Cidade de Santos registra 10 casos confirmados de Covid-19

Da Redação

A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos foi notificada, nesta quarta-feira (25), com mais quatro resultados positivos para Covid-19 em moradores do Município, cujas amostras foram analisadas por laboratório particular da Cidade do litoral paulista.

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), todos os resultados positivos deste laboratório são reconhecidos e não precisam de contraprova do Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência do governo estadual, integrando, assim, as estatísticas oficiais da doença.

Os novos casos confirmados são relativos a dois homens (37 e 65 anos) e duas mulheres (44 e 73 anos). Todos eles estão em isolamento social domiciliar.

Na segunda-feira (23), o mesmo laboratório já havia notificado o Município sobre outros quatro resultados positivos de Covid-19 (três deles residentes de Santos e um de Palmeira dos Índios, Alagoas) e, na terça (24), de mais um caso positivo em residente de Santos.

Também na terça-feira (24), houve a notificação de caso confirmado em homem de 39 anos morador de Santos, atendido em unidade de pronto atendimento na cidade de São Paulo.

Nesta quarta-feira (25), o Município recebeu resultado do IAL descartando um caso suspeito da doença em morador de Santos. Agora, são 26 casos descartados após análises do laboratório.

ÓBITOS SUSPEITOS

Um novo óbito por suspeita de Covid-19 será investigado pela Seviep, relativo a homem de 75 anos, morador da Cidade, que morreu nesta quarta-feira (25), em um hospital filantrópico. As amostras deste paciente serão analisadas pelo IAL. Vale lembrar que a Seviep investiga, no total, oito óbitos por suspeita do novo coronavírus registrados na Cidade, sendo cinco de residentes de Santos, cujos resultados dos exames ainda não foram enviados pelo IAL.

NOVOS LEITOS

Os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estruturados pela Prefeitura de Santos no Complexo Hospitalar dos Estivadores começaram a receber pacientes com quadro de suspeita do novo coronavírus (Covid-19). O primeiro deles deu entrada no novo setor, localizado no nono andar do hospital, no início da tarde desta quarta-feira (25), após transferência da UPA da Zona Noroeste de Santos.

O paciente é um homem de 42 anos, morador de São Vicente, que começou apresentar sintomas similares da doença no dia 17 de março e procurou atendimento nesta terça (24), na UPA da ZN, permanecendo em observação. O caso suspeito já havia sido notificado pela unidade de pronto atendimento e as amostras coletadas do paciente serão analisadas pelo IAL.

NÚMEROS

Casos confirmados (laboratórios reconhecidos): 10 (9 residentes)

Total de internações: 42 (18 em UTIs)

Casos suspeitos em investigação: 186 (144 em isolamento domiciliar)

Casos descartados: 26 (até 25/03)

Óbitos em investigação: 8 (5 residentes de Santos)

Baixada Santista

Segundo a prefeitura de Praia Grande, um caso de coronavírus foi confirmado na cidade, trata-se de uma moradora, uma mulher de 34 anos, mas que trabalha em São Paulo. Ela segue sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica da Cidade.

No Guarujá, o Instituto Emílio Ribas confirmou um resultado positivo para o novo coronavírus de um morador de Guarulhos (SP) internado em Guarujá. O homem estava em Peruíbe e foi levado para o hospital de referência na região. Já no Vale do Ribeira, são 156 suspeitas da doença que seguem monitoradas pelas autoridades sanitárias.

Nesta quinta-feira, novas medidas foram definidas em reunião entre os prefeitos dos nove Municípios da Baixada Santista:

Controle de acesso aos municípios – manutenção do atual controle de acesso estratégico às Cidades da Região, de acordo com as possibilidades de cada Cidade, e solicitando apoio do Estado para fiscalização nos pontos de acesso.

Transporte Público – devido à redução da quantidade de veículos de transporte público, determinação para limitação da quantidade de passageiros por ônibus, garantindo distanciamento entre os passageiros, e reforço na higienização entre as viagens, o que já vem acontecendo. Será criado, de forma metropolitana, uma linha de transporte para os profissionais de saúde, segurança e assistência social.

Comércio e demais Estabelecimentos -manutenção da atual restrição do funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestação de serviços como forma de salvar vidas, permitindo a abertura conforme tabela anexa e adotando as medidas preventivas de distanciamento social, uso de delivery e de álcool gel. Esta medida continuará valendo e será avaliada permanentemente de acordo com a evolução dos casos.

Alimentação Escolar – garantia de distribuição de alimentos para crianças que estão fora da rede municipal com kits, cestas ou refeições, conforme realidade municipal, para garantir o necessário para às famílias em vulnerabilidade social. Será encaminhado ofício ao Estado para o repasse dos recursos para a merenda escolar como forma de manter esse programa de alimentação.

Insumos – Encaminhamento de nota técnica, pelo Condesb e municípios, à União e Estado solicitando urgente repasse de insumos e produtos como máscaras, luvas, respiradores e demais equipamentos necessários para o enfrentamento da pandemia na região, que ainda não chegaram. Encaminhamento de nota de repúdio ao mercado de fornecedores pelas práticas adotadas para a venda de produtos básicos, em relação a elevação de preços e prazos de entrega.

Economia – solicitar de forma imediata a suspensão do pagamento de dívidas e empréstimos com Estado e União e encaminhamento ao TJ de ofício solicitando a suspensão dos precatórios aos municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend