Destaques da Semana: Só o Porto supera Barcelona em conquistas no Séc. 21

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Só o Porto supera Barcelona em conquistas no Séc. 21

Nenhum outro clube do mundo supera o Barcelona em conquistas no Sec.XXI, a não ser o Porto. Desde 2001, os catalães conquistaram 18 títulos, a saber:
5 Campeonatos Espanhóis;
5 Super-Tacas da Espanha;
1 Taca do Rei;
3 Ligas dos Campeões;
2 Super-Tacas Européias;
2 Mundiais de Clubes

Já os portugueses do Porto conquistaram 24 títulos:
7 Campeonatos Portugueses;
6 Tacas de Portugal;
7 Super-Tacas de Portugal;
2 Ligas Europa (uma delas ainda com denominação de Taca UEFA)
1 Liga dos Campeões
1 Mundial de Clubes

TAÇA DA LIGA
Em jogo antecipado da primeira jornada da fase de grupos da Taca da Liga, o Porto enfrentou nesta quarta-feira, fora, o Pacos de Ferreira, e venceu por 2×1. O complemento desta jornada só acontece na primeira semana de janeiro.

TAÇA DE PORTUGAL
Os jogos das quartas-de-final da Taça aconteceram esta semana, de 21 a 23 de dezembro, conforme resultados abaixo. Já o sorteio das semifinais acontecera na sede da FPF na próxima quarta, dia 28.

Dia 21, quarta-feira:
Acadêmica 3×2 D. Aves, às 19h
A Acadêmica, depois de eliminar Oriental, Porto e Leixoes, deu mais um passo importante rumo à conquista da Taca de Portugal. A vítima desta feita foi o D. Aves, derrotado por 3×2 na cidade dos estudantes nesta quarta. A Acadêmica agora espera o sorteio da próxima quarta-feira para saber quem será seu adversário nas semifinais.

Dia 22, quinta-feira:
Oliveirense 2×1 Olhanense, às 19h
Jogando no Estádio do Feirense (Estádio Marcolino de Castro), o time de Oliveira de Azemeis desde cedo teve que lutar muito e impor seu jogo, pois logo aos 11 minutos saiu atrás no marcador, em decorrência de uma falta bem cobrada por Caue para o time de Olhão. Mas, decorridos 25 minutos, eis que a Oliveirense (que já dominava as ações da partida) igualou o marcador através de Clemente, demonstrando seu poderio em campo. E perto do apito final da primeira etapa; Rui Lima virou para os mandantes da partida. No tempo final bem que o Olhanense tentou contra-atacar; mas sem sucesso. Placar final, e que coloca o time de Azemeis pela primeira vez na semifinal da Taca de Portugal: Oliveirense 2×1 Olhanense.

Sporting 3×0 Marítimo, às 21h
Num jogo equilibrado durante os 45 minutos iniciais, e polemico na etapa final, o Sporting venceu o Marítimo por 3×0; abrindo o marcador apos no inicio do segundo tempo através de Carrillo. Logo na seqüência, por duvidosa falta dentro da área em cima do holandês Van Wolfswinkel, o time madeirense teve a penalidade máxima assinalada contra si e ainda a expulsão do seu defensor. Contudo, o holandês desperdiçou a cobrança mandando a bola na trave. Minutos depois, novo pênalti assinalado a favor dos donos da casa, desta feita por falta em cima de Carrillo. Wolfswinkel, com personalidade, bateu de novo e desta feita marcou, fazendo o 2×0 para o time leonino. E pouco antes do apito final, foi a vez de outro estrangeiro – o argentino Insua, fazer o seu dando números finais ao placar, que garantem o Sporting na semifinal da Taca de Portugal: Sporting 3×0 Marítimo.

Dia 23, sexta-feira:
Moreirense 2×2(5×6 pênaltis) Nacional, as 20:15h
Numa partida eletrizante disputada em Moreira de Cônegos, Moreirense e Nacional decidiram a ultima vaga para as semifinais da Taça de Portugal. Logo a 1 minuto o Nacional abriu o marcador através de penalidade máxima convertida por Claudemir. Aos 20 o Nacional ampliou o placar através de Diego Barcelos. Aos 41, Edgar Costa, do Nacional, foi expulso por suposta agressão ao adversário. Aos 3 da etapa final, Stojanovic (que já tinha amarelo) cometeu pênalti e foi expulso por acumulo de amarelos. Aos 4, cobrando o pênalti, Fabio Espinho descontou para o Moreirense, que com 2 homens a mais pressionou ate o final tentando empatar; e conseguiu. Aos 43, Bruno Moreira empatou o jogo, levando-o para a prorrogação; que, no entanto terminou sem gols. Na decisão por pênaltis, após serie consecutiva de 5 cobranças, aproveitamento de 100% por ambas as equipes, e novo empate. Ai, na serie alternada, após Neto fazer o 6º gol do Nacional, Ghilas, pelo Moreirense, chutou na trave e deu a classificação para o time madeirense.

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 13a jornada só terminou nesta segunda, dia 19, com o Olhanense enfrentando as 20:15h o Braga; fazendo 2×0 no primeiro tempo, mas tomando a virada na etapa final, acabando goleado por 4×3 pelo time bracarense.
Já a 14a jornada só acontece no final da primeira semana de janeiro, devido aos feriados de natal e ano novo, e com os seguintes confrontos:
U.Leiria x Benfica; Sporting x Porto; Rio Ave x Pacos de Ferreira; Beira-Mar x Braga; V.Setubal x Acadêmica; Gil Vicente x Nacional; V.Guimaraes x Feirense e Marítimo x Olhanense.
Critérios de desempate:
  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting
Depois de especular em torno do nome de Jorge Jesus e Felipão, agora os dirigentes do Atlético de Madrid miram no nome de Domingos Paciência, técnico leonino, para assumir o cargo de Manzano, técnico que já não faz mais parte dos planos do clube espanhol.

O presidente Godinho Lopes determinou que o teto salarial para o time de Alvalade será de 1,2 milhões de euros/ano (100 mil euros mensais, que e o que ganha Polga). O ultimo a ultrapassar este valor foi Liedson, que auferia 1,6 milhões/ano (algo em torno de 130 mil euros por mês). Este teto e inferior aos rivais, visto que na Luz Aimar recebe anualmente 1,6 milhões; e nas Antas Hulk fatura 2 milhões por ano (algo em torno de 165 mil euros/mês).

Braga
O Braga, sem gastar um centavo, assinou um protocolo de parceria com o desconhecido Andraus, do Brasil (da cidade de Campo Largo, Paraná). O mesmo terá a duração, a principio, de 3 anos e prevê o intercambio de jogadores; sendo que o clube brasileiro terá em todas as suas categorias (desde os juvenis ate os seniores) o uniforme igual ao do time luso, inclusive com o escudo bracarense.

Meyong, Marcos, Galo e ate o atacante espanhol Mérida (com passagens por Arsenal e Atlético de Madrid) foram dispensados pelo técnico Leonardo Jardim, e a partir de janeiro não voltam mais para Braga, estando disponíveis no mercado.

Benfica
A camisa alternativa do Benfica, preta e dourada, foi escolhida por um site inglês, juntamente com mais 22 camisas de clubes de todo o mundo, para concorrer numa votação aberta pela internet a mais bonita do ano de 2011.

O Benfica pagou no dia seguinte à partida frente ao Otelul, o premio prometido pela passagem as oitavas de final da Liga dos Campeões, de 1.5 milhões de euros dividido entre todos do plantel e ate diretores da SAD. Aos atletas coube a fatia maior de 1.1 milhões de euros (aproximadamente 40 mil euros para cada jogador).

Eusébio deu entrada na ultima segunda-feira na UTI do Hospital da Luz em Lisboa, com quadro de pneumonia dupla, e embora esteja com o quadro estável, a recomendação medica foi de passar o natal internado.

Belenenses
Depois de 3 meses sem vencer uma única partida (ultima vitoria aconteceu em setembro, sobre o Freamunde por 1×0), o Belenenses fez as pazes com a vitoria batendo em casa o Santa Clara por 2×1; e ficando um ponto acima da zona da degola (tem 13 pontos; contra 12 do Portimonense e 12 do U. Madeira).

Porto
Danilo, ex-jogador do Santos e que custou perto de 18 milhões de euros aos cofres portistas, apos disputar a final do mundial de clubes frente ao Barcelona, já deve desembarcar em Portugal na semana que vem, talvez ate podendo atuar no clássico do dia 8 de janeiro perante o Sporting.

Portugueses no Exterior
A seleção lusa terminou o ano na 7a posição do ranking da FIFA, que pelo terceiro final de ano consecutivo termina com a liderança da Espanha. A seguir vem Holanda, Alemanha, Uruguai, Inglaterra, Brasil; e depois de Portugal, Croácia, Itália e Argentina.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: