Espanha, Itália e Portugal participam de congresso de Enoturismo no sul do Brasil

Mundo Lusíada

Colheita_Uvas_VinhoOs municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, na Serra Gaúcha, vão receber os participantes do 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo. O evento acontece de 8 a 10 de outubro, e tem como objetivo discutir os fatores que influenciam na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística do País.

Além dos produtores de vinho brasileiros, o encontro terá a presença de representantes da América Latina e Europa, para troca de experiência e apresentação de boas práticas do setor.

Na programação do congresso constam palestras com especialistas da Espanha, Itália e Portugal, além de painéis sobre inovação no enoturismo, condomínios vitivinícolas e gastronomia aliada ao turismo nas vinícolas.

Dentre palestrantes de vários países, está o português José Arruda Lopes, presidente da Associação de Municípios do Vinho e secretário da Aenotur. Espanha, Itália, Portugal e Brasil constituíram de forma oficial, este ano, a Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), com objetivo de fornecer ao segmento uma estrutura estratégica internacional para padronizar o turismo do vinho em todo o mundo.

Na programação do evento, consta ainda a candidatura a sede da próxima edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo (Uruguai) e do Congresso Ibero-Americano de Enoturismo (Portugal). A novidade desta edição serão as visitas técnicas guiadas a roteiros de vinho, realizadas nos três dias de evento, e, por isso, o evento terá programação nas cinco cidades da região serrana gaúcha.

Roteiro
O Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é um dos roteiros de vinho mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros, chegando a 150 mil pessoas ao ano, segundo informação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). São 26 vinícolas associadas e 43 empreendimentos de apoio ao turismo, entre hotéis, pousadas, restaurantes, artesanatos, queijarias, ateliês de artesanato e antiguidades e outros.

Atualmente, França, Itália e Espanha são os maiores produtores de vinho do mundo. Entre os sul-americanos, Argentina e Chile estão entre os dez maiores. O Brasil aparece em 14º lugar no ranking.

Já em relação ao consumo, os Estados Unidos ultrapassaram a França e se tornaram os maiores consumidores de vinho com cerca de 329 milhões de caixas da bebida. Entre os brasileiros, o consumo chega a 300 milhões de litros de vinho anualmente, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Deixe uma resposta