Tóquio2020: Ana Catarina Monteiro avança para meias-finais na natação

Mundo Lusíada com Lusa

A nadadora portuguesa Ana Catarina Monteiro avançou hoje para as meias-finais dos 200 metros borboleta dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir o 14.º melhor tempo da qualificação.

A portuguesa de 27 anos conseguiu um tempo de 2.11,45 na terceira ‘heat’, em que ficou no quinto lugar, na estreia em Jogos Olímpicos.

O melhor tempo da qualificação pertenceu à chinesa Yufei Zhang (2.07,50), na ausência da húngara Katinka Hosszu, uma das ‘estrelas’ da natação em Tóquio2020 e que não alinhou como previsto, com as duas meias-finais agendadas para quarta-feira pelas 10:57 (02:57 de Lisboa) e 11:04 (03:04) e a final na quinta-feira.

Já o português José Paulo Lopes foi o 23.º mais rápido da qualificação dos 800 metros livres dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, falhando o acesso à final.

Lopes foi quarto da sua série, com um tempo de 7.56,15 minutos, a mais de três segundos do recorde nacional que o próprio estabeleceu nos Europeus de maio, em Budapeste, e ficou de fora dos oito melhores, bem longe do melhor registo, do ucraniano Mykhailo Romanchuk (7.41,28).

O luso tinha conseguido o 20.º melhor tempo, com recorde pessoal, nos 400 metros estilos, no sábado, no que foi a sua estreia em Jogos Olímpicos, com um tempo de 4.16,52 minutos que chegou para vencer o seu ‘heat’, mas não para seguir em prova.

Surfe

A portuguesa Yolanda Sequeira foi hoje eliminada nos quartos de final da primeira prova olímpica de surf pela sul-africana Bianca Buitendag, na praia de Tsurigasaki, em Chiba.

A jovem algarvia, de 23 anos, terminou a competição no quinto lugar, ao conquistar 5,46 pontos (3,93 e 1,53), no primeiro ‘heat’ da eliminatória, que foram insuficientes para bater Buitendag, que contabilizou 9,5 (6 e 3,5).

Na estreia do surf em Jogos Olímpicos, Yolanda Sequeira assegurou um diploma olímpico, enquanto Teresa Bonvalot terminou na nona posição, após ter sido eliminada na terceira ronda pela brasileira Silvana Lima.

A representação lusa na modalidade ficou desfalcada com a ausência de Frederico Morais, por estar infectado com o novo coronavírus.

Judô

O judoca português Anri Egutidze foi hoje eliminado na sua estreia, ao perder na segunda ronda da categoria de -81 kg, com o austríaco Shamil Borchashvili.

Isento na primeira ronda, Egutidze, 19.º do ‘ranking’ mundial, passou diretamente aos 16 avos de final da categoria peso médio, mas não conseguiu superar o seu adversário, 22.º do mundo, com quem nunca tinha lutado.

O judoca português, medalha de bronze nos Mundiais disputados em junho, perdeu no ‘golden score’ – prolongamento após os quatro minutos iniciais de combate -, com Borchashvili a pontuar com um waza-ari.

Tênis de mesa

A portuguesa Fu Yu foi eliminada na terceira ronda do torneio feminino de singulares de tênis de mesa, ao perder com a japonesa Mima Ito por 4-1.

Fu Yu, 32.ª pré-designada do torneio, caiu ante a japonesa, terceira favorita da prova e já medalha de ouro nos pares mistos de Tóquio2020, pelos parciais de 11-9, 5-11, 11-5, 11-4 e 11-5.

O português Marcos Freitas terminou hoje a sua participação no torneio de singulares de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos no nono lugar, depois de ter perdido frente ao líder do ranking mundial, o chinês Fan Zhendong (4-1).

No Ginásio Metropolitano de Tóquio, Marcos Freitas, 24.º jogador do mundo, cedeu pelos parciais de 6-11, 6-11, 2-11, 11-4 e 3-11, em 38 minutos.

Com este afastamento, terminou a participação portuguesa no ténis de mesa individual dos Jogos Olímpicos, sendo que o madeirense vai disputar agora a competição de equipes juntamente com Tiago Apolónia e João Monteiro, estreando-se com a Alemanha, campeã da Europa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: