Destaques da Semana: Árbitro português apitou a final da Eurocopa

Destaques da Semana
Por Emídio Tavares

 

Árbitro português apitou a final da Eurocopa 

Depois de apitar, e bem, as partidas pela Euro entre Espanha x Irlanda; Suécia x França e Inglaterra x Itália; o arbitro português Pedro Proença foi designado pelo Comitê da Arbitragem da UEFA para apitar a decisão neste domingo entre Itália x Espanha, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia; auxiliado por mais 4 portugueses (Bertino Miranda e Ricardo Santos, como bandeiras; e ainda por Manuel de Sousa e Duarte Gomes como árbitros adicionais) e 1 turco (Cuneyt Cakir, como quarto arbitro). Com essa indicação para a final, Proença torna-se o primeiro arbitro a apitar no mesmo ano uma final da Liga dos Campeões (Bayern x Chelsea) e outra da Eurocopa.

 

EUROCOPA 2012

Portugal cai de pé e termina como um dos 4 melhores da Europa

Tudo foi sinistro nessa semifinal para Portugal, a começar pelo problema de saúde de Eusébio, que o obrigou a retornar a Lisboa (não assistindo a semifinal ao vivo); e pelo descontentamento na escolha do arbitro turco Cuneyt Cakir (que mesmo indo mal na partida entre Irlanda e Itália não foi mandado embora para casa, diferentemente de outros que por uma atuação não menos infeliz que a dele foram dispensados mais cedo da Euro; preferência esta explicada pela fato do vice-presidente do comitê de arbitragem da UEFA, Senes Erzik, ser turco e estar nele ha 22 anos, ao lado do espanhol presidente do comitê, Angel Villar, que pertence ao mesmo ha 20 anos; numa parceria no mínimo desconfortável para se escalar um arbitro de um pais ligado diretamente a direção do comitê arbitral). Portugal entrou a campo nesta quarta-feira no Donbass Arena com a mesma equipe que iniciou as partidas anteriores, exceto em relação a Helder Postiga, que por contusão cedeu seu lugar a Hugo Almeida. As surpresas na etapa inicial ficaram por conta dos treinadores. Do lado espanhol, Vicente Del Bosque deixou Fabregas no banco dando seu lugar a Negredo; o que permitiu a equipe portuguesa dominar o meio campo durante os 30 minutos iniciais, aliado também a forma surpreendente do posicionamento em campo com que Paulo Bento orientou seus comandados, exigindo marcação homem a homem, ate mesmo dos atacantes, na saída de bola da defesa espanhola. Mesmo assim as seleções preferiram não ousar, se preocupando mais em não levar gols. Aos 28 minutos, num lance duvidoso, os jogadores lusos reclamaram mão de Sergio Ramos dentro da área espanhola. Nos minutos finais da etapa inicial, a Espanha começou a se desmarcar mais dos jogadores portugueses, aumentando com isso seu poderio ofensivo.

Para a etapa complementar, Del Bosque sacou Negredo e fez entrar Fabregas. Pouco depois, trocou Navas por David Silva. Com essas mudanças, a Espanha, que já crescia ao final do primeiro tempo, passou a dominar amplamente o meio campo, deixando ao time luso apenas as opções do contra-ataque. Sem conseguir praticamente passar do meio-campo espanhol, Paulo Bento trocou o cansado Hugo Almeida por Nelson Oliveira aos 36 minutos, já pensando na prorrogação. Ao final do segundo tempo os espanhóis trocaram Xavi por Pedro Rodriguez.

A prorrogação começou tal qual terminou o segundo tempo, com a Espanha acuando Portugal no campo defensivo, relegando-o apenas aos contra-ataques. Ao inicio do segundo tempo da prorrogação, Paulo Bento trocou Miguel Veloso por Custodio; porem antes um pouco, ao final dos 15 minutos iniciais, Rui Patrício fez um milagre defendendo chute de Iniesta, na cara do gol.

A sete minutos do apito final, Bento fez sua ultima alteração, trocando Meireles por Varela, e recuando Nani.

O jogo terminou como começou e foi para a loteria dos pênaltis. O primeiro a cobrar foi Xabi Alonso para os espanhóis, quando então Rui Patrício fez o segundo milagre da noite defendendo de forma brilhante. Mas a noite não era portuguesa. João Moutinho, na sequencia, desperdiçou aquele chute que poderia dar vantagem a Portugal. Na sequencia, bateram e converteram, Iniesta e Pepe, Pique e Nani, e posteriormente Sergio Ramos (de cavadinha). Porem, Bruno Alves não foi feliz, e na quarta cobrança lusa mandou a bola no travessão. No quinto e ultimo chute espanhol, Fabregas bateu no lado direito do goleiro Rui Patrício, com a bola tocando caprichosamente em sua trave, correndo por sobre a linha e entrando do outro lado da meta. Cristiano, que seria o ultimo, nem precisou bater. A Espanha eliminou Portugal por 4×2; e foi para a final. A seleção das 4 quinas perdeu, mas de pé, jogando um futebol brilhante como ha muito tempo não se via. Estão de parabéns todos os jogadores e principalmente o técnico Paulo Bento, que conseguiu dar personalidade ao selecionado, e torná-lo temido, como ha décadas atrás. Prova disso foi a multidão que recepcionou o selecionado nesta quinta-feira, ao desembarcar no aeroporto de Lisboa. Mais de 10 milhões de corações voltaram a bater felizes com o futebol verde-encarnado. Na decisão da Eurocopa, vitória espanhola sobre a Itália, por 4×0.

 

Últimas Notícias

Benfica

Ricardo Villarraga, defesa colombiano de 22 anos, e o novo reforço do Benfica por 1 temporada, contratado por empréstimo junto ao Santa Fe da Argentina.

Sporting

Em Assembleia realizada esta semana, o Sporting conseguiu aprovar o orçamento da próxima temporada, fixado em 18 milhões de euros.

Braga

Aranha, goleiro reserva do Santos (onde ganha 90 mil reais/mês) que só tem mais seis meses de contrato com o clube praiano, é o próximo alvo Braga, que espera contratá-lo a custo zero muito em breve.

Liga de Clubes

Embora ainda não divulgada oficialmente,em Assembleia Gerala Liga de Clubes aprovou uma proposta do Nacional, e endossada pelo Sporting, proibindo o empréstimo de jogadores entre clubes da mesma divisão, e já valendo para a próxima temporada. Contudo, tal decisão pode causar um imbróglio, visto que alguns clubes já acertaram vários empréstimos que contrariam tal medida.

 

Portugueses no Exterior

Nuno Gomes pode nas próximas horas acertar contrato com o Blackburn Rovers da Inglaterra, clube recém rebaixado que busca se reforçar para voltar ao primeiro escalão do futebol britânico.

Eusébio, embora estável, teve uma noite agitada de domingo para segunda, o que provavelmente retardou sua alta para esta quarta-feira quando então, num avião com aparatos médicos especiais (fretado pela UEFA), regressou a Portugal (diretamente para o Hospital da Luz a fim de repetir uma bateria de exames), mas contrariando recomendação medica, assistiu ao jogo entre Portugal e Espanha. Após realizados todos os exames, constatou-se que o pantera negra sofreu um AVC de pequena monta na Polônia, e que por isso mesmo permanecera internado sob tratamento intensivo sem previsão para a alta hospitalar.

Portugal, com 3 vitorias e 1 derrota, e garantido nas semifinais da Euro, faturou 15 milhões de euros. O vice-campeão levou mais 4,5 milhões e o campeão, mais 7,5 milhões de euros.

Um clube, criado pela comunidade portuguesa de Andorra em 1999, foi campeão recentemente daquele pais e agora ira disputar pela primeira vez a Liga dos Campeões. Trata-se do Futebol Clube Lusitanos, que logo apos o termino da Eurocopa enfrenta em Malta, pela 1a pré-eliminatória, o Valletta local. Caso consiga a proeza de seguir na disputa, enfrentara na fase seguinte o Partizan de Belgrado.

Andre Villas Boas, se assinar contrato com o Tottenham, ira perder dinheiro. Isso porque a indenização que o Chelsea acordou em lhe pagar não é a vista, mas sim parcelada durante os 25 meses que restavam de contrato quando ele foi demitido, sendo 123 mil euros semanais (e apenas e tão somente enquanto ele estiver desempregado); valor este que com certeza é muito superior ao possível salário que o Tottenham tem condição de lhe pagar.

Miguel Lopes, lateral direito reserva da seleção e que atuou no Braga nesta ultima temporada, cedido por empréstimo do Porto, poderá ser reemprestado e desta vez para o Blackburn da 2ª divisão inglesa, visto que não faz parte dos planos do técnico portista Vitor Pereira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: