Destaques da Semana: Disputa pelo título português desta temporada mais acirrada

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares 

 

Há 6 rodadas do final, 3 clubes disputam cabeça a cabeça

Após o término da 24ª jornada, e com a vitória do Braga frente à Acadêmica por 2×1; a disputa pelo título português desta temporada ficou mais ainda acirrada, com os bracarenses assumindo a ponta com 58 pontos; seguidos pelo Porto com 57; e pelo Benfica com 56. Neste final de semana o Braga vai até a Luz enfrentar o Benfica, enquanto o Porto recebe o Olhanense.

Eis os adversários de cada um dos 3 ponteiros, para as últimas 5 rodadas:

Braga

*Porto em casa
*Pacos de Ferreira fora
*Olhanense em casa
*Beira-Mar em casa
*Sporting fora

Porto

*Braga fora
*Beira-Mar em casa
*Marítimo fora
*Sporting em casa
*Rio Ave fora

Benfica

*Sporting fora
*Marítimo em casa
*Rio Ave fora
*U.Leiria em casa
*V.Setubal fora

Eis os critérios de desempate no caso de igualdade entre equipes, ao final do campeonato:

  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição

 

Taças Europeias 

Liga dos Campeões: Benfica sucumbe na Luz

O Benfica recebeu nesta terça (partida de ida das quartas-de-final da Liga dos Campeões, sendo que a de volta acontece a 4 de abril em Londres) o Chelsea; num jogo equilibrado na etapa inicial, com o Benfica tomando as iniciativas de ataque, mas com o time inglês equilibrando o combate ao final dos 45 minutos iniciais. Para o segundo tempo, Cardozo (que já houvera perdido grande chance de gol no 1o tempo) quase abriu o marcador, não fosse David Luiz (um dos destaques da partida) tirar a bola em cima da linha fatal. O Chelsea deu o troco no decorrer da partida, e a trave salvou os donos da casa. Mas aos 30 minutos, numa bobeira do zagueiro Jardel, Torres cruzou para Kalou fazer o gol solitário da partida e que coloca os ingleses a um passo das semifinais. Resta agora ao Benfica tentar, na próxima semana em Londres, pelo menos devolver o placar deste jogo, para no mínimo levar a partida para a prorrogação.

Lembrando que o vencedor deste duelo enfrenta o vencedor do confronto entre Milan e Barcelona.

 

Liga Europa: Vitória amarga no Alvalade XXI

O Sporting recebeu nesta quinta (partida de ida das quartas-de-final da Liga Europa; sendo que a de volta acontece dia 5 de abril na Ucrânia) o Metalist da Ucrânia, e embora tenha pressionado os ucranianos em seu campo de defesa na parte inicial, não criou chances efetivas de gol; ficando tudo para o segundo tempo, quando aos 6 minutos Izmailov abriu o placar para os donos da casa. O gol deu mais animo a equipe de Sá Pinto, que ampliou aos 19, através de Insua, na sequência de uma cobrança de falta. Porém, quando tudo caminhava para uma vitória tranquila, o árbitro assinalou uma penalidade máxima (cometida por Rui Patrício) para os visitantes, que converteram através de Cleiton Xavier no minuto final. Embora vitorioso, o Sporting fica com um gosto amargo na boca pelo gol sofrido, visto que agora, uma simples vitoria por 1×0 do Metalist na Ucrânia, assegura-lhe a vaga para as quartas-de-final da Liga Europa.

O vencedor deste duelo enfrenta nas quartas-de-final o vencedor de Schalke 04 e Atlético de Bilbao. No primeiro confronto entre estas duas equipes, acontecido nesta quinta na Alemanha, goleada surpreendente dos espanhóis frente aos alemães, por 4×2.

 

Superliga Portuguesa de Futebol

A 24ª jornada só terminou nesta segunda, dia 26, com dois jogos: Marítimo 3×2 Gil Vicente às 18h; e Braga 2×1 Acadêmica as 20:15h; resultado este que colocou o time bracarense na liderança do campeonato, após a 13a vitória consecutiva na disputa, com um ponto a frente do Porto e dois a frente do Benfica. Por sua vez a Acadêmica completou sua 12ª partida consecutiva sem vencer.

Já a 25ª jornada começou as 20:15h desta sexta, com a Acadêmica recebendo o Marítimo, e completando a incrível marca negativa de 13 jogos sem vitória, perdendo mais uma vez, desta feita por 1×0, o que a coloca na 13 posição da tabela. Por sua vez o Maritimo, com essa vitoria, consolida a 4a posição no campeonato.

No sábado aconteceram mais dois jogos.

As 19h, o Porto recebeu o Olhanense, e venceu por 2×0; assumindo (com os demais resultados que aconteceram) a liderança do campeonato.

E as 21:15h o Benfica recebeu o Braga, dominando amplamente o primeiro tempo, mas sem conseguir marcar. Para a etapa final, a pressão continuou, mas o gol só saiu aos 32 minutos, num pênalti cometido por Elderson em cima de Bruno Cesar e convertido por Witsel. Porem, o Braga não desanimou; e a 8 minutos do final conseguiu o empate através de Elderson (o mesmo que cometeu o pênalti para o time da Luz). E quando todos pensavam que o empate seria o placar final, Gaitan fez bela jogada para a conclusão perfeita de Bruno Cesar no segundo minuto de acréscimo. Vitoria encarnada que coloca o Benfica a um ponto do Porto e dois a frente do Braga.

No domingo, os últimos cinco jogos restantes, sendo três às 16h (Feirense 1×3 Beira-Mar; Nacional 2×1 Rio Ave; e Gil Vicente 0x1 V.Setubal); um as 18:15h (U.Leiria 0x1 Sporting) e o ultimo as 20:15h (V.Guimarães 3×1 Paços de Ferreira).

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

 

Últimas Notícias

Portugueses no Exterior

Uma rádio espanhola divulgou esta semana que Jose Mourinho já tem tudo acertado com o Manchester City, onde começaria a trabalhar em final de junho deste ano. Segundo a mesma fonte, os ingleses aceitaram ate a exigência do técnico em levar consigo Cristiano Ronaldo, a quem teriam oferecido a “bagatela” mensal de mais de 1,9 milhões de euros por mês.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: