Ministra da Defesa visita o Brasil e destaca cooperação que capacita Força Aérea

Mundo Lusíada

Em sua visita oficial ao Brasil, a Ministra portuguesa da Defesa Nacional encontrou-se com o ministro brasileiro Mucio Monteiro, e abordou as relações entre os dois países na área da Defesa, a atual conjuntura internacional, e projetou a próxima Cimeira Luso-Brasileira que terá lugar no dia 22 de abril em Portugal, na qual o ministro Mucio Monteiro deve participar.

Helena Carreiras destacou a importância das parcerias com o Brasil e entre empresas na área da Defesa envolvidas no projeto do avião militar KC-390 Millennium, durante essa que foi sua primeira viagem oficial ao país sul-americano.

“A parceria que temos relativamente a este grande projeto do avião militar KC-390 é, de fato, um exemplo paradigmático de boas práticas de cooperação. É um projeto que tive a ocasião de conhecer de forma mais próxima, visitando a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, onde pude ver de perto a aeronave nas diferentes fases finais de montagem”, afirmou Helena Carreiras.

A Ministra visitou também a LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança, organizada no Rio de Janeiro, bem como a unidade da Embraer localizada em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo, onde é fabricado o avião militar KC-390 Millennium, desenvolvido numa cooperação que envolve a OGMA- Indústria Aeronáutica de Portugal e o Centro para a Excelência e Inovação da Mobilidade (CEiiA) de Portugal.

“Na feira [LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança] tive a oportunidade de contactar várias empresas portuguesas, algumas delas envolvidas neste grande projeto do avião militar KC-390. Este foi o objetivo da minha visita, contactar todas estas empresas envolvidas nos vários projetos que temos em conjunto com o Brasil e apoiar o desenvolvimento desta parceria para outras áreas, estimulando aquilo que é uma cooperação virtuosa entre as nossas empresas, a força aérea portuguesa e a força aérea brasileira”, contou.

Segundo a Ministra, a parceria bilateral no projeto do KC-390 “significa muito porque ajuda a capacitar a força aérea portuguesa com esta nova e moderna aeronave e a reforçar os laços com o Brasil, que são fortes, o que gera um retorno muito significativo para as empresas e para a economia nacional como um todo”.

“Para o Brasil, este é um projeto que o ajuda a internacionalizar-se na área da aeronáutica, que é um ‘cluster’ de cooperação muito importante. Este foi um grande objetivo”, acrescentou.

Em agosto de 2019, o Governo firmou um contrato com a Embraer para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millennium produzidas no Brasil. A primeira já foi entregue e está em fase de adaptação.

Helena Carreiras afirmou que tudo “está a correr muitíssimo bem e que todos os prazos previstos estão a ser cumpridos. Temos já uma primeira aeronave conosco. O projeto está a ser terminado e completado, assim como o processo de inclusão dos sistemas da NATO de adaptação da aeronave, que está pronto”.

“Pude ver a segunda aeronave, que poderá estar pronta em outubro, mas contratualmente será entregue apenas em março de 2024, altura em que também prevemos receber um simulador de voo, que é uma parte importante deste projeto. As outras três aeronaves têm entrega prevista, uma por ano, até 2027. É este o plano e está tudo a decorrer de acordo com o planeamento”, completou.

Ministra portuguesa visitou a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto-SP. Foto Divulgação/Governo português

Visita

Helena Carreiras iniciou essa visita no dia 11 de abril, no Rio de Janeiro, quando participou na cerimônia de abertura da LAAD, encontrou-se com o seu homólogo esloveno, visitou os pavilhões de empresas portugueses presentes na LAAD e visitou também os pavilhões da Embraer e da Ogma.

Acompanhada do embaixador de Portugal, Luis Ramos, a Ministra teve ainda ocasião de visitar a exposição de obras do arquiteto português Eduardo Souto Moura, patente no Paço Imperial do Rio de Janeiro. E proferiu ainda uma conferência na Escola Superior de Guerra.

A ministra proferiu uma palestra para 95 estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e do Curso de Estado-Maior Conjunto da ESG, na qual abordou Segurança Internacional e Defesa, destacando a importância da parceria entre Brasil e Portugal frente aos novos desafios mundiais. Estiveram presentes o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, o comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, entre outras autoridades civis e militares.

Em seu discurso de abertura do evento, o Almirante Kerr ressaltou a forte ligação histórica entre Brasil e Portugal e agradeceu a presença da ministra. “É uma satisfação muito grande poder contar com a presença da senhora nesta casa. Diria que é a sua casa também, pois sei que a senhora nutre um carinho especial pela ESG, tendo sido diretora do Instituto de Defesa Nacional e participado de diversas atividades acadêmicas nesta Escola. Para nossos estagiários é uma oportunidade extremamente enriquecedora de aprendizado”, salientou.

Na altura, a ESG destacou que Maria Helena Chaves Carreiras é especialista em Sociologia militar e doutora em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, a professora e pesquisadora é a primeira mulher a assumir a pasta da Defesa Nacional de Portugal e autora de diversas publicações científicas sobre a questão de gênero nas Forças Armadas.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: