Mesmo com reconstrução, Estádio da Luz se transforma em ponto turístico

Lisboa guarda inúmeras surpresas para quem deseja conhecer a capital de Portugal. Dá para conhecer o Castelo de São Jorge, em uma das colinas mais altas da cidade, com 11 torres. Outro destaque é o elevador de Santa Justa/Miradouro, construído em 1902 e que desenvolve papel importante na conexão entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta.

Esses e outros destaques da cidade lusitana ganharam mais um atrativo na visita dos turistas que vão a Lisboa, especialmente para aqueles que desejam assistir futebol: o Estádio da Luz, casa do Sport Lisboa e Benfica, um dos times mais tradicionais do país, ao lado do Futebol Clube do Porto.

Construído em 2003 por aproximadamente 134 milhões de euros (cerca de R$ 500 milhões) no lugar da antiga casa do time português, o estádio possui capacidade para quase 65 mil espectadores e tem todos os requisitos exigidos pela UEFA para os estádios mais modernos do planeta.

O tour pelo Estádio da Luz – ou “Nova Catedral” –  custa 16 euros ( R$ 50). Idosos e crianças menores de 3 pagam valores promocionais. Localizado na Avenida Eusébio da Silva Ferreira, a visita ao estádio pode ser feita utilizando o transporte público, na linha Azul do metrô, na estação Colégio-Militar/Luz ou na estação Alto-dos-Moinhos.

Dentro do Estádio da Luz está o Museu do Benfica, que pode ser visitado sem necessariamente realizar o tour por todo o estádio. O museu é totalmente interativo, com momentos e troféus históricos, além de homenagens a ídolos do clube, como o português Eusébio.

Segundo TripAdvisor, os viajantes deram 4,5 de 5 para o Estádio da Luz e as atrações que o espaço reserva. Os comentários definem o espaço como organizado, bonito e com boas opções de tour. A organização do estádio disponibiliza visitas guiadas, que ajudam o turista a entender melhor a história do clube e da importância do Benfica para o futebol mundial.

Mas é bom ficar atento aos horários de visitação e aos jogos da equipe no Campeonato nacional ou nas ligas europeias, como a Liga dos Campeões ou a Liga Europa. A visitação pode acontecer todos os dias da semana, das 10h até as 17h, e o museu está aberto das 10h às 18h. Segundo o site oficial do clube, em dias de competições nacionais, o museu fica aberto até o início do jogo. Em dias de competições europeias, o museu não está aberto para visitação.

O interesse pelo futebol português e o Estádio da Luz está sendo impulsionado pela presença massiva de brasileiros que vão a Portugal todos os anos. A quantidade de brasileiros vivendo em Portugal disparou em 2018: uma alta de 23,4% em relação ao ano anterior, segundo informações do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), órgão responsável pela imigração no país.

Além disso, o mesmo relatório aponta que na lista das 10 principais nacionalidades residentes em terras lusitanas, o Brasil mantém a liderança, com 23,4% do total de imigrantes, 105.423 cidadãos. No primeiro semestre deste ano, a Receita Federal recebeu 21,8 mil declarações de brasileiros saindo definitivamente do Brasil rumo aos país. O montante é quase o valor de todo o ano de 2018, que registrou 23,1 mil pedidos.

Segundo a corretora de imóveis Eliane Ribeiro, que atua em Portugal há 16 anos, o país está na moda. “Além do estilo de vida bastante saudável. Portugal é um país com história, tradição, mas cheio de modernidade”, explicou ao portal Em Tempo.

Nesse boom de visitantes e brasileiros em Portugal, muitos vão encontrar no Estádio da Luz mais um ponto em comum com o Brasil: um lugar grandioso para acompanhar uma bela partida de futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend