Destaques da Semana: CR7 é o recordista de indicações para a seleção anual da Uefa

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

CR7 é o recordista de indicações para a seleção anual da Uefa

Foto Federação Portuguesa de Futebol
Foto Federação Portuguesa de Futebol

Dias antes de anunciar os candidatos à seleção da temporada a UEFA publicou nessa segunda-feira a seleção dos jogadores que mais vezes foram pré-selecionados e mais vezes compuseram sua seleção do ano, e o maior recordista de pré-indicação e de selecionamento é o craque luso Cristiano Ronaldo, que desde 2004 passou a figurar nesse ranking, sendo pre-indicado 11 vezes e selecionado 9 vezes; muito a frente de craques como Puyol, Casillas e Messi. Cristiano apareceu na seleção da UEFA em 2004, e depois voltou em 2007 fazendo parte da mesma, consecutivamente, ate 2014.

Eis a lista dos mais indicados à seleção da UEFA, com banco e tudo:

Goleiro: Casillas (6 indicações para a seleção)

Defesas: Puyol (6), Lahm (5), Sergio Ramos (4), Nesta (4).

Meio-campistas: Xavi (5), Iniesta (4), Gerrard (3).

Atacantes: Cristiano Ronaldo (9), Messi (6) e Henry (5).

Reservas: Buffon (5), John Terry (4), Kaká (3), Zidane (3), Nedved (3), Ronaldinho Gaucho (3) e Ibrahimovic (4).

Porto e Benfica entre os 10 times mais vencedores das Taças Europeias

A UEFA divulgou essa semana uma estatística ranqueando os clubes europeus com mais conquistas e vitorias nas taças europeias, e entre os 10 primeiros aparecem Porto (7o) e Benfica (8o).

O líder é o Real Madrid com 221 vitorias, 89 derrotas e 10 conquistas. O 2o colocado é o Bayern, seguido por Barcelona, Manchester United, Milan, Juventus, Porto (92 vitorias, 60 derrotas e 02 conquistas), Benfica (89 vitorias, 65 vitorias e 02 conquistas), Liverpool e Arsenal.

Taça de Portugal

Aconteceu nessa quinta o sorteio da próxima fase da Taça de Portugal, que ocorrera entre os dias 15 e 17 de dezembro; e novamente coube ao Sporting, literalmente, uma “pedreira”. Jogara em Braga contra os donos da casa. O Porto jogara fora contra o Feirense. Eis a lista completa dos jogos:

Vitória de Setúbal – Rio Ave
Aves – Nacional
Boavista – Académica
Gil Vicente – Portimonense
Feirense – Porto

Braga – Sporting
Estoril – Penafiel
Amarante – Arouca

Taças Europeias
Liga dos Campeões
Porto, de líder do grupo a arriscado a disputar a Liga Europa

O Porto entrou a campo nessa terça, no Estádio do Dragão contra o Dínamo de Kiev, como líder isolado do seu grupo com 10 pontos e amplamente favorito a mais uma vitoria. Mas não foi esse filme que se viu em campo, embora os dragões tenham começado a partida a todo vapor, mas sem êxito na conclusão das jogadas, o que deu animo aos ucranianos, que beneficiados por um pênalti cometido pela equipe lusa abriram o marcador aos 35 minutos com Yarmolenko. Abalado com o gol sofrido o Porto voltou para o 2o tempo disperso e perdido em campo, ainda mais depois do 2o gol sofrido num arremate de Derlis Gonzalez aos 19 minutos e que contou com a falha de Cassillas. Dai para frente o Dínamo apenas administrou o resultado, que o mantém na 3a colocação, só que agora com 8 pontos e podendo sonhar com uma vaga na próxima fase caso vença de goleada o Macabi na Ucrânia, na ultima rodada a 9 de dezembro e o Porto não vença o Chelsea na Inglaterra (Chelsea que nessa jornada goleou o Macabi fora por 4×0, e igualou o Porto na liderança do grupo com 10 pontos). No caso de as 3 equipes terminarem empatadas com 11 pontos, no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto, haverá um tríplice empate com o Porto levando a melhor sobre o Chelsea (2×1 e empate no ultimo jogo), mas perdendo no confronto com o Dínamo (2×2 e 0x2), que por outro lado perde no confronto para o Chelsea (0x0 e 1×2). Dessa forma parte-se para o segundo critério de desempate que seria o saldo de gols onde o Chelsea leva a melhor com 8 de saldo ate agora (11 marcados e 3 sofridos), seguido por Porto e Dínamo com 3 de saldo (o Porto fez 9 e sofreu 6, e o Dínamo fez 7 e sofreu 4). Porem, na perspectiva que o Dínamo goleie o Macabi e Chelsea e Porto terminem empatados, Dínamo e Chelsea classificam-se por saldo de gols.

Benfica empata fora, mas classifica-se antecipadamente para a próxima fase

O Benfica foi ate o Cazaquistão sabedor de que não encontraria vida fácil (nem Atlético de Madrid, nem Galatasaray venceram lá), ainda mais pelo gramado ser sintético e o estádio coberto e abafado. Mas nem de longe esperava em pouco mais de meia hora estar perdendo por 2×0 (o Astana marcou aos 19 e aos 31, em erros bisonhos de desatenção encarnada). Ainda assim o time luso encontrou forças para reduzir a desvantagem com Raul Jimenez aos 40 do 1o tempo, e com isso voltar com animo para a etapa complementar. E foi o que aconteceu. Novamente Raul Jimenez marcou para o Benfica, desta feita aos 27 minutos, e deu números finais ao marcador, que agradou ambas as equipes. No outro jogo do grupo o Atlético de Madrid, ao vencer em casa o Galatasaray por 2×0, não só garantiu vaga para a próxima fase como também classificou o Benfica (as duas equipes tem agora 10 pontos), e agora ambos, a 8 de dezembro, decidem na Luz quem será o campeão do grupo, enquanto Galatasaray e Astana decidem na Turquia quem fica em 3º e garante vaga para a Liga Europa (o Galatasaray, com 4 pontos, joga por um empate visto que o Astana tem apenas 3 pontos). Com os resultados obtidos ate agora na Liga dos Campeões e a classificação antecipada para a próxima fase o Benfica já embolsou 22,5 milhões de euros (5,5 milhões de euros deste montante apenas por se classificar para a fase seguinte da disputa).

Liga Europa
Sporting: o Leão rugiu na Rússia

Com apenas 4 pontos e na 3a colocação do grupo o Sporting foi ate a Rússia enfrentar o ate então líder Lokomotiv (com 8 pontos) para o tudo ou nada visando ainda se classificar para a próxima fase da Liga Europa. Mas o gol sofrido logo aos 5 minutos fez parecer que a jornada seria do nada, porem não foi. Fredy Monteiro aos 20 minutos, Bryan Ruiz aos 38 e Gelson Martins aos 43 fizeram ecoar pelo estádio o rugido do leão, que ainda aos 15 da etapa complementar fez mais um através de Matheus para recolocar de vez o Sporting na briga. Totalmente nocauteado em campo o Lokomotiv só encontrou forças para fazer mais um gol a 3 minutos do apito derradeiro. Placar final: Lokomotiv 2×4 Sporting. No outro jogo o Besiktas venceu em casa o Skenderbeu por 2×0 e assumiu a liderança do grupo com 9 pontos, seguido por Lokomotiv com 8 e Sporting com 7. Na ultima jornada a 10 de dezembro o Sporting precisa vencer o Besiktas em Portugal para conseguir a vaga, ou em caso de empate torcer para que Skenderbeu vença o Lokomotiv, pois ai lusos e russos terminariam empatados em pontos e no primeiro critério de desempate (confronto direto) o Sporting se classificaria por ter feito mais gols na casa do adversário (derrota em Portugal por 1×3, mas vitoria na Rússia por 4×2).

Até o momento o Sporting já faturou nessa Liga Europa o montante de 3,24 milhões de euros.

Belenenses despreza a sorte e agora espera por um milagre

O Belenenses ultimo colocado do grupo ao lado do seu adversário dessa quinta, o Lech Poznan (com apenas 4 pontos), entrou a campo sabedor de que qualquer outro resultado que não fosse a vitoria praticamente acabaria com suas pretensões de classificação. Por isso mesmo foi mais objetivo, principalmente durante toda a 1a etapa, tanto que aos 36 minutos conseguiu um pênalti que poderia selar sua sorte; mas Ruben Pinto chutou a bola para as arquibancadas e junto todo o animo da equipe que pouco ou quase nada fez na etapa final não tirando o zero do marcador. No outro jogo do grupo nessa jornada o Basiléia, agora já classificado com 10 pontos, empatou por 2 gols em casa com a Fiorentina, vice líder do grupo e que recebera o Belenenses na ultima jornada a 10 de dezembro. Para o milagre da classificação o Belenenses precisa vencer a Fiorentina fora na ultima jornada e torcer para o Lech não vencer em casa o Basiléia. Caso Belenenses e Lech vençam, como ambos empatam no confronto direto (empate sem gols nos dois jogos) que seria o primeiro critério de desempate, a decisão será inicialmente pelo melhor saldo de gols e depois pelo melhor ataque. Ate agora o Lech fez 2 e sofreu 5 (saldo negativo de 3), e o Belenenses fez 2 e sofreu 7 (saldo negativo de 5).

Até o momento o Belenenses já embolsou nessa Liga Europa 3 milhões de euros.

No apagar das luzes, Braga reforça liderança e garante classificação antecipada

Líder isolado do seu grupo o Braga recebeu nessa quinta o Liberec, ate então vice-líder, buscando mais uma vitoria que alem de reforçar a liderança lhe daria vaga antecipada para a próxima fase. Porem foi o Liberec quem abriu o marcador aos 36 da etapa inicial. Mas com calma e tranquilidade o time comandado por Paulo Fonseca não se assustou e seis minutos depois igualou o placar através de Ricardo Ferreira. Tal como terminou a primeira etapa, equilibrada, transcorreu a etapa complementar, e quando todos já acreditavam que o placar não mudaria eis que Crislan, no ultimo minuto do jogo, marcou para o Braga, que subiu para 12 pontos e garantiu vaga antecipada para a próxima fase. O Marselha, que no outro jogo bateu por 2×1 o Groningen, assumiu o 2o lugar do grupo com 9 pontos. Na ultima jornada o Liberec (3o colocado com 7 pontos) recebe o Marselha, enquanto o Groningen recebe o Braga.

Para se classificar o Liberec precisa vencer o Marselha. Já em caso de vitoria do Marselha, e derrota do Braga na ultima jornada, ambos terminariam com 12 pontos e empatados no confronto direto (3×2 para o Braga em Portugal, e 1×0 para o Marselha na Franca), porem o Marselha seria o 1o colocado por ter marcado mais gols fora no confronto com o Braga).

Até o momento o Braga já faturou 4,59 milhões de euros na Liga Europa, sendo 2,4 por entrar na fase de grupos; 360 mil euros por vitoria, e como já venceu 4 vezes embolsou então 1,44 milhões de euros; e por já ter conseguido vaga para a próxima fase leva mais 500 mil euros, e ainda mais 250 mil euros no mínimo pelo 2o posto garantido, soma essa que pode subir para 500 mil euros se terminar a fase de grupos em 1o lugar.

Superliga portuguesa de futebol

A 11ª jornada voltou essa semana com os seguintes jogos:

Sexta (27/11)

Nacional 3×1 Marítimo (20:30h)

Sábado (28/11)

V.Setubal 2×2 União (17:00h)

Boavista 1×2 V.Guimãraes (18:30h) – após mais um insucesso o técnico Petit foi demitido do comando técnico

Tondela 0x1 Porto (20:45h) – apesar da vitória a equipe saiu vaiada de campo pela torcida, que ainda viu Cassillas defender um penalti a favor do Tondela a 7 minutos do apito final

Domingo (29/11)

Rio Ave 0x1 Moreirense (16:00h)

Acadêmica 1×1 Arouca (16:00)

Paços de Ferreira 2×0 Estoril (19:15h)

Segunda (30/11)

Sporting x Belenenses (19:00h)

Braga x Benfica (21:00h)

Já a 12a jornada, que começa no próximo final de semana, terá os seguintes confrontos:

Benfica x Acadêmica, Belenenses x V.Setubal, Porto x Pacos de Ferreira, Marítimo x Sporting, Arouca x Boavista, União x Tondela, Estoril x Nacional, Moreirense x Braga e V.Guimarães x Rio Ave.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS
Sporting

O Galatasaray já chegou a oferecer 4 milhões de euros líquidos por ano para Carrillo assinar contrato por cinco temporadas, visto que a partir de janeiro o peruano esta livre para assinar qualquer pré-contrato. Porem, se assim o fizer, ficara na “geladeira” sem poder atuar ate 30 de junho de 2016 que é quando termina seu vinculo com o Sporting. Por isso mesmo, nessa semana, o jogador e a direção leonina reiniciaram tratativas visando a renovação.

Benfica

Jornais portugueses dão conta da prorrogação contratual de Nico Gaitan com o Benfica, a partir do mês que vem, por mais uma temporada alem da que estava em vigor e vencia em junho de 2018. O novo contrato agora se estende ate junho de 2019, e a clausula rescisória sobe de 35 para 45 milhões de euros, com Gaitan passando a ser um dos mais bem remunerados do plantel.

Portugueses no Exterior

Corrigindo a informação que demos na ultima edição, Fernando Santos não perdeu 4 jogos dirigindo Portugal, mas sim apenas 3 todos amistosos, sendo 2 contra a França e 1 contra a Rússia. No ultimo amistoso, contra Luxemburgo, Portugal venceu mais uma sob seu comando que se soma as outras 10 vitorias conseguidas, todas essas em jogos oficiais.

Jesualdo Ferreira não perdeu tempo e menos de uma semana depois de ser demitido do Zamelek acaba de assinar contrato com o Al-Sadd do Qatar, onde atua o meia espanhol Xavi Hernandez.

Ao bater o Valencia na Rússia, nessa terça-feira por 2×0, o Zenit do técnico luso Villas Boas garantiu sua vaga antecipada para a próxima fase da Liga dos Campeões e o 1o lugar do seu grupo com 15 pontos e 5 vitorias em 5 jogos disputados.

O Real Madrid venceu mais uma na Liga dos Campeões, desta feita na Ucrânia, derrotando o Shakthar por 4×3, com mais dois gols de Cristiano Ronaldo, que se isola na artilharia da disputa com 7 gols marcados em 5 jogos.

O Marselha, dos lusos Coentrao, Ricardo Carvalho, João Moutinho, Bernardo Silva e ainda do técnico Leonardo Jardim, viu sua situação complicada na Liga Europa ao perder em casa para o Anderlecht. Com 6 pontos em 3o lugar agora precisa vencer fora, na ultima rodada, o já classificado Tottenham (que tem 10 pontos) e torcer para que o Anderlecht não vença o Karabakh.

Cristiano Ronaldo e Pepe são os lusos indicados pela FIFA juntamente com mais 53 jogadores para que se possa ser eleito o onze ideal da temporada, que serão votados por 25 mil futebolistas profissionais representados pela FIFPro.

O português Tiago sofreu uma fratura na tíbia direita nesse sábado, no jogo do seu Atlético de Madrid contra o Espanhol, sendo operado de imediato na manha desse domingo e devendo ficar fora dos gramados por aproximadamente 4 meses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: