para integrar o seleto grupo, a Rota do Enxaimel precisou demonstrar que está alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A comunidade da Rota do Enxaimel envolve cerca de 3 mil moradores de Pomerode, no bairro Testo Alto. Ali está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. São 50 num percurso de 16 quilômetros tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.

A comunidade também preserva história e costumes em dois clubes de caça e tiro, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, em uma escola bilíngue (português-alemão) fundada há 150 anos, na culinária típica e no artesanato.

Além da herança da imigração germânica, o bairro conserva áreas de Mata Atlântica com nascentes de água, ribeirões e cachoeiras.

“O selo é importante pois enaltece a nossa cultura, mostra um trabalho conjunto. O turismo está melhorando a infraestrutura do município, diversificando as vagas de emprego, diminuindo a dependência do município do setor industrial” diz prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: