Parlamentos de Portugal e Brasil trabalham em conjunto para reforçar cooperação

Da Redação com Lusa

Nesta terça-feira, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, sublinhou as fortes relações entre Portugal e o Brasil, adiantando que os parlamentos dos dois países estão “a trabalhar em conjunto para reforçar a sua cooperação”.

Augusto Santos Silva esteve na Feira do Livro de Lisboa, horas antes de partir para uma visita oficial ao Brasil com o objetivo de participar nas comemorações do bicentenário da independência brasileira, nas quais está também o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

“A mensagem mais forte é esta: os dois parlamentos – a Assembleia da República em Portugal, o Congresso no Brasil e em particular a Câmara dos Deputados – estão a trabalhar em conjunto para reforçar a sua cooperação”, adiantou Augusto Santos Silva quando questionado sobre que mensagem levará a estas comemorações.

De acordo com o presidente da Assembleia da República, “Portugal considera-se um país muito próximo do Brasil”.

“Fazemos parte da CPLP, temos posições muito convergentes na cena internacional, temos relações econômicas muito estreitas e tudo isto pode ser incrementado, pode ser desenvolvido”, defendeu.

Questionado sobre o momento político que atravessa o Brasil, Santos Silva deixou claro que “as relações bilaterais ocorrem entre estados e também ocorrem entre povos e são independentes das circunstâncias políticas internas vividas em cada estado”.

“As relações entre Portugal e o Brasil são fortíssimas ao nível das pessoas. Basta pensar nos fluxos migratórios que ocorrem entre Portugal e o Brasil”, apontou.

Também as relações entre os dois estados, na análise da segunda figura do estado português, “são muito boas, independentemente dos executivos, das autoridades em cada momento”.

“É muito significativo da história portuguesa e também das relações entre Portugal e o Brasil que Portugal seja expressamente convidado a participar nas comemorações da independência do Brasil. Recebi o convite pessoalmente. O presidente do Senado fez questão de se deslocar a Lisboa para convidar o Presidente da República e também o presidente da Assembleia da República”, enfatizou.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, vão representar Portugal nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil durante esta semana.

Programa

O programa do chefe de Estado português, que chegou a capital brasileira, começa com um curto encontro bilateral com Jair Bolsonaro, pelas 18:30 (22:30 em Lisboa), com duração prevista de 15 minutos, nesta terça-feira.

Segundo a Presidência da República Portuguesa, o Presidente do Brasil recebe no mesmo formato os outros chefes de Estado de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) presentes em Brasília.

A seguir, o chefe de Estado português visita uma exposição sobre D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, no Itamaraty, e estará numa recepção comemorativa do bicentenário da independência do Brasil, nos jardins do palácio.

Na quarta-feira, dia em que se assinala a proclamação da independência do Brasil em 1822, Marcelo Rebelo de Sousa assistirá ao desfile cívico-militar do 07 de Setembro, irá oferecer um almoço aos chefes de Estado e de Governo da CPLP na residência do embaixador de Portugal em Brasília e terá um encontro com a comunidade portuguesa na cidade.

À noite, o Presidente da República e o presidente da Assembleia da República estarão ambos num jantar oferecido pelo Presidente do Senado do Brasil, Rodrigo Pacheco.

Na quinta-feira, o bicentenário da independência do Brasil será celebrado numa sessão solene no Congresso Nacional, em que Marcelo Rebelo de Sousa irá discursar e na qual também estará presente Augusto Santos Silva.

O programa do chefe de Estado no Brasil termina com uma recepção à comunidade portuguesa no Navio Escola Sagres, no Rio de Janeiro, na sexta-feira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: