Destaques da Semana: Desatenção defensiva e inoperância no ataque ditaram derrota do Porto

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Tacas europeias
Liga dos campeões
Desatenção defensiva e inoperância no ataque ditaram derrota do Porto

O Porto fez nessa terça, dia 9, pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões, a partida de ida frente a Liverpool na Inglaterra (a de volta ocorre na próxima quarta, dia 17, em Portugal). E o preço pago pela desatenção defensiva e inoperância no ataque foi a derrota por 2×0 para os ingleses, resultado de difícil reversão, a não ser por um milagre. Logo aos 4 minutos de jogo os donos da casa abriram o marcador num chute de Keita, que desviou nas costas de Militão enganando Cassilas, que nada pode fazer. Aos 26, num lance de desatenção defensiva na marcação, Firmino sem dificuldades ampliou o marcador. Ate o meio campo esteve sonolento e por pouco não permitiu mais um gol do Liverpool quando Otavio, no campo de ataque, recuou errada uma bola que presenteou Salah para na cara de Cassilas, por sorte lusa, chutar ao lado. Contudo, o ataque portista criou algumas reais chances de gol, sendo que em pelo menos 3 vezes Marega esteve para descontar para os dragões, mas sempre sem sucesso. Na etapa final os ingleses se preocuparam mais em garantir o placar, apesar da persistência do ataque luso, embora inoperante. Na partida de volta em Portugal só um milagre garantira o Porto direto na próxima fase, pois serão necessários 3 gols de diferença numa sonhada vitoria frente aos ingleses, ou pelo menos 2 gols sem sofrer um sequer para levar a divisão a uma prorrogação e ou pênaltis.

Liga Europa

Benfica, com um a mais, goleia alemães, mas sofre 2 gols

O Benfica fez nessa quinta, dia 11, pelas quartas-de-final da Liga Europa, a partida de ida frente ao Eintrach Frankfurt no Estádio da Luz (a de volta ocorre na próxima quinta, dia 18, na Alemanha). Jogando com varias caras novas em relação ao time titular (entraram Corchia, Samaris, Fejsa, Cervi), a equipe encarnada começou a todo vapor, pressionando os alemães e conseguindo um pênalti, com expulsão do zagueiro que o cometeu, aos 20 minutos. João Felix bateu e abriu o marcador. Mas mesmo com um homem a menos o Eintrach empatou ainda na etapa inicial, aos 40 minutos, através de Jovic (emprestado pelo Benfica). Porem a noite era do jovem João Felix, que num belo chute aos 43 minutos colocou as águias novamente a frente do placar. O ímpeto luso não arrefeceu na etapa final e Ruben Dias ampliou para o Benfica aos 5 minutos. Quatro minutos depois João Felix fez seu 3o gol na partida, batendo o recorde de Eusébio (ate então o mais jovem a marcar, com 20 anos, 3 gols pelas águias numa competição europeia), como o jogador encarnado mais jovem (19 anos) a fazer um “hat-trick” numa disputa europeia. Porem, aos 27 minutos, Gonçalo Paciência descontou de novo para os alemães, que para se classificarem precisam vencer o Benfica por 2×0 pelo menos na partida de volta.

Nas outras partidas o Slavia Praga perdeu em casa por 1×0 para o Chelsea; o Villareal perdeu em casa para o Valencia por 3×1 (com 2 gols do português Gonçalo Guedes) e o Arsenal venceu em casa por 2×0 o Nápoles.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 28a jornada terminou só nessa segunda com o Tondela recebendo o Portimonense nessa segunda as 20:15h, tomando dois gols, mas fazendo três na etapa final, que lhe garantiram a vitoria de virada.

Já a 29a teve inicio nessa sexta:

12/4 (sexta)

Chaves 2×2 Belenenses (20:30h)

13/4 (sábado)

S.Clara 1×1 Moreirense (15:30h)

Portimonense 0x3 Porto (18:00h)

Aves 1×3 Sporting (20:30h)

14/4 (domingo)

Rio Ave 2×1 Guimarães (15:00h)

Marítimo 2×0 Feirense (15:00h)

Boavista 1×0 Nacional (17:30h)

Braga 3×0 Tondela (17:30h)

Benfica 4×2 Setúbal (20:00h)

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Belenenses

O Belenenses Clube, que este ano iniciou a disputa nas Divisões Distritais lisboetas (ultima divisão de Portugal), conquistou nesse domingo (com algumas rodadas de antecedência) o acesso a Divisão de Honra de Lisboa ao golear por 7×0 o Talaíde em jogo da 24ª jornada.

Portugueses no Exterior

Jorge Jesus confirmou que existe o interesse de uma equipe inglesa, em vias de cair para a 2a divisão, em lhe contratar. São 3 as equipes especuladas: Fulham, Southampton e Cardiff.

Cristiano Ronaldo, que se contundiu na ultima partida da seleção frente a Servia, voltou nessa quarta a campo na Holanda, atuando pela Juventus na partida de ida contra o Ajax, e perto do final da 1a etapa fez um golaço de cabeça. No inicio da etapa final o time da casa empatou. Com esse resultado, um empate simples sem gols garante na partida de volta a Juventus na próxima fase de Liga dos Campeões.

O piloto português Miguel Oliveira conquistou mais dois pontos, agora no GP de motovelocidade do Texas, terminando a corrida na 14ª posição. Na penúltima corrida Miguel houvera conquistado cinco pontos terminando na 11ª colocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend